Saiba o que é finger food ou one bite e introduza em seu cardápio!

3 minutos para ler

Pode ser que você ainda não ligue o nome à pessoa, mas com certeza já provou, sem sequer saber, alguns aperitivos finger food ou one bite, provavelmente em alguma festa, evento gastronômico ou ocasião especial servida por buffets. A finger food, que em bom português significa comida para se comer com as mãos, refere-se àquelas pequenas porções de servidas em cumbuquinhas individuais. Lembrou? Geralmente são servidos muitos pratinhos em uma única ocasião, proporcionando aos convidados a degustação de uma maior variedade de comidas em pequenas porções, fazendo com que tanto seu apetite como seu paladar fiquem mais do que satisfeitos!

Quer saber mais sobre essa nova tendência do universo gastronômico, entendendo por que essa moda pegou? Então confira agora mesmo nosso artigo e fique por dentro dessa deliciosa novidade:

Versatilidade

Essa tendência da culinária contemporânea voltada para o serviço em festas e eventos está mais do que afinada aos nossos hábitos atuais, que exigem praticidade e otimização do tempo. Com a finger food não há a necessidade de formação de filas para se servir ou mesmo mesas para se sentar, pois sua proposta é atender aos convidados de modo menos formal, para que possam continuar conversando, interagindo e se distraindo enquanto degustam. Assim, além de serem servidas nas super charmosas cumbuquinhas com talheres também pequenos, elas podem surgir em palitinhos, ainda  mais prático, não é mesmo?

Decoração

Além da total praticidade, a finger food oferece também uma estética interessante e moderna para a decoração. Os pequenos recipientes são geralmente de louça branca para, ao contrastarem com o colorido dos alimentos, propiciarem uma experiência visual interessante para os convidados, seja na mesa, na bandeja dos garçons ou em suas próprias mãos. Afinal, começa-se a degustar as comidas já com os olhos, certo?

Variedade

Existe, hoje, um cardápio super variado à disposição dos que optam pela finger food, tanto de comidinhas salgadas como de sobremesas doces. Vamos dar uma olhada no que geralmente é servido? Pode-se começar com algumas saladas bem coloridas ou ceviches e caldos em geral, indo para pequenas porções de moqueca de peixe, ragu de camarão, salmão grelhado com molho de maracujá e o querido escondidinho de diversos sabores. Como aperitivos ainda se pode servir tomatinhos recheados, casquinhas de siri e as mais variadas comidas de boteco. Para finalizar, os brigadeiros e os cupcakes estão sempre presentes, fechando com chave de ouro esse festival de sabores. Deu água na boca, não deu?

Economia

Para o dono da festa, a opção pela finger food pode sair, inclusive, mais barata, pois não haverá a necessidade de alugar louças e muitas mesas para dispor a comida, já que os próprios buffets que oferecem essa opção de cardápio dispõem das pequenas loucas e de todo o aparato necessário para prestarem o serviço completo. Isso sem contar que, como a comida é feita em menor quantidade, diminui-se o risco de grandes desperdícios!

E então, convencido a inovar na sua próxima festa ou evento e oferecer a finger food a seus convidados? Não se esqueça de voltar aqui para comentar sobre o cardápio e a experiência como um todo, viu? Compartilhe suas impressões conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário