CONHEÇA O DELICIOSO DOCE HOLANDÊS: STROOPWAFEL!

4 minutos para ler

Stroopwafel (fala-se strôôpváfel) é uma antiga receita holandesa, criada no século XVIII. Para os mais tradicionais, essa guloseima é consumida pela manhã. Já para os amantes da gastronomia, é bom a qualquer hora.

Para quem for visitar o país, ainda é possível encontrar feiras abertas onde os stroopwafel são feitos artesanalmente, usando-se uma chapa de ferro a gás. Assim, enquanto o aroma exala por todo o local, os clientes se amontoam buscando adquirir uma porção dessa delícia.

Porém, se viajar para a Holanda não está em seus planos em um futuro próximo, temos uma ótima notícia! Neste post contaremos um pouco mais sobre esse doce e mostraremos como prepará-lo. Acompanhe com a gente!

O que é e como surgiu o stroopwafel?

O tradicional stroopwafel é preparado com um fino waffle cortado ao meio e recheado com caramelo especial. O mais comum é saboreá-lo em temperatura ambiente, levemente aquecido em um micro-ondas ou então sobre a borda de uma xícara de chá quente.

Sua receita costuma ser guardada a sete chaves e passada apenas de pai para filho, de geração a geração. Por esse motivo, as mais procuradas são muito bem protegidas.

A original foi desenvolvida por um antigo padeiro na cidade de Gouda, próxima à Amsterdã, no ano de 1784, o qual já fazia waffles com farelos, recheando-os com melado à base de caramelo.

Inicialmente, o stroopwafel era algo produzido simplesmente dos restos de outras receitas, por isso era barato e mais popularmente consumido entre os menos afortunados.

Nesse período o doce era conhecido somente em Gouda. Já hoje todas as padarias, inclusive fora de Gouda, possuem sua receita própria.

Como fazer o famoso stroopwafel?

Vamos passar agora para a melhor parte, que é descobrir como se prepara essa delícia. Acredite, é algo muito simples!

Ingredientes para o waffle:

Ingredientes para o recheio:

  • 200g de melado de cana;
  • 125g de açúcar mascavo;
  • 100g de manteiga derretida;
  • 1 colher de chá de canela em pó.

Como preparar os waffles:

Comece dissolvendo o fermento seco na água morna salgada.

O próximo passo é juntar a farinha de trigo, o ovo, o açúcar, a manteiga e, por fim, o fermento já dissolvido. Misture muito bem todos os ingredientes, deixando que descansem por 30 a 60 minutos. Após isso, é só enrolar a massa e, em seguida, cortar em bolinhas.

Para finalizar a massa, coloque as bolinhas em uma grelha especial para waffles. Regule para uma temperatura alta e feche a tampa. Asse por aproximadamente 30 segundos.

Como preparar o recheio:

O recheio é a parte mais fácil, bastando que você comece derretendo o açúcar mascavo na panela.

Em seguida inclua a manteiga, o melado e a canela em pó, mexendo bem até dar um ponto mais encorpado para a calda.

Como montar e servir o stroopwafel?

Com todas as partes do doce em mãos, vamos à montagem final.

Retire o waffle da grelha, corte-o ao meio criando duas fatias bem finas e, por fim, espalhe o caramelo de forma uniforme pelo biscoito. Cubra-o com a outra metade da fatia e pronto!

Na hora de servir, o stroopwafel deve ser oferecido com café ou chá. A diferença na apresentação é que o waffle vai sobre a caneca, como se fosse uma tampa.

Agora vem a parte mais difícil do processo: antes de ser comido, é preciso que ele seja levemente amolecido pelo vapor quente da bebida, absorvendo inclusive seu aroma.

Para tal, você terá que aguardar longos e eternos 2 a 3 minutos com o delicioso stroopwafel em sua frente, mas sem poder saboreá-lo. Será que você consegue?

Esperamos que tenha gostado deste post. Quer ficar sempre por dentro de todas as novidades do nosso canal? Então curta agora nossa página no Facebook!

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário