Shiny Buttercream e Glossy Buttercream: conheça essas tendências da confeitaria

Shiny Buttercream e Glossy Buttercream conheca essas tendencias da confeitaria
6 minutos para ler

Já ouviu falar da shiny buttercream e glossy buttercream? São duas novas técnicas de cobertura em confeitaria que estão dando o que falar. Isso porque elas apresentam novas possibilidades ao já famoso creme de manteiga, muito usado para a cobertura de bolos e cupcakes.

Neste texto, vamos falar sobre as diferenças entre as duas técnicas, de suas vantagens e, é claro, garantir duas ótimas receitas para você testar já na confeitaria. Preparado para dar um novo toque de beleza e sabor aos seus doces? Então, continue lendo e coloque em prática já!

Entenda o que são shiny buttercream e glossy buttercream

Todo bom confeiteiro sabe trabalhar com o buttercream, o creme de manteiga usado para fazer a cobertura de doces e bolos. Mas duas novas técnicas estão revolucionando essas possibilidades.

Estamos falando de shiny buttercream e glossy buttercream. O primeiro a surgir foi o glossy, na Coreia, com a empresa G.G. Cakraft. Ele chamou atenção por seu efeito transparente, brilhante (glossy) e que dá um efeito mais realista aos elementos esculpidos com ele.

Com a chegada do glossy, vieram também os chamado ‘flower cakes’, ou bolos floridos. Isso porque as flores feitas com ele ganham um aspecto muito natural, são comestíveis e resistem à altas temperaturas.

Na sequência, veio o shiny buttercream que, como nome sugere, chama atenção por seu brilho, e é também conhecido como glacê brilhante.

Veja como fazer os cremes e seus truques

De olho nessas vantagens, vamos ver agora como fazer cada um dos cremes e quais os truques para obter os melhores resultados e as consistências perfeitas.

Glossy buttercream

Para preparar o creme brilhante, e que resiste à altas temperaturas sem derreter, você vai precisar de:

  • 100ml de água;
  • 8 claras de ovo;
  • 360g de açúcar refinado;
  • 800g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubos.

Modo de fazer:

Comece misturando 300g de açúcar com a água, e leve ao fogo até atingir 120º. Bata as claras com os 60g de açúcar na batedeira, até que a mistura adquira um ponto firme.

Acrescente na batedeira, aos poucos, a calda de açúcar. Misture bem, e leve o creme à geladeira por 30 minutos.

Por fim, adicione a manteiga e leve à batedeira até atingir um ponto de creme homogêneo e firme. Se quiser, adicione 1 colher de essência para dar sabor, ou corante de sua preferência, para fazer suas esculturas.

Shiny buttercream

Agora, se seu objetivo é conseguir uma cobertura brilhante e perfeita, anote a receita do shiny:

  • 400g de manteiga sem sal (gelada);
  • 150g de açúcar refinado, confeiteiro ou impalpável;
  • 200g de chantilly sem bater (gelado).

Modo de fazer:

Deixe a manteiga fora da geladeira por 10 minutos antes de iniciar a receita, para que não fique tão dura. Corte-a em cubos.

Com uma colher, misture o açúcar e o chantilly gelado até formar um creme homogêneo. Ligue a batedeira em velocidade baixa e acrescente a manteiga ao creme de chantilly e açúcar, aos poucos.

Vá aumentando a velocidade da batedeira gradualmente, de forma que ela fique por 5 minutos nesse processo — ou até ficar firme. O creme solta da batedeira e não fica nada líquido. A superfície deve ficar bem lisa para você poder trabalhar.

Conheça os truques para conseguir o ponto certo do seu buttercream

Apesar de usarem poucos ingredientes, tanto o shiny quanto o glossy têm alguns truques para atingir o ponto ideal de textura. Assim, os confeiteiros poderão trabalhar e extrair deles as maravilhas que podem oferecer aos seus doces. Confira alguns:

  • tenha cuidado na hora de colorir seu creme. As receitas europeias do buttercream costumam usar gordura vegetal e, por isso, ganham um aspecto mais branco. Com o uso da manteiga comum, o resultado será um creme mais amarelado, mas muito mais saboroso;
  • falando em cor, prefira corantes em gel para tonalizar seu creme. O ideal é sempre usar corante lipossolúvel (solúvel em gordura, por causa da manteiga), e nunca hidrossolúvel. A mesma lógica vale para quem vai adicionar sabor ao creme de manteiga. Nunca use nada à base de água;
  • Precisa guardar o seu creme? Pode colocá-lo na geladeira. Ele vai endurecer um pouco, mas basta colocá-lo na temperatura ambiente para ele voltar à consistência original para você começar a trabalhar na cobertura do seu doce ou bolo;
  • o buttercream pode ser mantido sob refrigeração por até 3 dias depois de feito, desde que conservado em pote bem fechado;
  • para obter a consistência correta do creme shiny, comece batendo-o com o batedor raquete, até a manteiga misturar bem com os outros ingredientes. Depois, substitua-o pelo batedor globo para obter a consistência desejada;
  • aproveite sua incursão pelo mundo do buttercream e invista em bicos de confeiteiro para flores, rosas e folhas, e aposte na tendência do “flower cake”. Ela serve para produzir bolos de aniversário, casamento e todo tipo de decoração para doces e cupcakes;
  • se seu creme parecer talhado, volte a batê-lo até que adquira um aspecto lisinho e que se solta facilmente do fundo da vasilha da batedeira.

Saiba como usar em suas apresentações

Tanto o shiny quanto o glossy buttercream são texturas bonitas, suaves e muito fáceis de trabalhar. Mesmo para confeiteiros menos experientes, esse tipo de creme facilita a decoração porque não muda o seu ponto facilmente e chama atenção por dar um ar realista e brilhante às coberturas.

Eles podem ser usados para fazer estruturas de decoração lisas, com efeito bordado e que permite a mistura de corantes para obtenção de tons ou efeitos coloridos. A imaginação é o limite!

Como vimos, shiny buttercream e glossy buttercream são duas tendências em confeitaria que revisitam com muito mais qualidade e possibilidades o antigo creme de manteiga para cobertura de bolos e doces. Eles oferecem textura consistente, brilho único e, no caso do glossy, um belo efeito realista nas estruturas que esculpe.

Outra vantagem é o fato de durarem até três dias na geladeira e resistirem muito bem fora dela. Ou seja, o sonho de qualquer confeiteiro!

Agora que você já sabe tudo sobre shiny buttercream e glossy buttercream, que tal curtir a nossa página no Facebook?

Você também pode gostar

Deixe um comentário