DOCES TÍPICOS DE NATAL: QUAIS VALEM O INVESTIMENTO?
Sem dúvida, o Natal é uma das épocas mais aguardadas pelos brasileiros, afinal, é uma data marcada por comemorações, reuniões familiares, decorações temáticas e comidas especiais. Inclusive, os doces típicos de Natal são alguns dos pratos que não podem faltar nas ceias ou mesmo nas pré-comemorações entre amigos e colegas de trabalho, por exemplo.
Mesmo em época de isolamento social — circunstância que pode se tornar um pouco mais comum no futuro —, o hábito de comer bem, celebrando o final do ano com fartura na mesa, é algo que não se perde. É uma tradição que se mantém com certas adaptações e, nesse contexto, pode ser até de bom tom presentear com doces de Natal aquelas pessoas queridas que não poderemos abraçar.
Para quem trabalha na área de gastronomia, essa época é uma excelente oportunidade para a elaboração de pratos mais sofisticados que, inclusive, podem ser feitos sob encomenda. Normalmente, sobremesas de Natal não são tão comuns no dia a dia, por isso, é preciso caprichar no cardápio, escolher os pratos em que valerá a pena investir e disponibilizar as opções aos clientes com antecedência.
Neste post, listamos alguns dos doces típicos de Natal que fazem mais sucesso e não podem faltar no cardápio do seu restaurante ou da sua confeitaria. Continue a leitura e saiba mais!
Cardápio de doces de Natal
Se você já empreende nessa área de sobremesas ou pretende oferecer esse serviço no final de ano para complementar o serviço para seus clientes, é importante pensar em um cardápio versátil, que atenda a ceias mais sofisticadas e também a quem busca aqueles doces mais tradicionais. Confira as nossas sugestões para montar o seu cardápio.
Tortas de frutas e chocolate
As tortas doces são sobremesas versáteis, que podem ser feitas com diversos tipos de ingredientes, agradando aos mais variados paladares. Tortas de frutas e de chocolate, inclusive em suas versões veganas, podem fazer parte do seu cardápio, basta se preocupar em incluir opções diferentes, para que todos os clientes possam encontrar ao menos um sabor que esteja de acordo com o seu gosto ou que atenda a suas restrições alimentares.
Algumas tortas clássicas que podem fazer parte do menu de Natal do seu negócio são as de frutas vermelhas, de morangos, de maçã, de limão e de maracujá. Esses sabores são considerados clássicos, e não tenha dúvidas de que serão muito pedidos.
Por outro lado, há quem não goste de sobremesas com frutas, preferindo outras combinações. Para esse caso, nada melhor do que investir nas tortas de chocolate, que podem variar desde versões simples, com chocolate ao leite, até opções sofisticadas, com ganaches e combinações refinadas, com amêndoas, frutas vermelhas e caramelo salgado, por exemplo.
É importante lembrar que muitas pessoas podem seguir dietas restritivas, e entre esse grupo as preferências veganas também têm feito sucesso. Para criar opções para esse tipo de comida, aposte em ingredientes naturais, como frutas, leites vegetais, óleo de coco, melado de cana e leite condensado vegano.
Panetones especiais
O panetone é um dos maiores símbolos do Natal no Brasil e, a cada ano, surgem opções deliciosas que são consideradas sobremesas sofisticadas para uma data tão especial. As versões clássicas, com frutas cristalizadas ou mesmo gotas de chocolate, são perfeitas para um café da manhã ou chá da tarde.
Contudo, se a ideia é investir no panetone como sobremesa, o ideal é buscar algumas alternativas que possam incrementar as receitas tradicionais. A versão trufada é irresistível e, normalmente, feita com muito chocolate. Vale a pena usar a criatividade para compor o seu cardápio, mas alguns dos panetones mais pedidos — que não podem faltar — são os trufados com chocolate e aqueles com recheio de prestígio, brigadeiro ou doce de leite.
Lembre-se também de que é importante pensar em coberturas que valorizem o panetone trufado, o que normalmente também é feito com muito chocolate e alguns confeitos, ou mesmo uma decoração natalina mais elaborada. Outra sobremesa com panetone que também pode ser um investimento certo é a versão recheada com sorvete. O Natal acontece justamente no verão, então, uma sobremesa refrescante com sorvete sempre cairá bem.
Biscoitos e bolachas
As alternativas de biscoitos e bolachas natalinos são perfeitos para aqueles que procuram algo original para presentear familiares e amigos. Algumas receitas clássicas, como os biscoitos de gengibre e especiarias, são tradicionais em diversas partes do mundo. Sem contar com a famosa casa de biscoitos, que além de ser um ótimo presente, até para crianças, ainda serve como item de decoração.
Como no Brasil as pessoas preferem sobremesas um pouco mais adocicadas, pense em receitas que possam ser valorizadas com recheios e coberturas de chocolate, glacês, brigadeiro e creme de avelãs, por exemplo. É importante também investir em biscoitos e bolachas com formas que remetam ao Natal.
Ou seja, invista em assadeiras e cortadores com formatos de bonecos de neve, sinos, estrelas, árvores de Natal e renas. Faça kits com biscoitos variados, em caixas bem decoradas, que chamem a atenção e que poderão ser considerados ótimos presentes para a época.
