O que saber para fazer marmitas congeladas da forma correta?

O que saber para fazer marmitas congeladas da forma correta
4 minutos para ler

A correria do dia a dia faz com que as pessoas tenham cada vez menos tempo para cozinhar e recorram ao serviço de marmitas congeladas — um mercado que não para de crescer.

Se você pretende entrar nele, este texto vai ensinar como congelá-las de forma correta. Vamos dar dicas de higienização dos alimentos, ponto de cozimento para congelamento e como armazená-los. Tudo para você começar o seu negócio com muita qualidade ou melhorá-lo, caso já esteja no mercado.

Interessado? Continue lendo, aprenda mais e conquiste de vez a sua clientela.

Aposte no mercado de congelados

Pesquisa feita pelo Sebrae-SP com 400 empresários que trabalham com alimentação fora do lar mostrou que 47% deles vai apostar em novos serviços para fugir da crise. Entre as soluções estão cardápios diversificados, produtos saudáveis e fitness e venda de marmitex.

Ou seja, se você está de olho no nicho de venda de comida congelada, não só está mirando em um mercado promissor, mas também está melhorando a ideia ao propor a venda de congelados para que seu cliente possa consumi-los quando e onde quiser.

No entanto, comida congelada precisa de cuidado especial para atender uma clientela exigente, que, apesar de consumir congelados, quer ter a sensação de ingerir comida caseira, fresquinha e de qualidade.

Veja como fazer marmitas congeladas

Confira agora três dicas de como oferecer alimentos congelados de forma correta, valorizando a higiene, o ponto de cozimento e o seu correto armazenamento até chegar às mãos do cliente.

Valorize a higiene

Como você está preparando um produto para vender, a qualidade dele precisa estar impecável, e isso perpassa pela questão da higiene.

Todos os alimentos precisam ser muito bem higienizados, com cascas completamente removidas, uso apenas das partes boas do alimento — nada de forçar a barra e colocar aquele pedacinho um pouco passado — e cortes adequados para a receita (quadradinhos do mesmo tamanho, ralados da mesma espessura etc.). Isso deixa o prato mais bonito e faz com que ele cozinhe por igual.

Faça uso de touca e luvas durante toda a manipulação dos alimentos para evitar algum tipo de contaminação, como cabelo na comida.

Fique atento ao cozimento

Outra dica importante para quem vai cozinhar e congelar alimentos é ficar atento ao cozimento, já que o congelamento deixa a comida mais macia. Logo, cozinhar no ponto ideal para servir e congelar os alimentos pode fazer com que eles desmanchem no prato do cliente na hora do descongelamento, e ninguém quer isso.

O alerta vale também para o uso do sal, já que o congelamento acentua o sabor da comida. Logo, pode deixá-la salgada se for temperada da forma convencional.

Armazene corretamente

O armazenamento de alimentos para congelar também merece sua atenção. Confira algumas dicas importantes para manter a qualidade e as propriedades deles:

  • espere a comida esfriar completamente antes de colocá-la no freezer ou congelador. O esfriamento deve ser feito com o pote onde ela vai ser armazenada aberto. Isso evita a formação de água;
  • os potes ou as marmitas devem ser BPA Free, ou seja, livre de bisfenol, que é uma substância nociva à saúde.
  • eles devem ainda aguentar altas temperaturas e suas trocas, como a ida do freezer direto para o micro-ondas;
  • as marmitas devem ter etiquetas indicando seus itens e data de fabricação da refeição;
  • se você fizer tudo corretamente, as marmitas congeladas duram até 30 dias.

Como vimos, o ramo de marmitas congeladas é um dos mais promissores do mercado de alimentação, e você deve apostar nele.

Preparando a comida adequadamente e fazendo o seu armazenamento correto, você tem grandes chances de virar referência no mercado e conquistar uma bela clientela.

Aposte ainda em receitas saudáveis e que sejam atrativas para o público fitness, que é outra fatia do mercado que não para de crescer. Assim, você une dois interesses num negócio só!

Agora que você já sabe como fazer as marmitas congeladas, que tal conhecer 5 dicas básicas para implementar no seu negócio?

Você também pode gostar

Deixe um comentário