Gestão de equipes: veja como aplicar no seu estabelecimento!

gestao de equipes
4 minutos para ler

O sucesso de uma empresa depende de uma combinação de fatores e a gestão de equipes é um deles. Imagine que você tem um restaurante com toda a infraestrutura para receber bem os seus clientes, um cardápio de acordo com a demanda e preços competitivos. No entanto, a equipe de colaboradores não consegue executar suas tarefas com a eficiência e a qualidade necessárias, deixando a desejar não apenas no serviço, mas também no atendimento ao público.

Possivelmente, essa empresa que tem todos os requisitos para se desenvolver no mercado não vai conseguir atingir o crescimento esperado de acordo com o seu potencial. É por isso que os líderes devem se preocupar em trabalhar com uma equipe capacitada, motivada e integrada, para que esse tipo de problema não aconteça.

E para quem tem dúvidas sobre como aplicar a gestão de equipes no dia a dia de um estabelecimento comercial, abaixo listamos algumas dicas-chave. Confira!

Boa comunicação com os funcionários é essencial

Essa é uma recomendação básica, mas em muitos locais de trabalho, os líderes, por falta de experiência ou outras razões, nem sempre conseguem estabelecer uma boa comunicação com os colaboradores. Os resultados podem ser tarefas mal executadas, falta de motivação, erros na rotina que poderiam ter sido evitados, entre muitos outros problemas.

Então, desde o início, é papel das lideranças criar um ambiente de confiança, em que os funcionários sintam liberdade para expor suas ideias e opiniões, ao passo que os gestores também precisam compartilhar suas informações com clareza e objetividade.

Os colaboradores precisam estar integrados

Desde o primeiro dia, os colaboradores precisam entender o funcionamento da empresa e conhecer os diferentes setores. Essa integração é essencial para que os funcionários compreendam a importância de se se trabalhar em equipe, pois todos em uma empresa dependem uns dos outros.

A integração de um funcionário inclui a apresentação da empresa e um treinamento para que eles entendam como realizar as tarefas, além de outras coisas que o gestor achar importante.

Motivação precisa estar no dia a dia

Funcionários motivados trabalham melhor e conseguem estimular positivamente os outros colaboradores. Além do mais, um cliente consegue perceber nitidamente a satisfação e o nível de motivação de quem o atende — o que também ajuda a passar uma boa imagem da empresa.

Então, além de traçar planos e metas para a equipe, crie estratégias para mantê-la motivada e comprometida com os resultados da empresa. De acordo com a realidade de cada negócio, uma dica é criar premiações que podem ser semanais ou mesmo mensais para os funcionários de destaque, por exemplo.

Processos devem ser padronizados

Mas para que todas as dicas acima possam ser aplicadas no dia a dia, o gestor precisa padronizar os processos desenvolvidos na empresa. Ou seja, para cada tarefa há um procedimento correto a ser feito e é preciso garantir que os responsáveis tenham o treinamento adequado para isso. Além do mais, cada colaborador precisa ter suas funções definidas, assim, cada um será o responsável pela qualidade do próprio trabalho.

A gestão de pessoas pode parecer um assunto complexo, porém, seguindo dicas como as listadas acima e sempre priorizando a organização e o planejamento de cada ação na empresa, não tenha dúvidas de que os processos serão muito mais simples de serem aplicados no dia a dia.

E se você gostou deste post sobre gestão de equipes, aproveite para assinar nossa newsletter para receber os próximos conteúdos.

Você também pode gostar

Deixe um comentário