Chocolate Plástico! Fique por dentro desta novidade!

3 minutos para ler

Novas tendências surgem a cada dia na área gastronômica, e no setor de confeitaria não poderia ser diferente! Uma técnica recente está dando o que falar e parece ter vindo para ficar. Estamos nos referindo ao Chocolate Plástico. Quer saber mais sobre essa tendência que está movimentando a chocolateria moderna? Então continue lendo o nosso artigo e descubra como pode ser delicioso trabalhar usando a técnica do Chocolate Plástico. Vem com a gente!

O que é mesmo Chocolate Plástico?

O chocolate plástico é uma técnica inovadora de manipular o chocolate. É uma espécie de massa de modelar, que resulta da combinação de chocolate com glucose. Quando a glucose é acrescentada ao chocolate, ele se torna muito mais prático e maleável para trabalhar. Fantástico, não?

Para que serve o Chocolate Plástico?

A técnica de Chocolate Plástico está se popularizando entre confeiteiros renomados e tamanho sucesso não é à toa. O chocolate de modelar é muito versátil e pode ser a base para fazer flores, animais, letras, estátuas caprichadas e outros tipos de enfeites para decorar seus bolos, tortas e doces. O Chocolate Plástico pode ser usado, inclusive, na cobertura de bolos, substituindo tranquilamente a tradicional pasta americana e o fondant.

Vantagens do Chocolate Plástico

  • O Chocolate Plástico é de fácil manipulação.

  • O acabamento do Chocolate Plástico é bonito e refinado.

  • Ele é muito mais gostoso do que a pasta americana, pois tem sabor de chocolate.

  • Essa cobertura é barata e rende mais.

  • O processo de produção dessa massa de chocolate é muito simples.

  • Os ingredientes são acessíveis.

  • A durabilidade do Chocolate Plástico é muito boa (até dois meses na geladeira).

  • Ele é bem versátil, pois serve para fazer enfeites diversificados, além de possibilitar uma variação de cores e sabores.

Como fazer e usar o Chocolate Plástico?

Você vai precisar de:

  • 150g de cobertura fracionada chocolate da marca que você preferir. Pode ser ao leite, branca ou meio amarga.

  • 100g de glucose.

Passo a passo:

  1. Primeiramente, derreta a cobertura fracionada usando o método de seu costume.

  2. Adicione a glucose e mexa bem manualmente até que se forme uma mistura homogênea.

  3. Espere esfriar e embrulhe a massa no filme, deixando-a descansar durante 24 horas, em temperatura ambiente.

Na hora de trabalhar o chocolate plástico, polvilhe amido de milho na sua bancada e use o rolo exatamente como você faz no trabalho com pasta americana.

Observação: se você quiser uma massa colorida, adicione corante de chocolate no momento em que mistura a glucose com o chocolate. Para saborizar e obter um gosto mais gourmet, você pode usar lasquinhas de limão siciliano.

E aí, você gostou de saber um pouco mais sobre essa grande novidade gastronômica? Já conhecia o chocolate plástico? Usa essa técnica no seu dia a dia de confeiteiro? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Caso você queira aprofundar seus conhecimentos em técnicas de confeitaria, incluindo o Chocolate Plástico, fique de olho na nossa agenda de cursos! Não perca tempo e acesse-a clicando aqui.

Você também pode gostar

Deixe um comentário