8 dicas fundamentais para aumentar o ticket médio do seu estabelecimento
Você sabe quanto cada cliente gasta, em média, no seu estabelecimento? Esse valor é o que chamamos de ticket médio, um indicador muito importante que serve para medir a sua lucratividade. A partir disso, é possível implementar ações para atrair um maior número de pessoas, aumentar as suas vendas e, consequentemente, os seus ganhos.
Neste artigo, vamos explicar de forma simples e objetiva como calcular o ticket médio do seu negócio e em quais estratégias apostar para aumentá-lo. Boa leitura!
Qual a importância do ticket médio?
De modo geral, o ticket médio é a quantia média referente ao que os clientes consomem em seu estabelecimento. Conhecer esse índice é fundamental para conseguir mensurar a lucratividade do negócio e, por meio disso, identificar novas oportunidades que possam atrair mais consumidores e alavancar as vendas, fazendo mais dinheiro entrar.
Outra vantagem é que o ticket médio fornece algumas informações que embasam suas projeções de saídas e entradas, o que permite a adaptação do seu planejamento financeiro à situação real e ao faturamento do seu negócio. Conhecendo-o, você também tem uma ideia de quais pratos saem menos e quais devem ser agregados.
Com isso, você aumentará o faturamento sem necessariamente ter que procurar por mais clientes, gerando uma economia considerável com divulgação. Não se esqueça de que cada consumidor atendido tem um custo, envolvendo:
- infraestrutura, já que ele precisa sentar à mesa para comer no salão;
- materiais de limpeza para higienização antes e depois que ele for embora;
- gás, água, energia elétrica e outros recursos usados no preparo das refeições;
- pagamento de funcionários para lavar louças, servir, fazer entregas etc.
Logo, ao melhorar o ticket médio do seu estabelecimento, é possível diluir os gastos e crescer de modo mais equilibrado, garantindo solidez aos resultados.
Como calcular o ticket médio?
É bem simples. Basta dividir o faturamento obtido diariamente pela quantidade de clientes que você atendeu. O resultado será o seu ticket médio diário, mas é possível adaptar esse cálculo para o período que for mais conveniente para você (como uma semana ou um mês).
Digamos que a sua padaria ou confeitaria registrou um valor de R$ 1.200,00 em vendas ao final do dia, para 40 clientes. Fazendo a conta básica de divisão, você vai descobrir que o ticket médio é de R$ 30,00, a média de gasto por pessoa no seu estabelecimento.
Como aumentar esse indicador?
A seguir, confira algumas ações que podem ser desenvolvidas para aumentar o ticket médio do seu negócio sem que você precise investir muito dinheiro.
1. Organize promoções sazonais
Essa primeira dica é especialmente válida para os períodos de menor movimento, quando há poucas pessoas circulando pela região ou nos primeiros dias da semana, por exemplo. Para manter o volume de vendas, vale oferecer descontos ou um item do cardápio como cortesia — como uma bebida ou a sobremesa — ou até criar ofertas para combos especiais.
2. Aposte em cartelas de fidelidade
Programas de fidelização não são uma novidade, mas continuam eficazes para reter clientes. Isso porque as pessoas naturalmente se interessam em preencher as cartelas para ganharem algum brinde (que pode ser um pedido gratuito, por exemplo). Então, é muito provável que elas voltem mais vezes ao seu estabelecimento para acelerarem esse processo.
Por exemplo, considere oferecer uma porção maior de um prato com um percentual de desconto no preço ao cliente cadastrado no programa. Outra opção é conceder vantagens para receber turmas de amigos ou famílias, como “compre quatro porções e ganhe uma bebida”.
No entanto, a prática mais comum é o uso de um cartão que dê direito a uma refeição grátis quando o consumidor atinge o total de selos disponibilizados.
3. Faça kits de produtos
Essa é uma ótima estratégia para elevar o seu ticket médio, já que acaba por estimular o consumo. Por exemplo, há um preço definido para o prato principal, um para a bebida que o acompanha e mais um para a sobremesa, correto?
Que tal, então, reunir os três em uma oferta para melhorar o custo-benefício em comparação à venda dos itens separadamente? A ideia de obter a vantagem pode fazer com que até aqueles clientes que não costumam pedir sobremesa ao final da refeição optem pelo kit.
4. Ofereça acompanhamentos por preços reduzidos
Essa estratégia é interessante não apenas para aumentar o faturamento, mas também para entregar um prato mais personalizado para o cliente. Isso porque ele terá a opção de adicionar ingredientes ou acompanhamentos, por exemplo, por um pequeno acréscimo ao preço final.
5. Trabalhe com delivery
Se você ainda não trabalha com entrega em domicílio, saiba que esse é um recurso essencial para elevar o ticket médio. Antes visto como um diferencial, o serviço delivery se tornou indispensável para não perder espaço para os concorrentes.
No entanto, tome cuidado para manter o padrão de atendimento e de zelo na preparação das refeições como o oferecido no espaço físico. Certamente, você verá um aumento considerável no número de pedidos, tanto de clientes que já costumam frequentar o local quanto de novos, que poderão ser fidelizados a partir da boa experiência.
6. Treine a equipe
O treinamento de funcionários no setor alimentício é muito importante para um atendimento de excelência no salão, no site, nas redes sociais etc. Se eles criam situações desconfortáveis ou insistem em algo, por exemplo, a experiência do cliente com o estabelecimento pode ser bastante negativa.
Sugerir uma sobremesa, apresentar os acompanhamentos ou oferecer uma bebida no momento certo são ações interessantes para despertar o desejo dos clientes em consumi-los e, com isso, fazê-los gastar um pouco mais.
7. Diversifique o cardápio
Um cardápio planejado e diversificado é uma boa tática para vender mais, aumentando o ticket médio do estabelecimento. Coloque produtos em destaque para incentivar os clientes a comprarem mais, use fotos para aguçar o desejo pelo prato e ofereça complementos, bebidas ou sobremesas.
Para diversificar o seu menu de maneira bem-sucedida, é necessário:
- planejar cada item;
- capacitar e engajar a equipe;
- manter a qualidade dos pratos;
- testar os pratos e fazer ajustes conforme os feedbacks dos clientes;
- divulgar as novidades do seu cardápio.
8. Estabeleça um bom relacionamento com os clientes
Se o seu negócio não atender às expectativas de uma pessoa, ela dificilmente vai querer voltar, concorda? Para não correr esse risco, é essencial estabelecer um bom relacionamento com os clientes, principalmente com os antigos.
Isso porque o esforço que você precisa fazer para convencê-los de algo é bem menor se comparado ao que é necessário para conquistar uma nova clientela. Portanto, mantenha a qualidade no atendimento, sempre priorizando a simpatia e a gentileza.
Como você viu, entender o conceito e o cálculo do ticket médio é fundamental para investir em estratégias capazes de aumentar essa métrica. Na maior parte das vezes, medidas simples e que não pesam no bolso conseguem gerar retornos significativos, impactando positivamente a lucratividade do estabelecimento.
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