Conheça os diferentes tipos de massa presentes no mercado

Design sem nome 14
4 minutos para ler

Consequência da herança italiana no país, os brasileiros são um dos povos mais apaixonados com o prato mais típico e famoso da Itália: o macarrão. Na verdade, não só o macarrão especificamente nos encanta e satisfaz nossos paladares, mas qualquer tipo de massa misturada com molho: as lasanhas, os canelones, os raviolis.

Junto com a variedade de estilos de massa que encontramos no mercado é possível perceber uma grande quantidade de tipos de massa, que são elaboradas com ingredientes diferentes, apresentando características diferentes. Vamos falar um pouco aqui sobre as massas que encontramos no mercado brasileiro.

Massas secas e massas frescas

O primeiro diferencial entre os vários tipos de massas comercializadas começa no estilo em que ele é produzido. As massas frescas são as tradicionais receitas italianas, onde o alimento é elaborado com farinha de trigo semolina, água e sal, ocasionalmente podendo fazer uso de ovos para melhorar a consistência. A denominação fresca é dada a este produto por ele não passar por nenhum processo de ressecamento para conservação a longo prazo, devendo ser consumida logo após o preparo, ou após alguns dias refrigerada. As massas secas são feitas das mesmas receitas tradicionais italianas, mas que passam por um processo de secagem para facilitar sua comercialização e armazenamento. São estas que normalmente são encontradas nas prateleiras de supermercados de todo o país.

Tipos de massas secas

Diferente de sua versão fresca, a massa seca pode ser elaborada de várias maneiras diferentes, deixando o mercado com várias opções de massas com sabor e características específicas.

Massa padrão: é a produzida com farinha de trigo simples, água e sal. A qualidade inferior da farinha faz com que o macarrão fique mais grudento após o preparo, e que a massa se quebre com facilidade.

Massa com ovos: é um tipo de massa mas amarelada. A utilização de ovos na sua receita permite que o macarrão possa ser preparado mais al dente, não grudando e não quebrando com facilidade. É bastante nutritiva devido à presença do ovo.

Massa de trigo grano duro: esta é a massa tradicional italiana, feita com farinha de trigo durum, que deixa a massa naturalmente al dente, com boa consistência para mastigação. A utilização deste trigo específico deixa este produto um pouco mais caro do que o macarrão simples, mas também mais saboroso e nutritivo. É a massa ideal para paladares exigentes. Seu alto teor de glúten (composto elástico do trigo) deixa a massa bastante resistente, quebrando muito menos durante o preparo.

Massa integral: é o tipo de massa feita com farinha de grãos integrais, geralmente de trigo junto com sua casca. Por este motivo é um alimento rico em fibras e minerais, e é extensamente indicado para pacientes com problemas de saúde como diabetes, colesterol alto e até mesmo constipação intestinal. Sua coloração é dourada e pode ser usada em qualquer tipo de receita, como a massa comum. Devido à presença de fibras é uma massa de consistência mais dura, quebrando com muita dificuldade.

Massa de sêmola: a massa de sêmola é um tipo padrão desta mistura, porém elaborada com um trigo mais nobre, que é o semolina. A sua coloração é mais clara e sua consistência é macia, além de saborosa. Agrada a paladares que não apreciam tanto a massa al dente, mas que valorizam bom sabor e consistência. É mais caro que o macarrão comum.

Quais as massas utilizadas para preparar pratos tipicamente italianos?

Todo bom italiano vai preferir as massas preparadas com trigo durum, que são as tradicionais do país, mas a massa com ovos e a massa de sêmola atendem bem a paladares exigentes. A massa integral vem sendo bastante consumida devido a demanda do mercado por um produto que também favoreça a saúde, mas que não perca no sabor e qualidade. Todos estes tipos podem ser encontradas nas massas da marca italiana Barilla, que é garantia de satisfação na elaboração de um prato tradicional italiano.

Agora que você conheceu um pouco deste alimento tão importante para nós brasileiros, já sabe qual massa vai escolher para preparar seu almoço ou jantar de hoje? Conte para a gente através dos comentários!

Use e abuse das técnicas que você acabou de aprender!!

Confira os produtos utilizados:

www.novasafra.com.br

998803998922998924998798chef

Conheça os departamentos onde você encontra outros ingredientes especiais:

FARINHAS DE TRIGO E FARINÁCEOSMARGARINAS, GORDURAS, BANHASSOBREMESAS, DOCES E RECHEIOSCOBERTURAS E BRILHOS PARA TORTA E BOLOSGULOSEIMASCONFEITOS E GRANULADOSBICOS, TRANSFERS E ACESSÓRIOS PARA DECORARFERMENTOS, MELHORADORES E ENZIMASAZEITES, TEMPEROS, CALDOS E ESPECIARIASEXTRATOS, ATOMATADOS, MOLHOS E MAIONESESBEBIDASSACHETSEMBALAGENS, FORMAS, BANDEJAS E DESCARTÁVEISCONSERVAS E ENLATADOSPOLVILHOS, AMIDOS E FÉCULASCOCO E DERIVADOSGRÃOS E CEREAISBATATAS, VEGETAIS E LEGUMESMASSASBISCOITOSPRODUTO DE LIMPEZA E HIGIENEFRUTAS SECAS E OLEAGINOSASADOÇANTES, AÇÚCARES E GLICOSEESSÊNCIAS, CORANTES E SABORIZANTESASSADEIRAS E UTENSÍLIOSCARNES, AVES E PESCADOSEMBUTIDOS E DEFUMADOSLATICÍNIOSOVOS E DERIVADOSPRODUTOS DIET E LIGHTPRODUTOS PARA REVENDA Chef Nova Safra

trans

Você também pode gostar

Deixe um comentário