O que é vantagem competitiva e qual a importância para a confeitaria?

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A resposta para “o que é vantagem competitiva?” é o que diferencia uma empresa de seus concorrentes aos olhos de seus consumidores. Essas particularidades permitem que um empreendimento alcance e mantenha margens de lucros superiores, um melhor perfil de crescimento ou maior fidelidade entre os clientes atuais.

Portanto, é necessário se atentar aos diferenciais da sua marca a fim de garantir um lugar de destaque no mercado em que atua. Acompanhe a leitura e entenda como atingir esse objetivo!

O que é vantagem competitiva?

A vantagem competitiva é quando uma empresa produz bens e/ou presta serviços melhor do que seus concorrentes. Ou seja, ela permite que um negócio alcance margens de lucros superiores e agregue valor. As características que dão destaque a uma marca não são facilmente replicáveis, o que garante certa exclusividade.

Qual a importância da vantagem competitiva?

A vantagem competitiva é essencial para que um negócio tenha sucesso, seja garantindo margens mais altas, atraindo mais clientes ou conquistando maior fidelidade entre os consumidores já existentes.

Todos esses detalhes geralmente são percebidos por investidores e credores, tornando o capital mais prontamente disponível para empresas que conseguem manter um forte destaque entre seus pares.

Quais são os exemplos de vantagem competitiva para confeitarias?

No ramo das confeitarias, há alguns pontos essenciais para que haja vantagem competitiva entre a concorrência. Confira quais são eles a seguir!

Liderança de custos

No ramo da confeitaria, essa estratégia é utilizada para que um negócio oferece produtos e serviços com o menor custo do mercado. Isso é alcançado produzindo bens de qualidade padrão para os consumidores por um preço mais baixo e mais competitivo do que outros produtos similares.

O que as confeitarias podem fazer? Elas farão a junção de baixas margens de lucro por unidade com grandes volumes de vendas a fim de maximizar a rentabilidade, ou seja, buscarão as melhores alternativas na fabricação de um bem ou na oferta de um serviço e divulgarão essa proposta de valor para impossibilitar a replicação dos concorrentes.

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Diferenciação

Já a estratégia de diferenciação é aquela que envolve o desenvolvimento de bens ou serviços exclusivos. As confeitarias que empregam essa estratégia devem investir para manter ou melhorar os principais recursos dos produtos ou serviços.

Ao oferecer um produto único com uma proposta de valor diferenciada, as confeitarias muitas vezes podem convencer os consumidores a pagar um preço mais alto em um produto, o que resulta em margens maiores.

Foco

Uma estratégia de foco usa uma abordagem para identificar as necessidades dentro do nicho da confeitaria e, em seguida, desenvolve produtos para alinhar à área de necessidade específica. Veja os tipos a seguir!

Foco em custo

Produto de menor custo em um segmento de mercado concentrado. Dentro deste tipo de abordagem os consumidores saberão que o seu produto está sempre em busca do melhor preço para o cliente. É um atrativo e tanto, pois seu cliente sabe que pode contar com o melhor valor do mercado.

Foco de diferenciação

Produtos de valor agregado personalizados ou específicos em um segmento de mercado restrito. Ou seja, já este tipo de foco tem o intuito de trazer uma personalização do produto. Assim o cliente tem a certeza de que sempre encontrará algo diferente naquela confeitaria.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o que é vantagem competitiva e qual a importância para a confeitaria, pode alinhar expectativas, criar estratégias que melhor se adéquam ao seu negócio e começar a faturar no ramo das confeitarias em detrimento dos seus concorrentes!

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