Como fazer ovo de Páscoa? 3 coisas que você precisa aprender

182197 voce conhece os diferentes tipos de chocolate
6 minutos para ler

A época mais esperada do ano para os amantes de chocolate está chegando. Você já pensou em fazer ovo de Páscoa em casa? Em tempos de pandemia, essa é uma excelente opção para ganhar um dinheiro extra e ainda agradar à família com sabores diferentes e deliciosos.

Para isso, é fundamental conhecer algumas técnicas profissionais para iniciar a produção caseira. Elas são essenciais para o sucesso do seu negócio. Ficou curioso? Então, leia o artigo e confira como fazer ovo de Páscoa em casa!

1. Como comprar o chocolate?

Basicamente, existem três tipos de chocolate no mercado: puro, fracionado e hidrogenado. Cada um tem propriedades específicas, várias formas de preparo e, obviamente, preços diferentes.

O chocolate puro tem a manteiga de cacau como base. Sua textura é mais leve e macia, contudo, é preciso fazer a temperagem para conseguir trabalhar com ele. O preço médio varia entre 35 e 45 reais o quilo.

Já o chocolate fracionado é considerado uma cobertura, tendo em vista que contém gordura vegetal em sua composição. A principal vantagem desse tipo de chocolate é que ele aguenta temperaturas elevadas e não precisa ser temperado. O valor também é mais em conta. O preço médio varia entre 20 e 30 reais o quilo.

O chocolate hidrogenado não contém manteiga de cacau, e sim outra gordura vegetal, que pode ser o óleo de babaçu ou palma, por exemplo. Assim como o fracionado, ele não precisa de temperagem. Normalmente é usado para a decoração de bolos de festas e alguns doces. O preço médio varia entre 18 e 23 reais.

Caso a ideia seja produzir ovos de Páscoa gourmetizados e mais nobres, há opções de chocolates mais caros e requintados no mercado, como é o caso do chocolate belga, que tem custo médio de 140 reais o quilo.

Contudo, vale lembrar que, mesmo que o mais indicado seja trabalhar com o chocolate puro, é possível usar o fracionado e o hidrogenado para intervenções pontuais, como em partes decorativas do ovo.

2. Como temperar o chocolate?

Antes de entender como funciona, exatamente, a temperagem do chocolate, alguns materiais básicos são necessários para que você comece a produção dos ovos de Páscoa: forma dura de policarbonato ou polipropileno, travessas de vidro ou inox, saco de confeiteiro, papel manteiga, termômetro de alimentos, espátula de lâmina quadrada e espátula de confeiteiro.

Agora vamos para o processo. Se você optou pelo chocolate puro, saiba que a temperagem é fundamental para garantir a textura adequada, o brilho e o sabor do chocolate. A quantidade vai depender de quantos ovos serão e do tamanho deles. Com um quilo de chocolate puro, dá para fazer, em média, dois ovos de Páscoa de 240 gramas cada.

O processo mais tradicional de temperagem é feito na pedra, mas existem outras possibilidades. Confira o passo a passo logo abaixo:

  • em uma vasilha de vidro, coloque o chocolate picado no micro-ondas para derreter;
  • pause o derretimento do chocolate de 30 em 30 segundos e mexa. Isso é importante para que o chocolate não queime, já que cada micro-ondas pode ter uma potência diferente;
  • use o termômetro para monitorar a temperatura do chocolate, que deve ser de 45ºC;
  • depois que estiver totalmente derretido, misture o chocolate até que fique homogêneo e transfira 75% dele para uma bancada de pedra, que deve estar limpa e bastante seca;
  • com a espátula, vá fazendo o movimento de espalhar o chocolate do centro para a borda e da borda para o centro, para que ele vá esfriando lentamente. Faça isso até o chocolate atingir 28ºC;
  • depois disso, junte o chocolate de volta à vasilha com os outros 25% restantes. Agora, você pode começar a produção dos ovos.

Todo esse processo deve ser feito no lugar mais ventilado e fresco da casa, para que seja possível controlar bem a temperatura.

3. Como fazer o ovo?

Primeiramente, você precisa forrar um tabuleiro com papel manteiga, que servirá de base para que você apoie as formas com os ovos. Depois que tiver temperado o chocolate, encha as formas e bata na bancada para retirar as bolhas. Após, você precisa retirar o excesso de chocolate virando a sobra em uma vasilha. Passe uma espátula nas bordas da forma para que o acabamento fique perfeito. Vire a forma de cabeça para baixo em cima do tabuleiro e leve para gelar por 10 minutos.

Depois de retirar da geladeira, repita todo o processo e coloque novamente para gelar por 10 minutos. Faça o acabamento do ovo de Páscoa com uma espátula ou faca pequena, raspando a borda do ovo e retirando o relevo que fica dos lados. É preciso ter muito cuidado para não quebrar. Finalize o processo com mais 10 minutos de geladeira e desenforme.

Técnica do giro

Essa técnica é usada com frequência por profissionais. Em vez de encher toda a forma, como explicado anteriormente, despeje o chocolate temperado somente até a metade da forma. Elimine as bolhas dando leves batidas em cima de uma bancada e, depois, gire a forma bem devagar, até que se cubra toda a superfície. Leve para a geladeira por 10 minutos e faça todo o processo do giro novamente. Se notar que a casca do ovo ainda está fina, repita a técnica do giro três vezes.

Para colar as duas bandas, use um pincel de silicone com um pouco de chocolate derretido. Recheie com bombons ou o creme que quiser (se for o caso), e depois leve à geladeira para que as partes se colem. Depois, é só caprichar na embalagem e fazer a divulgação dos seus produtos.

Viu só como fazer ovo de Páscoa em casa não é um bicho de sete cabeças e pode ser uma ótima alternativa para incrementar a sua renda nesse período? Não há quem resista a um chocolate caseiro bem-feito, saboroso e com preço acessível. Pode apostar que será um sucesso!

Você gostou do artigo? Então curta agora mesmo a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades! Até a próxima!

Você também pode gostar

Deixe um comentário