Como criar um plano de negócios para o segmento de alimentação?
O ramo da alimentação está crescendo gradualmente depois de uma queda em abril de 2020, em consequência da pandemia de Covid-19. Os números mostrados pelas pesquisas da Food Consulting, parceira do Sebrae, são animadores. Mas para conseguir decolar nesse segmento, é fundamental que você saiba como criar um plano de negócios.
Trata-se de um documento que detalha todas as ações que envolvem o processo de criação, desenvolvimento e resultado de uma empresa em formação ou que quer expandir ou transformar suas atividades. Embora não exclua possíveis riscos, esse planejamento é capaz de evitar erros por falta de análise, o que diminui as incertezas do negócio.
Quer descobrir como criar um plano de negócios para o ramo alimentício? Então não perca o nosso post. Boa leitura!
Faça um sumário executivo
O sumário executivo tem a função de resumir em até duas páginas todas as ideias descritas no planejamento, para que possa ser feita uma análise crítica do plano empresarial. As informações mais relevantes são:
- descrição do empreendimento e o diferencial no mercado;
- enquadramento tributário;
- fonte de recurso;
- capital social;
- forma jurídica;
- descrição dos empreendedores.
Crie uma estrutura
Criar uma estrutura para o plano de negócios envolve descrever o tipo de serviço ou produto que você quer vender, como os tipos de salgados, doces ou pães, destacando os diferenciais de mercado. Também é importante fazer a identificação do seu público-alvo, para estabelecer de forma clara quem será o seu cliente.
Além disso, coloque quais são os equipamentos necessários para a sua padaria ou confeitaria, desde os maiores até os utensílios mais básicos.
Descreva a empresa
Descrever a sua padaria ou confeitaria é uma tarefa que requer alguns cuidados. O tamanho da seção depende da complexidade do plano que você quer montar, mas o ideal é não ultrapassar duas páginas. Sem extrapolar o nível de detalhamento, você pode colocar:
- os pontos fortes do empreendimento;
- características do mercado em que o seu negócio está inserido;
- como a empresa terá lucro;
- indicadores e objetivos;
- tipo jurídico da empresa, o nome, propriedades e ativos intangíveis.
Faça um plano de marketing
Essa etapa permite entender melhor como as possibilidades de divulgação da empresa podem dar bons frutos. Aqui, você mostrará o produto que vende e os serviços que oferta para os clientes. Para isso, coloque em seu plano de marketing:
- o lugar onde fica a empresa;
- a estrutura da venda;
- estratégias para a divulgação e promoção dos produtos;
- os valores dos serviços e produtos.
Contrate um contador
Além de todos os pontos mencionados, é muito importante ter ao lado uma boa equipe de contabilidade para cuidar da parte financeira e registrar os lucros que sua padaria ou confeitaria teve ao longo dos meses.
Com o apoio de um contador, você conseguirá mapear a rota de acertos e erros do negócio e fazer alterações pontuais, com o objetivo de alcançar as metas da melhor maneira possível.
Pronto! Agora você já sabe como criar um plano de negócios. Siga as nossas dicas para evitar erros que podem prejudicar o empreendimento, como deixar o planejamento financeiro de lado, ignorar a concorrência e trabalhar com base em suposições. Além disso, ao procurar uma empresa para abastecer o estoque de produtos alimentícios, opte por uma séria e que tenha ingredientes de qualidade, como aqui na Nova Safra.
Então, que tal começar logo a empreender? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você nessa jornada!