Evite 4 erros de pedidos que podem acabar com o seu delivery

Evite 4 erros de pedidos que podem acabar com o seu delivery
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Cada vez mais, os serviços de entregas em domicílio vêm ganhando espaço (e nos mais diversos segmentos, vale dizer). Entretanto, é inegável que, nos últimos tempos, com a necessidade de adoção do distanciamento social como medida de contenção da disseminação da Covid-19 — doença causada pelo novo coronavírus —, essa modalidade se tornou ainda mais popular.

Alguns empreendimentos já ofereciam essa comodidade aos seus clientes há algum tempo. Outros, diante do novo cenário que vivemos, ainda estão se habituando ao modelo, vendo-o como uma novidade. No entanto, para ambos os tipos de estabelecimentos, o fato é que o delivery traz os seus desafios e, por isso, é fundamental estar atento a alguns aspectos para evitar erros de pedidos.

Afinal, considerando que o mercado tem se mostrado cada vez mais concorrido — especialmente, o ramo de food service —, deslizes e inconvenientes na entrega podem levar à insatisfação do público, que não fará novas compras. Consequentemente, haverá uma redução no faturamento.

“Mas como evitar esses entraves na correria cotidiana?” — talvez você esteja pensando. Continue a leitura deste artigo e fique por dentro do que você não deve jamais fazer!

1. Evite deixar as linhas congestionadas

Embora, atualmente, seja muito comum o uso de aplicativos para solicitar a entrega de refeições e/ou lanches, ainda há aqueles clientes mais convencionais, que preferem utilizar o telefone para fazer os pedidos. Por essa razão, além de manter esse meio de contato para esse público menos adepto à tecnologia, é fundamental evitar o congestionamento das linhas.

É claro que, em boa parte das vezes, a “culpa” não é do responsável pelo atendimento, já que, usualmente, os clientes aproveitam a chamada para tirar dúvidas, conhecer as opções do cardápio, entre outras demandas que levam tempo. Entretanto, o fato de não conseguirem contatá-lo pode levar potenciais consumidores a procurarem outros estabelecimentos.

Sendo assim, se você observa que ainda há uma grande parte do público que opta por fazer contato com o empreendimento e realizar os pedidos por telefone, busque ampliar o número de linhas disponíveis — e, naturalmente, de atendentes. Porém, uma ação interessante pode ser tentar incentivá-los a utilizar outros meios de interação, como o WhatsApp.

Apenas vale destacar que, nesse caso, ao disponibilizar canais diversos para a comunicação, é necessário ter cuidado para evitar outro deslize comum: o não atendimento em algum deles (ou uma demora excessiva para fazê-lo).

2. Evite ao máximo atrasos nas entregas

Entre os erros de pedidos mais comuns, outro que também deve ser evitado (recebendo uma atenção especial nos dias em que há maior movimento) é o atraso nas entregas. Se você já oferece a comodidade do delivery aos seus clientes há algum tempo, certamente, sabe que esse problema costuma ser um dos fatores que geram mais reclamações.

É claro que, mesmo que você busque ser tão atencioso quanto possível com esse ponto, imprevistos podem acontecer, mas é fundamental evitá-los ao máximo. Isso porque, quando os pedidos não chegam às mãos do consumidor dentro do prazo previamente combinado, é inevitável que a imagem do seu empreendimento seja afetada.

Em alguns casos, inclusive, o inconveniente pode ser tão frustrante para o cliente que ele pode decidir pelo cancelamento do pedido. Essa medida, vale dizer, não apenas gerará prejuízos financeiros, mas também, impedirá a fidelização, impactando o seu empreendimento negativamente em diversos aspectos.

3. Esteja atento às especificidades e aos detalhes

Ao receber um pedido, sempre esteja atento ao que é solicitado por parte do cliente, evitando uma entrega com divergências. No segmento de food service, em especial, é muito comum que haja alguns detalhes que devem ser observados na preparação do alimento, a fim de deixá-lo de acordo com as preferências do consumidor.

  • “Por favor, remova os picles!”;
  • “Não deixe as bordas da pizza queimarem, por gentileza!”;
  • “Substitua o recheio de morango pelo de framboesa!”.

Sim, estamos falando dessas orientações que, muitas vezes, passam despercebidas por quem as recebe, mas que podem gerar uma grande insatisfação por parte do público. Por essa razão, além de se dispor a fazer essas pequenas alterações sempre que for viável, conscientize aqueles que coletam os pedidos a destacarem essas solicitações ao enviar as demandas para a cozinha.

Tenha certeza de que essa atenção e de que esse cuidado farão você ganhar muitos pontos com os consumidores, construindo a fidelização. Por outro lado, desconsiderá-los pode deixá-los frustrados, a ponto de não voltarem a fazer pedidos no estabelecimento.

4. Jamais economize nas embalagens a ponto de afetar a sua qualidade

Mais uma vez, entre os erros de pedidos que devem ser evitados a todo custo — ainda que literalmente —, está a utilização de embalagens de baixa qualidade. Essa ação gera reflexos negativos, especialmente, no segmento de food service.

Isso acontece porque, quando refeições e/ou lanches são armazenados em recipientes fabricados com um material inferior ou inapropriado para o tipo de alimento, provavelmente, durante o transporte, esfriarão rapidamente ou — o que é ainda pior — chegarão “revirados” às mãos do cliente.

Sendo assim, vale a pena investir um pouco mais e entregar esse diferencial ao seu público, garantindo que o pedido chegará à casa do consumidor exatamente como saiu do seu empreendimento. Se houver recursos para tanto, ainda pode ser válido apostar em embalagens personalizadas, por exemplo, com as cores e/ou a logo do estabelecimento, o que transmitirá uma ideia de mais profissionalismo.

Como você viu, no ramo alimentício, que é muito concorrido, cometer determinadas falhas pode gerar impactos negativos à imagem do seu negócio, ao seu faturamento e à fidelização do público (nesse caso, inviabilizando-a). Por essa razão, é fundamental evitar esses e outros inconvenientes que poderão gerar frustrações nos clientes.

Entre as ações que podem ser adotadas estão procurar bons fornecedores de embalagens, investir na ampliação dos meios de atendimento utilizados pelos consumidores e buscar soluções tecnológicas que possam ajudar na gestão do empreendimento.

Esses últimos recursos não apenas facilitarão o seu controle sobre os demais aspectos importantes — por exemplo, ajudando na ordenação dos atendimentos para evitar atrasos e dando o devido destaque às especificidades que devem ser observadas na preparação de cada refeição/lanche —, mas também, evitarão outros erros de pedidos comuns.

Agora que você já conheceu algumas boas práticas indispensáveis para o sucesso das suas operações e os inconvenientes que devem ser evitados, que tal descobrir como fazer o controle de qualidade dos alimentos no delivery? Leia o nosso material acerca do tema e garanta um serviço de excelência para o seu público.

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