Inclusive, esses mesmos biscoitos são perfeitos para compor a decoração da mesa da ceia e também da árvore de Natal, então, capriche nas cores, na finalização e na aplicação de glacês e confeitos.
Pães e rabanadas
Pães, roscas e rabanadas são outras opções tradicionais que não podem faltar nas mesas brasileiras no final de ano. Normalmente, pães e roscas para essa época são feitos em formato circular, como se fossem guirlandas ricamente decoradas.
Os sabores são variados, mas também são usadas as mesmas frutas cristalizadas dos panetones, cremes de coco, chocolate, cerejas e nozes. Na cobertura, aposte nos glacês que ainda podem receber uma decoração final feita com frutas e detalhes natalinos criados com pasta americana. Essas receitas de pães e roscas são práticas, e os produtos podem ser feitos com certa antecedência, facilitando a rotina de quem vai vendê-los.
Outra sobremesa campeã de pedidos no Natal é a deliciosa rabanada, que nada mais é do que um pão molhado em uma mistura de leite, frito e passado em uma cobertura de açúcar e canela como finalização. A receita é originária de Portugal, mas há muitos anos já caiu nas graças dos brasileiros. É uma das delícias mais concorridas no café da manhã de Natal.
Mousses e pudins
As mousses e os pudins são tradicionais na mesa do brasileiro ao longo do ano, mas podem ser servidos muito bem também na ceia de Natal. Com uma apresentação mais festiva, esses doces podem fazer bonito à mesa, deixando nos convidados aquela sensação de acolhimento que uma boa sobremesa caseira é capaz de trazer. No entanto, opções mais “diferentonas”, como pudim de café ou “Romeu e Julieta”, também agradam a muitos paladares.
Além da queridíssima mousse de chocolate, as versões da sobremesa feitas com frutas são sucesso garantido. Aproveitando o clima de verão, vale a pena apostar nas frutas mais tropicais: mousses de maracujá, de coco e de manga são opções deliciosas, sozinhas ou combinadas. Para dar uma cara mais festiva, ofereça esse doce em taças individuais. Caso combine os sabores, as camadas chamarão a atenção na mesa natalina.
Outro clássico brasileiro com gostinho de infância é o pudim de leite condensado (com ou sem furinhos, de acordo com o gosto do cliente). Bonito por si só, esse doce pode ser servido em uma louça mais sofisticada, ou ganhar ares mais festivos em versões em miniatura. Além do pudim, não podemos deixar de mencionar os seus “primos”: brigadeirão e manjar.
O brigadeirão, com certeza, vai fazer a alegria da garotada, com muito chocolate e coberto de granulados. Já o manjar, esse clássico da boa mesa brasileira, tem a base mais clássica feita em coco e pode ser coberto por calda de ameixas ou de amoras. Trata-se de opções simples, que podem agradar a muitos clientes, que muitas vezes não se sentem contemplados pelas elaboradas sobremesas natalinas.
Bolos e pavês
Um bolo bem decorado, de acordo com a temática de Natal, é outra sobremesa que não pode faltar. Os sabores podem ser variados, mas aqueles mais indicados para a celebração são os de chocolate, mel, nozes, amêndoas, pistache e abacaxi.
Inclusive, um bolo muito tradicional, que surgiu na França, é o tronco de Natal, que, como o próprio nome diz, é feito em formato de tronco de árvore. Se o bolo não for de chocolate, coberturas que funcionam muito bem são o chantilly e o marshmallow.
Por fim, não poderíamos deixar de citar o pavê como sobremesa que vale o investimento. Assim como as tortas e os bolos, os pavês também podem ser feitos com diferentes combinações de ingredientes, como frutas, chocolate, doce de leite, brigadeiro e bombons. Se servidos em taças individuais, ficam ainda muito elegantes na decoração.
Planejamento e cuidados
Não faltam dicas de doces típicos de Natal para você incrementar as vendas do seu negócio no fim do ano. Porém, o segredo para o sucesso das vendas é o planejamento. Pense no cardápio de doces com antecedência, estipule preços, crie os kits especiais e compartilhe as novidades com os clientes com certa antecedência. Assim, eles poderão se planejar para as compras.
Outro cuidado fundamental para quem vende doces de Natal é investir em embalagens adequadas para o transporte. Não importa se é o cliente quem busca ou se você oferece delivery, é importante que as sobremesas estejam bem-acondicionadas para viajarem corretamente, chegando ainda bonitas e na temperatura ideal na casa dos clientes.
Além disso, tenha em mente que os doces podem ser vendidos com certa antecedência e, dessa forma, eles precisam se manter apresentáveis até a hora de serem servidos. Por isso, considere investir em embalagens mais resistentes e à prova de vazamentos. Além disso, mande caldas, molhos ou elementos decorativos separados, para que nenhum acidente aconteça.
As possibilidades são inúmeras e, neste post, procuramos trazer muitas ideias de doces de Natal para que você consiga faturar neste final de ano. Com isso e com nossas dicas, é certo que seu empreendimento vai fazer muito sucesso entre seus clientes.
Se você gostou deste post ou mesmo se ainda tem alguma dúvida, deixe um comentário. Vamos conversar!