Venda de marmitex: conheça boas dicas para iniciar no ramo
Um dos segmentos que mais reagem à crise de maneira positiva é o de comidas populares. Nesse cenário, a venda de marmitex pode ser uma ótima opção de negócio de baixo investimento e que apresenta um bom potencial de lucro nos dias atuais. Isso porque almoçar em um restaurante pode se tornar caro, já que o preço das refeições está sempre subindo.
Por isso, muitos trabalhadores acabam optando por consumir a marmitex que, em geral, é mais barata. Assim, se você decidiu empreender nesse ramo, saiba que é preciso ter cuidados de higiene, atenção, qualidade e sempre melhorar a apresentação do seu negócio e de seus processos — o que requer investimento financeiro e atenção aos detalhes.
Neste post, vamos apresentar algumas dicas para você começar a atuar no ramo das vendas de marmitex. Confira!
Construa cardápios inovadores
Investir em cardápios inovadores, bem elaborados e simples é muito importante para chamar a atenção dos consumidores. De início, você pode começar com um único prato e, à medida que for conhecendo a preferência dos seus clientes, aumentar o número de opções.
Muitas empresas preferem montar uma refeição por dia da semana. Outras apresentam até três opções de salada, de acompanhamento e prato principal. O importante é ficar de olho no que os clientes procuram e fazer uma análise da concorrência para ter certeza de como você vai trabalhar.
Algumas preparações que podem entrar no cardápio ao longo da semana são:
- feijão;
- arroz;
- purê;
- escondidinhos;
- massas;
- batatas ao forno, fritas ou cozidas;
- polenta frita, recheada ou simples;
- caldo de lentilha, ervilha ou grão-de-bico.
Trabalhe com produtos de qualidade
Escolher fornecedores que oferecem preço justo e produtos de qualidade é essencial para o negócio dar certo. Por isso, pesquise preços diariamente e procure promoções para a sua lista de ingredientes, acessórios, embalagens etc. Lembre-se de que comprar no supermercado mais próximo apenas pela comodidade pode levar você a gastar mais que o esperado.
Além disso, prefira comprar produtos da época, que costumam ser mais baratos por causa da alta oferta no mercado. Ao oferecer o melhor ao cliente, você agrega valor à sua marca, construindo uma relação de confiança com os consumidores, que verão a qualidade do seu negócio. Então, analise os potenciais parceiros com bastante cuidado.
Invista na divulgação
Investir na divulgação do empreendimento é essencial para o seu sucesso. Logo, você pode contar com folhetos e folders com cardápio, WhatsApp, telefone e os valores da marmitex. Depois, é importante escolher o campo de atuação.
O ideal é que as ações de divulgação aconteçam em locais com um fluxo de pessoas que comem fora todos os dias, como em lojas, shoppings, escritórios, obras, entre outros. Além disso, tenha atitude e ligue para os seus clientes oferecendo promoções, um novo cardápio ou as suas opções de refeição.
Analise a demanda na sua região
Outro passo importante é fazer uma pesquisa em sua região com o objetivo de avaliar se existem boas demandas de marmitex e se realmente vale a pena investir o seu negócio nesse local. Se sim, observe características como:
- O marmitex é servido em isopor ou alumínio?
- O estabelecimento costuma dar algum brinde ou apresenta um programa de fidelidade?
- O local é focado apenas na entrega ou possibilita que o cliente retire o produto?
Todas essas informações ajudam você a analisar os concorrentes e podem servir de inspiração para o seu negócio. A ideia é preencher as lacunas que eles deixaram e, com isso, sair na frente na disputa pela clientela.
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Faça um planejamento de vendas
Para começar a vender marmitex, é importante adquirir aparelhos específicos para a comunicação com o público. Pessoas do ramo recomendam o uso de, no mínimo, dois telefones celulares e WhatsApp para receber pedidos.
Também é essencial organizar a entrega e, é claro, ter uma boa higiene. Não se esqueça: detalhes simples podem mudar o atendimento ao cliente. Portanto, certifique-se de ter todos os requisitos para tornar a venda mais lucrativa do que você pensa.
Ao contratar um funcionário para fazer as entregas (bicicleta ou moto), tenha certeza de que a pessoa é confiável e trabalha de maneira rápida. Além disso, tenha atenção em relação aos temperos, forneça alimentos frescos e elabore uma marmita caprichada.
Saiba precificar a marmita
Saber quanto os seus pratos valem é indispensável para obter uma estimativa de lucro. Isso significa que precificar corretamente as refeições é uma garantia de receber uma boa grana no fim do mês.
Logo, opte por uma quantidade unitária de ingredientes, como um pacote de feijão, um de arroz e 1 kg de carne, e anote quantas marmitas podem ser feitas a partir desses alimentos. Depois, faça a divisão do valor investido na compra dos produtos pelo número de pratos feitos com eles.
Em seguida, acrescente aproximadamente 30% em cada marmita referente aos gastos com luz, água, gás, embalagens, utensílios etc. Após fazer os cálculos, estabeleça uma margem de cerca de 40% de lucro, que varia de acordo com os valores destinados à compra dos ingredientes.
Pense bem no local
A venda de marmitex precisa acontecer em um ambiente com bastante movimentação de pessoas. Você provavelmente não terá sucesso em um local de difícil acesso e, por essa razão, é fundamental planejar onde deseja atuar antes de iniciar o negócio.
Caso tenha dinheiro para começar o investimento, uma alternativa é alugar um espaço para produzir as marmitas. Se essa não for a sua preferência, faça as preparações na cozinha de casa, da melhor maneira possível. Aqui, o mais importante é dar o primeiro passo!
Ofereça um diferencial
Por último, tenha um diferencial no seu empreendimento. Ofereça uma gelatina de sobremesa, um suco de cortesia ou qualquer outro mimo que faça os clientes se lembrarem do seu negócio. Além disso, invista em ímãs de geladeira, uma forma prática de deixar o seu contato à mão quando o consumidor mais precisar.
Como vimos, a venda de marmitex é uma boa opção para aumentar a renda de quem decidiu empreender. Por isso, não importa o tamanho do seu negócio, procure inovar sempre, construindo cardápios que chamem a atenção e prezando a qualidade dos produtos.
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