Conheça quais os tipos de corantes existentes!

Conheca quais os tipos de corantes existentes
4 minutos para ler

Você sabe quais são os tipos de corantes existentes para dar aquele diferencial na sua receita? Neste texto, vamos apresentar cada um e mostrar como corantes líquidos, em gel ou em pó devem ser usados.

Mas não é só isso! Vamos descrever as vantagens e desvantagens de cada um, suas características e apresentar alguns exemplos de corantes que foram banidos por representar risco à saúde.

Continue lendo, aprenda mais e saiba como tornar suas receitas coloridas e seguras.

Quais são os tipos de corantes existentes?

São considerados corantes qualquer tipo de substância que ajude a dar cor e a tornar os alimentos mais atrativos e saborosos. Eles podem ser de naturais (de origem vegetal, animal ou mineral) ou artificiais, quando manipulados em laboratório.

Também podem se apresentar de diferentes formas: em pó, liquido, gel ou spray. Veja:

  • corante líquido: é um dos mais usados, e isso se deve ao fato de misturar mais fácil e não manchar. É indicado para texturas cremosas, como glacê, massas, cremes e coberturas;
  • corante em gel: tem ótimo custo-benefício para quem usa bastante corante em suas receitas. Bastante concentrado, pode colorir texturas cremosas e massas mais duras, como a pasta americana;
  • corante em pó: deve ser diluído antes de ser usado e pode ser aplicado em massas de bolo, biscoitos, pipocas e coberturas. Também, para polvilhar e dar um toque final na decoração. Outra vantagem é ter cores brilhantes e peroladas;
  • corante em spray: usado para fazer acabamentos decorativos nos alimentos. Ajuda a dar brilho, efeito metálico e até mate. Basta borrifar e está pronto!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Quais as origens dos corantes e suas indicações?

Os corantes podem ser naturais, artificiais e o corante caramelo. Todos são permitidos para a venda. Além dos corantes naturais e artificiais, dos quais já explicamos a origem, temos também o caramelo, que é obtido a partir do aquecimento do açúcar.

Corantes naturais

Obtidos a partir de vegetais, como:

  • extrato de urucum, que fornece tonalidade vermelha;
  • carmin de Cochonilha, extraído de um inseto e usado em balas, sorvetes ou biscoito. Fornece colocação rosa;
  • curcumina, extraído da cúrcuma e tem coloração amarela;
  • antocianinas, vêm das flores e frutos e têm coloração roxa;
  • corantes de vegetais, aqueles cuja coloração vem da beterraba, cenoura ou outro vegetal que confira cor à receita;
  • corante caramelo, vem do aquecimento do açúcar e pode variar do amarelo, passando pelo marrom e chegado ao quase preto. Presente em biscoito, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Corantes artificiais

Obtidos em laboratórios e sem valores nutricionais, como:

  • amarelo de tartrazina, presente em balas, gelatinas e até no caldo de carne. Sua presença deve ser indicada no rotulo;
  • amarelo crepúsculo, presente em bolos, refrescos, sopas e margarinas. Já foi banido de alguns países, como a Finlândia e a Noruega;
  • vermelho bordeaux, presente em cereais, balas e laticínios. Também já foi banido dos EUA, Áustria e Rússia;
  • azul de indigotina, usado em chicletes, iogurte e balas.

Alguns corantes artificiais são proibidos em alguns países, pois têm alto potencial para desenvolver alergias ou reações adversas.

Como escolher um bom corante?

Artificial ou natural, o importante é que você escolha um produto permitido pela legislação brasileira e que tenha a ver com sua receita. Vai fazer um bolo? Use corante liquido ou em gel! A ideia é decorar um cupcake? Aposte no gel, spray ou pó para dar um toque final. O ideal é que você conheça todas as possibilidades para aplicar na sua cozinha.

Como vimos, existem vários tipos de corantes, de origem e consistências variadas e que ajudam a dar um toque extra nas suas receitas. Eles podem ser de origem natural, artificial e até vindos do açúcar, como corante caramelo. São aplicados nas mais diferentes consistências de alimentos para dar cor, sabor e beleza aos pratos.

Agora que você já sabe tudo sobre tipos de corantes, que tal curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de outros assuntos?

banner 5
Você também pode gostar

Deixe um comentário