Afinal, o que é e como usar transfer para chocolate?

transfer
4 minutos para ler

A confeitaria é cheia de recursos para deixar os seus doces, bolos e bombons ainda mais lindos. São bicos de confeitar, coberturas diferentes e até forminhas que trazem um charme especial para as suas criações confeiteiras. E com possibilidades infinitas de decoração, sempre há espaço para uma nova tendência, como o transfer para chocolate.

Se você quer estar por dentro dessa tendência e de tudo o que há de mais inovador na confeitaria, veio ao lugar certo. Leia este texto até o final e entenda de uma vez por todas o que é e como usar esse recurso.

O que é o transfer para chocolate?

Ele é a bola da vez na confeitaria. Você pode reconhecer um transfer como aquelas estampas que vemos em bombons e bolos. Geralmente, eles formam um desenho que tem tudo a ver com a decoração da festa ou a data comemorativa.

Na realidade, essas imagens são formadas por uma mistura de manteiga de cacau e corante alimentício. Você pode encontrar o transfer para chocolate em folhas de acetato disponíveis em lojas especializadas — presenciais ou na internet.

Para que serve esse recurso?

O objetivo principal dos transfers para chocolate é decorar os seus doces. Eles podem ser aplicados em bombons, pães de mel ou até em bolos, tortas e cupcakes. A verdade é que eles dão um toque especial às suas receitas, deixando os produtos mais encantadores..

Já pensou em fazer doces para um casamento com um casal de noivinhos estampado em cada um deles? Os convidados certamente vão amar! Há muitas outras possibilidades e ocasiões em que esse recurso pode ser utilizado: basta seguir a sua criatividade!

Como utilizar o transfer para chocolate?

Existem quatro formas distintas de usar o transfer em suas receitas. Nossa sugestão é que você experimente as três técnicas e escolha qual se aplica melhor aos seus doces e, claro, à sua forma de trabalhar.

Colocando o transfer dentro do molde para chocolate

Uma das maneiras mais simples de usar o transfer para chocolate é colocando-o dentro do molde para chocolate. Para isso, você terá que recortar o desenho no tamanho exato do molde e posicioná-lo lá dentro com o desenho virado para cima. Depois, basta preencher a forma com o chocolate já temperado por cima e esperar que ele endureça.

Utilizando formas especiais

Existem formas feitas especialmente para ajudar na aplicação do transfer para chocolate. Com essa técnica, você coloca a folha de acetato por cima de uma bandeja e encaixa a forma por cima. As duas se seguram por meio de ímãs, que vão deixar o transfer no lugar certinho. Depois disso, é só preencher a forma com o chocolate temperado e esperar o bombom endurecer.

Encaixando o transfer por cima do bombom pronto

Essa é uma técnica que exige um pouco mais de prática, mas você pegará o jeito facilmente. Nesse caso, os bombons devem ter uma superfície reta.

Assim que eles estiverem prontos, pincele um pouco de chocolate temperado por cima do bombom e coloque o transfer por cima do chocolate. Para evitar erros, a dica é cortar o transfer um pouco maior que o tamanho do bombom. Depois que o chocolate secar, basta retirar o acetato de cima e pronto.

Fazendo placas de chocolate estampado

Uma ótima forma de utilizar o transfer para chocolate na decoração de bolos e cupcakes é fazer placas de chocolate estampado. O segredo aqui é passar uma camada de chocolate temperado por cima do acetato e esperar que ele endureça. Depois, utilize cortadores ou a faca para cortar o chocolate no molde que você quiser. Encaixe esses pedaços na cobertura do bolo e surpreenda seus clientes!

O transfer para chocolate é um diferencial e tanto para os seus doces. Com um pouco de prática, você dominará a arte de estampar seus bombons e poderá oferecer doces personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente.

Quer saber um pouco mais sobre transfer para chocolate? Veja o artigo que preparamos sobre como refinar o seu trabalho com esse recurso incrível.

banner 2
Você também pode gostar

Deixe um comentário