As 5 tendências do setor de alimentação para os próximos anos

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Assim como no mundo da moda, o segmento de alimentação também tem suas tendências. Não é à toa que volta e meia, novidades surgem no universo da gastronomia. Se você trabalha nessa área e quer se atualizar sobre o tema, continue lendo o nosso artigo e conheça as principais tendências em alimentação para os próximos anos. Vem com a gente!

Alimentos com maior valor agregado

Nos próximos anos, uma grande tendência em alimentação será a busca por alimentos com valor agregado, ou seja, não apenas o preço ou a finalidade da alimentação em si contará, pois as pessoas estarão mais atentas a benefícios e atrativos além da alimentação. Nesse caso, pode ser um brinde no produto, as propriedades nutricionais ou até mesmo os títulos de gourmet, iguaria, premium ou delicatessen. Na confeitaria, por exemplo, os brigadeiros gourmet tendem a roubar a cena dos docinhos tradicionais.

Conveniência e praticidade

Em meio a uma rotina intensa, expedientes agitados e dias cada vez mais corridos, uma grande tendência é que as pessoas busquem mais praticidade e conveniência. Nesse sentido, os alimentos semiprontos ou prontos, os processados, as comidas de rápido preparo, os snacks com embalagens fáceis de abrir, os produtos para micro-ondas, os kits para preparar refeições, os fast foods, self services e os serviços delivery vão continuar fazendo sucesso e deixarão de ser comidas ingeridas apenas pelos jovens. Além disso, as pequenas porções, que podem ser consumidas a qualquer hora e lugar, inclusive no trânsito, são alguns dos carros-chefes da tendência da conveniência.

Prazer e sensorialidade

Outra tendência forte no segmento de alimentação nos próximos anos é a busca pelo prazer de ingerir o alimento e as sensações que ele provoca. As pessoas valorizarão mais a culinária e a gastronomia, elas darão preferência a produtos com apelo sensorial, se importarão mais com aroma, sabor e textura, provarão produtos exóticos, investirão em comidas típicas e experiências gastronômicas regionais. Além disso, a variação de sabores será importante, a socialização em torno da comida ganhará força, a harmonização das bebidas, a embalagem e a apresentação dos produtos serão fatores de decisão de compra em um futuro muito próximo. Aos poucos isso já está acontecendo. É só observar!

Saudabilidade e bem-estar

Muitos consumidores, nos próximos anos, vão investir em alimentos que ajudem a promover a saúde e o bem-estar. Os alimentos funcionais e integrais estarão em alta. Além disso, os pratos mais leves, as bebidas energéticas e esportivas, bem como as versões saudáveis de bolos, tortas, sorvetes tendem a conquistar o paladar e a preferência de pessoas que precisam controlar o peso, a pressão arterial, os índices de colesterol e os níveis glicêmicos. Como se não bastasse, ao que tudo indica, os produtos naturais e orgânicos vão fazer sucesso nas prateleiras dos supermercados e também na geladeira e dispensa das pessoas.

Confiabilidade e qualidade

Os consumidores estão cada vez mais informados e conscientes, portanto, a tendência é que eles se preocupem mais com a qualidade e procedência dos produtos que consomem. Eles buscarão informações sobre as condições de produção, a higiene dos alimentos, as práticas de fabricação e até mesmo observar os selos de qualidade, tudo isso para evitar riscos de contaminações e dinheiro jogado fora. A segurança dos produtos será levada em consideração na hora da compra e a reputação da empresa/marca também será um fator determinante na aquisição dos produtos. Se os alimentos forem artesanais, provavelmente os clientes vão querer saber como ocorre a produção. Isso inclui sorveterias, confeitarias, padarias e até mesmo os restaurantes.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre as tendências do mercado de alimentação? Agora que você está por dentro do assunto, que tal planejar algumas estratégias para transformar essas tendências em aliadas do seu negócio? Criar produtos práticos e convenientes, oferecer opções saudáveis, investir em ingredientes exóticos e agregar valor aos alimentos que você produz pode te render bons lucros. Pense nisso!

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