Gestão de restaurantes: 6 dicas práticas para ajudar no dia a dia

Gestao de restaurantes 6 dicas praticas para ajudar no dia a dia
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Restaurantes e confeitarias são negócios que movimentam uma boa quantia em dinheiro, mas que também costumam ter custos fixos e variáveis bastante elevados. Olha só: aluguel de ponto comercial, folha de pagamento, contas de água e energia, marketing, matéria-prima, equipamentos de cozinha e vários outros.

Para nivelar essa equação e garantir que a sua empresa tenha sucesso, separamos algumas dicas de gestão de restaurante que você pode aplicar no dia a dia para ver o seu negócio crescer como nunca. Tem interesse no assunto? Confira!

1. Escolha bem os seus fornecedores

Um dos passos mais importantes da gestão de restaurante é a escolha dos fornecedores. Isso porque todo o processo de produção começa, na verdade, com eles.

Na hora de decidir entre manter ou não o contato de um fornecedor, pense além do preço mais baixo. Mais importante até que oferecer preços competitivos, um fornecedor de qualidade é extremamente confiável: não atrasa, não entrega mercadorias vencidas ou fora do padrão de qualidade desejado e opera somente dentro de todos os parâmetros legais.

Por isso, ao procurar por novos fornecedores, busque responder às seguintes perguntas:

  • O fornecedor tem boa fama na praça?
  • Ele entrega nota fiscal?
  • Ele dá garantias quanto aos seus produtos e se disponibiliza a trocar mercadorias defeituosas?
  • Ele armazena e transporta os insumos de acordo com o que as boas práticas sanitárias recomendam?

2. Cuide da imagem do seu estabelecimento

O cliente é o seu mais poderoso propagador, e você precisa dar a ele motivos para falar muito bem da sua marca. Critérios como limpeza do ambiente, cordialidade no atendimento e prestatividade deixaram de ser diferenciais e se tornaram obrigatórios: se você não oferece um ambiente limpo, confortável e não trata bem a clientela, já está fora do mercado.

Aqui, investir no treinamento e na motivação da sua equipe de atendimento é de suma importância. Afinal de contas, são eles que representam a imagem do seu restaurante diante dos clientes.

É preciso também prestar atenção à comunicação da sua marca nas redes sociais. Muitos clientes entram em contato com a sua empresa pela primeira vez via internet, e o que eles encontram on-line é determinante para se animarem a visitar o estabelecimento ou não.

3. Controle o fluxo de caixa

Tão importante quanto o dinheiro que entra no caixa da empresa é o dinheiro que sai. Então, fique de olho nos custos e nas despesas gerais da sua operação e não deixe de registrar todas as movimentações.

O estoque é um setor de importância crítica em um restaurante, uma vez que muitos dos produtos utilizados são perecíveis e, ao mesmo tempo em que não se deve jogar insumos no lixo, também não é bom que faltem itens do cardápio.

Para garantir um controle de caixa mais preciso, tenha sempre as fichas técnicas atualizadas dos seus produtos: elas permitem saber exatamente quanto custa cada item do cardápio e qual sua margem de lucro. Dessa forma, você saberá quando é a hora de alterar os preços do cardápio ou mesmo de retirar determinados itens que já não valem a pena.

4. Capacite os seus colaboradores

É essencial ter uma equipe qualificada para que você mantenha os padrões de serviço e qualidade do seu restaurante. Por isso, a dica é investir em qualificação, treinamento e renovação para que os seus colaboradores estejam sempre alinhados aos objetivos da empresa.

Além de manter a agilidade e os padrões de qualidade, é importante prestar os serviços de forma educada. Os garçons devem mostrar simpatia, gentileza e atenção no atendimento, dar orientações, tirar dúvidas e buscar sempre proporcionar prazer aos clientes. Tudo isso prezando a boa aparência e uma excelente apresentação.

Esses detalhes são decisivos para uma gestão eficaz e devem ser comunicados aos seus funcionários por meio de treinamento, bons modelos e liderança dedicada. Lembre-se sempre de que um bom serviço terá um impacto significativo no resultado da experiência. Portanto, qualificar sua equipe é um dos principais investimentos do seu restaurante.

5. Invista em novas tecnologias

Há bem pouco tempo, algumas organizações comerciais ainda usavam comandos escritos à mão para receber pedidos e fechar contas de clientes, mas isso é inviável hoje em dia. Além do atraso, o processo é sujeito a muitos erros. Logo, não hesite em investir em tecnologia para automatizar as operações do seu restaurante.

Não pense nisso como um custo, mas como um investimento, porque essa abordagem vai agilizar o serviço e reduzir erros. Além disso, o processo simplificado permite que você integre todo o sistema do restaurante, do estoque ao fluxo de caixa. Em outras palavras, tornará o seu controle mais fácil.

O uso de softwares em grandes empresas é uma realidade que ocorre há muito tempo, mas hoje a solução também é totalmente aplicável a pequenos e médios negócios.

Existem sistemas que, por meio de uma gestão interativa e acessível, reúnem os principais recursos de que os empreendimentos precisam para suportar seu crescimento. Portanto, o acesso das empresas pode ser monitorado e controlado em tempo real, e é possível acessar o sistema por meio de dispositivos móveis (como smartphones e tablets).

6. Escute o que o cliente tem a dizer

Para quem quer conhecer melhor o seu negócio e melhorar a gestão de restaurante, a opinião do cliente é uma das ferramentas mais valiosas. Entenda o que os seus clientes pensam e busque aprender com as críticas e os elogios que você recebe.

Invista em pesquisas de satisfação e crie uma maneira rápida de avaliar as percepções dos consumidores sobre os alimentos e os serviços que seu restaurante oferece. Mas nada daqueles formulários extensos que ninguém gosta de preencher. Em vez disso, pergunte ao cliente no caixa ou use alternativas mais modernas, como máquinas de pesquisa espontânea.

Nas redes sociais as pessoas também adoram expressar a opinião sobre a experiência que tiveram. Tenha isso em seu favor e aproveite para interagir com elas no ambiente on-line.

E aí, o que achou das nossas dicas de gestão de restaurante? Você pode aplicá-las hoje mesmo e começar a ter melhores resultados na sua empresa desde já!

Agora, que tal saber mais sobre uma solução que está ganhando espaço nos estabelecimentos comerciais? Veja por que vale a pena ter um cardápio em QR Code no seu negócio!

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