3 principais indicadores de desempenho em restaurantes para acompanhar

3 principais indicadores de desempenho em restaurantes para acompanhar
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A gestão de qualquer estabelecimento — independentemente do segmento de atuação — exige o domínio de conhecimentos que vão além daqueles relacionados à atividade-fim. Em se tratando de restaurantes, essa realidade não é diferente.

Para elevar as chances de sucesso e da manutenção de resultados positivos no que tange ao faturamento, não basta ter expertise na preparação de pratos e de receitas bem elaboradas e surpreendentes ao paladar dos frequentadores — embora, é claro, isso seja imprescindível nesse segmento.

O fato é que estamos tratando da essencialidade de compreender e de acompanhar determinados conceitos para se tornar capaz de reconhecer os pontos fracos e que precisam ser mais bem trabalhados no empreendimento e, é claro, os positivos, que devem ser mantidos (ou até expandidos).

Em termos simples, falamos aqui dos indicadores de desempenho em restaurantes (também conhecidos como KPIs). Neste post, nós vamos não apenas explicar o que são, mas também por que é tão interessante monitorá-los com regularidade. Continue a leitura!

O que são os indicadores de desempenho e para que servem?

Os KPIs (que, basicamente, são uma abreviação para “Key Performance Indicators” — ou indicadores-chave de desempenho) são capazes de transformar números “avulsos” em conhecimento acerca de um empreendimento. Podemos compreendê-los como ferramentas que auxiliam na mensuração de resultados de um estabelecimento, oferecendo uma espécie de “diagnóstico”.

Por meio deles, torna-se viável corrigir rapidamente problemas operacionais ou financeiros ou elevar o desempenho de restaurantes que já apresentam um cenário financeiro positivo, servindo, nesse caso, como aliados para aumentar a margem de lucro. Além disso, como provavelmente você já leu ou ouviu por aí, “só é possível gerenciar aquilo que se pode medir” — aí reside a importância dos indicadores de desempenho em restaurantes.

Quais são os indicadores de desempenho em restaurantes?

Quando se trata de KPIs, não é interessante restringir a avaliação a um número “X” ou “Y”. Na verdade, a depender do porte, do público-alvo, dos serviços oferecidos e de muitos outros aspectos, pode ser válido trabalhar com mais ou menos métricas.

Entretanto, não se pode negar que, na mensuração da performance de restaurantes, alguns sempre estão presentes. A seguir, veja quais são.

1. Ticket médio

Esse indicador é interessante para identificar como a dinâmica de vendas do seu estabelecimento vem ocorrendo, pois ele permitirá que você avalie a média de receita gerada a cada prato vendido. A sua mensuração se dá da seguinte forma:

Ticket médio = valor total de vendas do dia/número total de clientes do dia

Com esses dados em mãos, o gestor tem a chance de intervir, se necessário, ao verificar que os valores estão abaixo da meta. Com o intuito de aumentá-lo, é válido melhorar as táticas de venda, por exemplo, por meio da adoção de um cardápio mais atrativo aos olhos do público.

2. Satisfação do cliente

Um estabelecimento (independentemente do ramo) não sobrevive por muito tempo se o seu público-alvo não estiver satisfeito. Por isso, os índices de satisfação também devem ser avaliados com regularidade.

Uma ideia interessante para ajudá-lo nessa mensuração é fazer uso de pesquisas que o levem a um indicador numérico capaz de demonstrar o quão satisfeitos (ou não) os frequentadores do estabelecimento estão.

3. Tempo de ciclo do pedido

Fazer os frequentadores do seu restaurante aguardarem além do tempo previamente combinado é um dos maiores deslizes, podendo fazê-los, inclusive, não retornar ao local em outra oportunidade. Por essa razão, mantenha em mente que um atendimento bem-feito envolve uma adequada previsão do tempo que o cliente precisará esperar pelo prato. Para chegar a esse número, há um cálculo simples:

Tempo de ciclo do pedido = hora do pedido – hora da entrega da refeição

Como você pôde ver, há diversos indicadores de desempenho em restaurantes e, neste post, destacamos os principais, que são aqueles que você jamais deve deixar de acompanhar. Uma boa alternativa para garantir essa avaliação regular é apostar na implementação de sistemas unificados que reúnam todas as métricas citadas — e outras também convenientes para o seu estabelecimento —, facilitando o monitoramento e a comparação de todos os dados e, consequentemente, a melhoria dos pontos que representam fraquezas.

E então, este conteúdo foi útil para ajudá-lo a gerir o seu empreendimento? Então, aproveite a visita ao blog e siga a nossa página no Facebook para acompanhar as próximas publicações e ficar por dentro de outras dicas de gestão!

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