O que é dark kitchen e por que ela é uma tendência?

dark kitchen
6 minutos para ler

A expansão progressiva do segmento de entregas em domicílio, que é de 20% ao ano, em média, conforme a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), tem aberto espaço para uma modalidade operacional nova que elimina a exigência de altos investimentos em um PDV (ponto de vendas) aberto à população.

Essa é uma tendência originada nos EUA e que, atualmente, representa uma grande aposta do setor de food service. Mas o questionamento que fica é: “Você sabe o que é dark kitchen?”.  O sistema de delivery vive um momento de larga expansão, principalmente no período atual que vivenciamos, em que uma pandemia trouxe grandes mudanças comportamentais, especialmente no que diz respeito à forma como consumimos.

Com o isolamento social destacado como a principal medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus, oferecer a possibilidade de fazer compras sem sair da segurança de casa se tornou um diferencial competitivo. Por essa razão, neste artigo, vamos falar um pouco mais do conceito de dark kitchen, seu funcionamento, utilização de embalagens ideais para o modelo, entre outros aspectos. Boa leitura!

Afinal, o que é dark kitchen realmente?

A expressão “dark kitchen” também é conhecida por outros termos, como ghost restaurant (ou restaurante fantasma) e restaurante virtual. Esse novo tipo de estabelecimento alimentício — cada vez mais popular entre os empreendedores do segmento, vale dizer — tem o intuito de se distanciar da ideia dos tradicionais negócios físicos, centralizando o serviço exclusivamente na modalidade de delivery.

Em resumo, é basicamente um serviço de alimentação que disponibiliza refeições apenas para viagem.

Como esse conceito vem ganhando espaço?

Afirmamos que esse modelo é uma tendência atualmente, mas quais são os benefícios que estão por trás desse estilo de empreendimento e que o fizeram crescer exponencialmente? Bem, como dito, não há a necessidade de manter grandes espaços físicos com uma estrutura apropriada para receber o público, então, a primeira grande vantagem a ser destacada é a redução de custos para a manutenção do negócio.

No entanto, esse não é o único aspecto responsável pela popularidade que o modelo vem alcançando. Isso porque uma dark kitchen não precisa ter grandes preocupações em relação à sua localização quanto um estabelecimento tradicional, que deve considerar a facilidade de acesso, a proximidade de estacionamentos, entre outras questões.

Além disso, mais uma razão para a sua expansão no segmento de food service é a possibilidade de compartilhamento do local entre vários restaurantes de distintas redes, o que facilita, inclusive, o serviço de entrega por aplicativos, tornando-o mais econômico e eficiente. Outro ponto que também merece destaque é a combinação entre um volume de produção maior e mais eficiência — que é resultado, também, da desnecessidade de manter salões e um alto número de funcionários.

Como consequência, esses “restaurantes fantasmas” podem diminuir o preço das refeições, disponibilizando cardápios com um excelente custo-benefício, o que atrai um público ainda maior.

Como funciona a utilização de embalagens nesse modelo de serviço?

A otimização dos processos de delivery de refeições, de forma inevitável, faz com que os empreendedores do ramo reflitam também sobre o tipo de embalagem mais adequado para essa tendência. Um dos pontos a serem levados em consideração, por exemplo, é a segurança.

Embalagens que ofereçam uma real proteção aos alimentos, evitando contaminações, e que, por exemplo, retenham o calor, por meio de conservação térmica, garantindo que as refeições chegarão aos consumidores saborosas e ainda quentes, são excelentes alternativas.

Além disso, naturalmente, a escolha do tipo ideal está diretamente ligada aos pratos que você comercializa (uma caixa utilizada para a entrega de uma pizza, por exemplo, nada tem a ver com aquela que acomodará uma comida japonesa).

Ademais, ainda é importante destacar que, para os empreendimentos que operam na modalidade dark kitchen apenas, sem um espaço de atendimento presencial, a qualidade das embalagens também influencia os níveis de fidelização dos clientes. Afinal, quanto mais elas contribuírem para uma experiência positiva do consumidor, melhor será a imagem construída pelo seu negócio, bem como a reputação.

De que forma os apps de delivery e a tecnologia alcançam cada vez mais relevância na vida das pessoas?

Colocando-se na outra ponta da relação de consumo, no papel de cliente, quantas vezes, pelas mais inúmeras razões, você já não optou por pedir uma refeição por delivery? Aliás, em quantas dessas vezes, você não escolheu pratos de locais que nem mesmo conhecia fisicamente?

Não faz tanto tempo assim que, num sábado à noite, por exemplo, ao sentir vontade de comer uma pizza, o passo a passo seria simplesmente ligar para o estabelecimento favorito, fazer o pedido com a atendente e esperar a entrega do local. Hoje, entretanto, esse “roteiro” mudou drasticamente.

Com o acesso cada vez maior a dispositivos inteligentes — o seu smartphone, por exemplo, está sempre em mãos, não é? —, o mais comum passou a ser abrir um aplicativo de delivery para comprar uma refeição ou um lanche. De fato, a tecnologia tornou esse processo extremamente simples e tudo que o app faz é atuar como um intermediário entre o consumidor e o restaurante (seja no modelo mais tradicional, seja na modalidade dark kitchen).

Desse modo, diante de um dia a dia tão corrido, essas facilidades da vida moderna alcançam cada vez mais espaço na rotina. São incontáveis possibilidades na palma da mão e a apenas um clique de distância.

Neste artigo, você pôde entender o que é dark kitchen e também compreender por que esse conceito vem se tornando uma tendência e ganhando cada vez mais espaço.

Como uma modalidade atraente para os empreendedores, em razão da baixa necessidade de investimento, e também para os consumidores, pelos preços reduzidos em comparação aos praticados por estabelecimentos que mantêm espaços físicos, o ghost restaurant, certamente, veio para ficar. Além disso, ele está alinhado à praticidade dos apps de delivery — grandes facilitadores do cotidiano corrido.

Este conteúdo sobre o que é dark kitchen foi útil? Você tem interesse em conhecer mais acerca da tendência e descobrir com quais soluções de embalagens trabalhamos que podem ser utilizadas nesse modelo de serviço? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos diferenciais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário