Pizzas: Porque produzir em seu estabelecimento?

4 minutos para ler

Um dos pratos mais populares do mundo, a pizza, dispensa apresentação. Este tipo de massa, coberto com os mais diversos tipos de ingredientes, saiu da Itália para dominar a culinária de vários outros países, com ou sem colônias italianas. No Brasil, especialmente no estado de São Paulo, o consumo diário de pizzas pode chegar a quase um milhão de unidades, que incluem desde a entrega em casa por sistema delivery, como o consumo direto em restaurantes ou supermercados. Mas qual é o segredo do sucesso deste prato tão admirado ao redor do globo? Vamos contar para você porque é que a pizza é uma alternativa interessante para o mercado alimentício.

Ingredientes simples

Para quem está habituado a mexer com panificação e produtos de padaria, não existe segredo em trabalhar com massas para pizza. A mistura leva farinha de trigo, fermento, sal, uma pitada de açúcar, óleo e água, e deve ser manipulada como qualquer outra massa. A diferença da pizza para outros produtos de panificação, além de seu formato, que é arredondado, é a menor quantidade de fermento utilizado, deixando a massa com uma espessura mais fina e menos expandida do que a massa de pão. A vantagem de produzir pizza para quem já tem uma casa de panificação é que não existe necessidade de comprar ingredientes específicos para este prato, já que todos já são utilizados para outros itens da padaria.

Variedade de sabores

O grande sucesso da pizza entre os consumidores é sua variedade de sabores. Como a massa tem sabor suave, ela pode ser combinada com diversos ingredientes para compor seu topo, desde vegetais até mesmo frutas e chocolate. Esta versatilidade permite que você produza pizzas de sabores já conhecidos e bem aceitos pela clientela, como pizzas de presunto e queijo, marguerita ou calabresa, mas que também crie alternativas únicas e características de seu estabelecimento, aliando a tradição de seus outros produtos com a utilização de ingredientes que você compra com maior frequência, evitando o desperdício.

Facilidade de preparo

Produzir uma pizza, especialmente para uma casa de panificação, não exige muito tempo ou uma técnica específica. O preparo da massa é semelhante a qualquer outro tipo de pão, e executar seu formato arredondado só demanda um tempo de prática. Os ingredientes que compõem o recheio da pizza podem ser distribuídos sem cocção prévia, já que a mesma vai ao forno antes de ser servida, e o sabor vai depender das combinações feitas entre eles.

Rentabilidade

Se pensarmos no valor dos ingredientes da massa e que serão utilizados no recheio, a pizza é um alimento de baixo custo de produção. Como é muito procurada e apreciada por grande parcela da população, dependendo da qualidade de sua massa e dos sabores que você pode oferecer ao seu cliente, o preço de venda pode superar o gasto da produção em quase 100% do seu valor total. Vamos dar um exemplo simples com o tipo de pizza mais comercializado, a marguerita. A produção da massa pode variar seu custo entre R$3,00 a R$6,00, enquanto os ingredientes do recheio podem custar algo em torno de R$6,00 a R$10,00. O custo médio de produção da pizza marguerita grande pode chegar a, no máximo, R$16,00, e este mesmo sabor é oferecido no mercado por valor de compra que varia entre R$18,00 a R$30,00, com um possível lucro de 50% do valor inicial. É ou não é um mercado potencialmente interessante?

Vários formatos de venda

Além da variedade de sabor e simplicidade de preparo, a pizza é um alimento que pode ser oferecido ao cliente de várias maneiras. Além de seu modelo pronto para consumo, e assado na hora para venda imediata, alguns pequenos mercados e supermercados tem investido em seu formato refrigerado, para ser assado na casa do cliente. A massa refrigerada pode ser comercializada com ou sem os ingredientes do topo, dando possibilidade ao cliente de escolher o tipo que mais lhe agrada.

Este prato, tipicamente italiano, que hoje é parte da culinária do nosso país, é uma garantia de venda certa e demanda constante. Os itens citados acima são só algumas das vantagens da comercialização da pizza. Você tem mais alguma dúvida sobre este mercado? Conta pra gente nos comentários abaixo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário