O que é composto lácteo? Confira 3 perguntas e respostas

leite
4 minutos para ler

Certamente, você já deve ter visto nas prateleiras dos supermercados ou mesmo ouvido falar sobre o composto lácteo. No entanto, a maioria das pessoas ainda tem dúvidas sobre a composição do produto e, muitas vezes, o classifica como leite comum. Então, para que você não tenha mais dúvidas, resolvemos fazer este post sobre o que é composto lácteo.

De maneira geral, o composto foi criado para atender necessidades de crianças a partir do primeiro ano – sendo que o uso é recomendado quando há indicação médica. Foram desenvolvidas e testadas diversas fórmulas, até que a indústria conseguiu criar o composto que, normalmente, é feito com gorduras vegetais e o balanceamento de componentes que possam beneficiar a saúde humana.

A seguir, esclarecemos as principais dúvidas que você pode ter a respeito do tema. Confira!

1. O que é composto lácteo?

É um produto em pó, resultado da mistura de leite e/ou derivados e outras substâncias não lácteas. De acordo com a regulamentação, o produto somente é considerado composto lácteo quando sua base láctea for de 51%, no mínimo, ou seja, pouco mais da metade de sua composição precisa conter leite e seus derivados.

É importante ressaltar também que o composto lácteo não deve ser considerado um produto inferior ao leite. Sua composição é apenas diferenciada, criada para atender específicas necessidades nutricionais, já que são acrescidas vitaminas, minerais e fibras, por exemplo.

2. Qual é a diferença do leite?

O leite é um produto natural, que tem em sua composição água, gorduras, vitaminas, proteínas, lactose, entre outras substâncias. Portanto, o composto lácteo não pode ser considerado leite, já que ele não é obtido de forma natural e sua fórmula é diferente, conforme mencionado anteriormente.

Aliás, o composto foi criado como uma alternativa ao leite, justamente pelo fato de que podem ser acrescidos nutrientes específicos para cada fase do desenvolvimento infantil. Diversas marcas nacionais e internacionais têm seus próprios compostos lácteos e, na dúvida sobre qual escolher, a dica é sempre consultar um médico especialista que indicará a melhor solução, de acordo com o que cada produto pode oferecer.

3. Para o que é indicado?

O composto lácteo é muito usado na alimentação infantil, quando recomendado pelo médico, pois contém muito nutrientes. Além disso, também já é um ingrediente que pode ser utilizado na elaboração de diversos tipos de receitas. Inclusive, é considerado um alimento inovador, tanto pelas suas propriedades quanto pela versatilidade com que pode ser empregado.

Uma receita muito prática que usa o composto é o clássico leite condensado. Para ele, você vai precisar de:

  • 1 copo de composto lácteo;
  • ½ copo de água;
  • ½ copo de açúcar;
  • 1 pitada de sal.

Basta bater todos os ingredientes no liquidificador ou usando um mixer. Depois é só colocar na geladeira até que ele fique com a consistência desejada.

Outra receita que pode ser feita é o brigadeiro branco, que leva os seguintes ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 5 colheres (sopa) de composto lácteo
  • 1 colher (sopa) de mel

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Mexa sem parar até atingir o ponto de brigadeiro. Depois de esfriar, faça as bolinhas, passe nos confeitos que preferir e coloque nas forminhas.

Conheça os Compostos Lácteos que a Nova Safra Oferece!

Gostou deste conteúdo sobre o que é composto lácteo? Aproveite para seguir nossas redes sociais e descobrir novas receitas. Estamos no Facebook e no YouTube!

banner 4
Você também pode gostar

Deixe um comentário