Pensando em vender panetone? Conheça os custos da produção
Vender panetone ou qualquer outro produto envolve uma série de custos. Então, para saber se esse negócio vale a pena, é indispensável calculá-los. Você sabe como fazer isso?
Este tipo de cálculo envolve muitas variáveis, principalmente se produção é artesanal ou industrial. Além disso, o panetone pode ser apresentado de diferentes modos, sabores e faixa de preço.
Para tomar a melhor decisão, vale analisar o perfil do seu negócio e do público-alvo. Seja qual for sua escolha, saiba que esse produto é popular não apenas no Natal e nas festas de fim de ano. Continue a leitura e entenda quais custos fazem parte desse tipo de produção!
Quais são os custos de produção de um panetone?
Conforme adiantamos, o custo de produção de qualquer produto é variável. Então, alguns produtos podem ter o valor de aproximadamente R$8,00 e outros de R$15,00. Confira, a seguir, o que deve ser incluído nesse cálculo!
Ingredientes
Os ingredientes de um panetone também variam de acordo com o sabor e até com o tipo de produto vendido. Afinal, um negócio pode ter como público-alvo intolerantes a lactose ou simplesmente pessoas interessadas em alimentos sem glúten ou açúcar.
De qualquer maneira, os itens mais comuns na receita envolvem:
- leite;
- fermento;
- ovos;
- sal;
- manteiga;
- bombons;
- óleo;
- açúcar;
- essência de panetone;
- trigo;
Pelas suas visitas ao mercado percebeu que o preço de algum desses elementos subiu? Esse acréscimo deve ser incluído no custo de produção do panetone, que provavelmente, precisará subir de preço.
Gás e energia
O gás e a energia elétrica são outros elementos que comumente entram nos jornais devido ao aumento no preço ocorrido em pouco tempo. Assim, considere o gasto com esses itens nos custos de produção do panetone.
Embalagem
A embalagem do panetone pode ser plástica, caixa, lata, papel craft, caixa de acrílico, etc. A melhor decisão deve considerar as preferências do público-alvo.
Em alguns casos, é possível investir mais, principalmente em produções artesanais e em que o cliente opta por uma embalagem personalizada e diferenciada, o que pode subir o preço. De todo modo, é possível economizar nessa etapa, se o consumidor assim preferir.
Como ter mais lucro ao vender panetone?
Reparou nos principais elementos envolvidos no custo de produção do panetone? Agora é o momento de analisar o que pode ser feito para elevar a lucratividade. Assim, acompanhe as dicas:
- priorize a qualidade dos produtos: o barato pode sair mais caro se não tiver a qualidade necessária;
- tenha cuidado ao administrar os custos: tente equilibrar os preços para não afastar a clientela com o alto valor cobrado e nem perder lucro com o baixo valor;
- divulgue bem a novidade: por melhor que seja o preço e a qualidade do panetone, isso só vale a pena se o produto tiver visibilidade;
Conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre como vender panetone e garantir os lucros? Além das dicas e informações mencionadas, saiba que é importante também apostar em sabores e embalagens diferenciadas. Isso pode elevar a vantagem competitiva e conquistar o consumidor.
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