Como produzir minhas próprias massas?

massas
4 minutos para ler

Seja na lasanha de domingo, no ravióli de um restaurante especial ou na salada do dia a dia, as massas estão sempre presentes nas refeições dos brasileiros. Não é à toa que somos o terceiro maior consumidor de massas do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e, é claro, da Itália.

Com tanta demanda, muitas pessoas têm começado a produzir massas artesanais. Nesse caso, o segredo para obter sucesso é desenvolver um produto especial e único.

Mas, antes de colocar a mão na massa — literalmente! —, é importante saber as diferenças entre os tipos de massas! Então, confira:

Massa fresca: conquistando cada vez mais público

É possível produzir massas caseiras de diferentes tipos. Espaguete, ravióli, rondelli, canelone e lasanha são algumas opções.

As massas frescas que se popularizaram no Brasil levam em sua composição, basicamente, 100 g. de farinha de trigo para cada ovo. Na Itália, são muito comuns as massas feitas apenas com farinha de trigo e óleo.

Seja como for, para se diferenciar no mercado vale oferecer diversidade de recheios, além de opções de massas fit, integrais, sem glúten ou coloridas pela adição de algum vegetal, como espinafre e beterraba.

A vantagem de iniciar um negócio nesse ramo é o baixo investimento necessário. Com um bom cilindro para abrir as massas e poucos utensílios já dá para começar a produzir para os amigos ou no próprio bairro.

Massa seca: um coringa na cozinha

Geralmente industrializadas, massas secas são semelhantes às massas frescas quanto aos ingredientes e ao modo de preparo. A diferença está justamente no processo industrial de secagem, que confere maior durabilidade ao produto.

Hoje, existem no mercado massas secas voltadas para diferentes públicos. As massas de arroz já são bem populares entre aqueles que não consomem glúten, e as sem ovos são uma opção para os veganos. Também há massas que, no lugar de farinha de trigo comum, contam com semolina ou farinha de trigo sarraceno.

Massa pré-cozida: sabores diferenciados

Atualmente, esse tipo de massa é fabricado tanto por grandes indústrias quanto por pequenos produtores. Ou seja, também entra na demanda por massas caseiras.

Além de práticas, as massas pré-cozidas são ricas em sabor, pois são muito utilizadas na preparação de massas recheadas, além de lasanhas e nhoques.

Massa instantânea: para quem não perde tempo

Essa talvez seja a opção menos saudável. Para produzir a massa instantânea, a indústria cozinha o produto e, em seguida, o frita em óleo.

A vantagem dessa massa instantânea é a praticidade, já que ela fica pronta em poucos minutos. Mas, mesmo que você esteja com pressa, não custa deixar de lado o sachê de tempero e incrementar a refeição com um molho caseiro.

O molho ideal para cada massa

O que pouca gente sabe é que há um molho ideal para cada massa. Para se chegar à combinação ideal, primeiramente é preciso considerar se a massa é seca ou fresca.

As massas frescas, por serem delicadas, ficam boas com molhos suaves, legumes ou apenas com manteiga. Se forem recheadas, são indicadas para ir ao forno. O importante é manter o equilíbrio e procurar harmonizar o molho escolhido com o tipo de recheio.

Já as massas secas, por não apresentarem sabor marcante, combinam com molhos que têm mais personalidade. Azeite, alho, ervas e frutos do mar são ótimas opções de ingredientes.

Na hora de escolher o molho, também é preciso considerar se a massa é curta ou longa. As massas curtas como pene, parafuso e gravatinha — são indicadas para molhos mais rústicos, com pedaços de carne, legumes, alcaparras etc. Também são perfeitas para saladas.

Já as massas longas, como espaguete, pappardelle e linguine, pedem molhos mais oleosos, que possam envolver os fios por completo. Aqui vale caprichar no alho, azeite e molho de tomate. Carbonara e putanesca também são ótimas pedidas.

Enfim, agora você já pode começar a produzir massas e ganhar elogios! Afinal, nada é melhor do que uma massa caseira para deixar uma ocasião ainda mais especial, certo?

Saiba que na Nova Safra você encontra diversos tipos de massas secas e tudo que precisa para iniciar sua produção. Então, acesse nosso site, fale com um consultor e bom apetite!

banner 3
Você também pode gostar

Deixe um comentário