Entenda o porquê da necessidade de utilizar sachets em seu estabelecimento comercial

4 minutos para ler

É comum ainda vermos inúmeros bares, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos comerciais que lidam com alimentos apresentarem bisnagas, potes e envasamentos diversos para colocar os condimentos, sobretudo nos casos de ketchup, mostarda e maioneses. Mas a Vigilância Sanitária recomenda, e em alguns estados e municípios já é lei, que tais condimentos alimentícios devam ser disponibilizados aos fregueses em embalagens individuais, fracionadas e descartáveis. Entenda por que utilizar sachets nessas ocasiões, e o que pode acarretar para seu negócio o descumprimento deste padrão.

Qual a importância do uso de sachets

Quando os condimentos vêm acondicionados em bisnagas e garrafas de plástico, por exemplo, pode acontecer a proliferação de fungos e bactérias nos alimentos contidos nesses recipientes, provocando indisposições, intoxicação alimentar e até a propagação de doenças nas pessoas que ingerem esses temperos. Alguns estabelecimentos menos cuidadosos, inclusive, já receberam queixas públicas sobre a existência de larvas de insetos e corpos estranhos dentro dessas embalagens. Isso pode acontecer por conta da conservação inadequada dos potes, pela higienização precária ou pela contaminação durante o manuseio por funcionários e clientes.

Desse modo, além de conservar muito melhor o condimento armazenado, o sachet representa uma indicação de higiene ao estabelecimento e de segurança no ato de se alimentar. Quando o açúcar, o sal, ketchup, maionese ou mostarda, por exemplo, são fornecidos em potes, não existem informações sobre sua procedência, a data de validade ou as normas de fabricação, entre outros dados que possam ser relevantes à saúde. Do contrário, os sachets individuais e descartáveis geralmente trazem todas as informações escritas em seu invólucro, de acordo com o que a marca adquirida proporciona.

O que a Vigilância Sanitária adverte

O trabalho da Vigilância Sanitária nos municípios não é só punitivo, mas também para fiscalizar e informar os empreendedores que lidam com alimentos acerca da importância da segurança e da higiene alimentar. Equipes de agentes do órgão público se deslocam comumente entre lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos comerciais, com o objetivo de explicar como o uso de sachets descartáveis pode beneficiar a saúde das pessoas e recolher as bisnagas e frascos reaproveitáveis.

No entanto, em várias cidades e Estados, já existem leis em vigor que punem os empresários que não obedecem a esta substituição, e em outras unidades da Federação há Projetos de Lei tramitando no Legislativo, buscando a mesma finalidade de proteger o consumidor. Todas essas intenções legislativas tomam por base parte do inciso IV do art. 10 da Lei Federal nº 6.437/77, onde se lê que é considerada infração sanitária extrair, transformar, preparar, manipular, embalar ou reembalar, armazenar, vender, ceder ou usar alimentos, produtos alimentícios, produtos dietéticos, ou quaisquer correlatos, sem que tenham registro, licença, ou autorizações do órgão sanitário competente ou contrariando o que estiver disposto na legislação sanitária pertinente.

O que pode acontecer se você não usar os sachets em seu estabelecimento

As penas que o estabelecimento pode se sujeitar, caso não dê atenção às indicações sanitárias, podem ir desde a aplicação de multas, advertências, apreensão e inutilização dos produtos e vasilhames, até a interdição e cancelamento do registro do local, persistindo a reincidência. Cada caso representa uma iniciativa do poder público, e tudo depende também das legislações estaduais e municipais aplicáveis na ocasião. Só que, mesmo que não for ainda o caso de seu município ou Estado obrigarem a utilização dos sachês, sob pena de multa e outros corretivos, é claro que a adaptação do seu estabelecimento ao bom uso das embalagens descartáveis só tem a valorizá-lo com sua clientela.

Você é proprietário de um café, botequim, padaria, lanchonete, confeitaria, restaurante ou outro estabelecimento que tenha atividade alimentícia? Já o adaptou ao bom uso dos sachets? Passe a disponibilizar os condimentos em embalagens descartáveis e consiga mais higiene e confiabilidade para seus fregueses, aumentando a clientela com isso!

Na Nova Safra você encontra uma linha completa de Sachets: Catchups, Mostardas, Maionese, Molhos, Adoçantes, e muito mais! Clique aqui e fique por dentro!

Você também pode gostar

Deixe um comentário