Como usar ganache de chocolate nas receitas? Confira 4 formas!

post thumbnail da227642237ac01e14fe0ac57c00edcd
4 minutos para ler

Se você tem uma confeitaria, precisa saber como usar ganache de chocolate para tornar seus doces ainda mais irresistíveis.

A receita é simples e leva poucos ingredientes, mas, se não for bem preparada, pode desandar no ponto, no brilho e até empelotar.

Neste texto, vamos explicar como obter a ganache perfeita e quatro formas de usá-la: vale como recheio, cobertura, mousse e até no fondue. A criatividade é quem manda, e o sabor é único. Continue lendo, aprenda mais e dê um toque especial às suas receitas!

Saiba o que é ganache de chocolate

Ganache é um creme obtido a partir da mistura do chocolate com creme de leite. Popular na confeitaria para rechear, pode ser usado em outros preparos a partir da consistência do creme. Essa variação é determinada pela quantidade de ingredientes proporcionais, pela temperatura e até pelo modo como você mexe a mistura enquanto está fazendo.

A receita de uma boa ganache começa com ingredientes de qualidade, independentemente do tipo de chocolate escolhido (preto, branco, amargo). O importante é que ele seja feito com polpa e manteiga de cacau e não tenha um alto teor de gordura hidrogenada na fórmula.

Já a quantidade de creme de leite vai depender do tipo de chocolate escolhido — quanto mais gorduroso for, como o ao leite, menos creme de leite para usar.

Veja como usar ganache de chocolate nas suas receitas

A ganache vai bem em vários preparos. Conheça, a seguir, algumas opções de uso.

1. Recheio

Um creme saboroso e com um toque aveludado na boca. Essas características fizeram a ganache ser a queridinha dos confeiteiros na hora de rechear doces. Em geral, para esse fim, o creme fica um pouco mais consistente. Essa textura é obtida ao derreter 100 g de chocolate meio amargo para 100 ml de creme de leite. Para o chocolate ao leite ou o branco, a proporção passa a ser 200 g para 100 ml de creme.

Os ingredientes devem ser derretidos em calor suave para resultar em uma massa lisa e homogênea e ser levada à geladeira por três horas antes de fazer os recheios.

2. Mousse

Outro local perfeito para usar a ganache é na mousse, como se fosse uma cobertura do doce. Aqui, também vale a receita mais durinha, estruturada, e apostar em combinações com contrastes, como chocolate com maracujá ou chocolate com limão.

3. Fondue

E que tal apostar na ganache para ser o líquido em que você vai mergulhar pedacinhos de bolo ou frutas no seu fondue? Basta prepará-lo em consistência mais líquida e levar direto para a peça de fondue, sem precisar passar pela geladeira.

4. Cupcake

Para transformar sua ganache em decoração de cupcake, é preciso ter um creme mais consistente. Você pode colocar a tigela de metal da batedeira com os batedores no congelador. Depois, com a ganache completamente fria, transfira para a tigela gelada.

Bata em velocidade média/alta até que comece a mudar de cor — o chocolate vai clarear e a textura ficará aerada (isso deve levar de dois a cinco minutos). Para uma cobertura mais espessa e intensa, basta esperar que a ganache esfrie por completo. Por fim, coloque-a no saco de confeitar.

Viu só como ganache de chocolate é versátil? Pode ser usado em sua versão mais líquida, para coberturas de bolos, fondue e caldas em geral, ou na versão mais densa, como para recheios e decoração de cupcakes. Seja qual for a consistência, o segredo está na escolha de bons ingredientes e na proporção correta.

Agora que você já sabe como usar ganache de chocolate em várias receitas, que tal nos seguir nas redes sociais para ver mais conteúdos sobre confeitaria? Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário