COMO AUMENTAR A RENDA COM CEIA DE NATAL PRONTA?

COMO AUMENTAR A RENDA COM CEIA DE NATAL PRONTA
7 minutos para ler

Com as festas de final de ano chegando, começa a procura pela ceia de natal pronta, um movimento que tende a crescer à medida que a data comemorativa se aproxima. Afinal, nem todo mundo tem tempo ou mesmo sabe preparar todos aqueles pratos deliciosos que compõem o jantar de uma das celebrações mais aguardadas em todo o mundo.

É preciso pensar nas entradas, nos pratos principais e nas sobremesas que tenham ligação com esse momento tão especial. Contudo, pela facilidade, cada vez mais as pessoas vêm apostando na compra de pratos prontos para a ocasião.

Para quem já trabalha com a comercialização de refeições e pratos prontos, essa época é perfeita para aumentar os rendimentos e atrair a clientela. E, para inspirar você com algumas ideias, neste post, trazemos dicas de pratos que podem ser vendidos na época do natal, desde os mais tradicionais até opções vegetarianas. Confira!

Antes de começar a cozinhar, planeje

Comece a planejar os cardápios com antecedência. Você pode oferecer várias combinações, como ceia clássica, ceia tradicional, ceia brasileira ou ceia vegana, por exemplo, com opções para a troca de pratos. É sempre importante dar essa opção, tanto para agradar ao paladar dos clientes como para facilitar o planejamento das compras.

Estabelecidos os cardápios, abra a temporada de pedidos! Quanto antes você recebê-los, melhor, já que assim é possível aproveitar preços mais atrativos na hora de adquirir as matérias-primas. Porém, nada impede que você aceite encomendas até uma semana antes do Natal.

Entretanto, é importante ter em mente que, quanto mais perto chegar da data, maiores serão as chances de não encontrar certos produtos no mercado ou até de encontrá-los para comprar com um preço maior, devido à alta procura. Nesse caso, contar com um fornecedor que você já conhece e confia pode fazer muita diferença.

Saiba o que oferecer em cada ceia

Antes de partirmos para as ideias de cardápio, temos mais uma sugestão valiosa! Tenha atenção aos pratos curingas dessa data, pois isso vai simplificar o processo de compra e até mesmo o início dos preparos.

Nas guarnições, isso é mais fácil de pensar, pois o mesmo arroz pode ser servido branco, com passas ou com castanhas, por exemplo. A farofa também é um prato básico, que pode ser alterado para atender a diferentes ceias, assim como batatas assadas ou legumes na manteiga.

Quando partimos para os pratos principais, o peru certamente é o que mais vai constar nos cardápios. Então, a mesma marinada pode atender a várias receitas da ave, com pequenas variações. O tender, então, é mais fácil ainda, podendo ter a receita alterada no molho e nos acompanhamentos.

Agora, vamos conhecer algumas opções de ceia para agradar a vários tipos de clientes.

Ceia de natal pronta tradicional

Claro que alguns dos pratos mais pedidos nas ceias de natal são justamente aqueles mais clássicos, que só comemos nessa data específica, tais como peru e tender. Para o preparo de um peru gostoso e suculento, a dica é deixá-lo marinando por 24 horas antes de entrar no forno. Use suco de laranja, vinho branco de boa qualidade, sal, pimenta e ervas de sua preferência no preparo da marinada.

Entre os acompanhamentos, uma farofa de bacon é uma excelente opção, tanto para rechear o peru quanto para ser servida à parte. Há quem prefira arroz branco, mas faça uma opção mais elaborada também, com manteiga, damascos e amêndoas. Saladas de folhas e o tradicional salpicão de frango — com ou sem passas, de acordo com o gosto do cliente — não podem faltar. Outras guarnições interessantes são batatas assadas e legumes na manteiga.

Para a sobremesa, aquele tradicional panetone trufado ou um recheado com sorvete são ótimas escolhas. Mas, se quiser impressionar, uma alternativa é apostar na pavlova de frutas vermelhas, uma sobremesa feita com merengue, chantili e frutas como cereja, framboesa, morango e amora.

Cardápio simplificado

Um cardápio simples, mas que não deixa de ser gostoso, é composto por menos pratos e é perfeito para famílias pequenas — além de garantir que não haja desperdícios! Novamente, a estrela será o peru. Além da marinada falada anteriormente, durante o cozimento, passe manteiga com ervas por toda a carne para que ela fique com uma crosta mais crocante, sem perder a suculência interna.

Caso queira oferecer ainda mais praticidade a quem opta por essa ceia, no cardápio pode constar um tender com molho de laranja e abacaxi com mel. Além dele, o peru desossado é uma ótima pedida! A técnica é a mesma usada para desossar frango, e a vantagem é que, além de ser mais fácil de servir, esse assado comporta mais recheio, então capriche na farofa!

E por falar em farofa, pense em uma com castanhas. Fica uma delícia! Como guarnição, um purê de batatas bem cremoso feito com leite e manteiga vai dar um toque especial. Não se esqueça de uma salada bem verde, com diferentes folhas e frutas. Pratos agridoces têm tudo a ver com essa época. Por fim, para a sobremesa, pavê de panetone e frutas da estação. Irresistível!

Ceia brasileira

Não é de hoje que uma culinária com muitos elementos das comidas regionais faz sucesso. Então, por que não pensar em levar esses pratos para a ceia de natal?

Como prato principal, o peru pode ceder lugar a um pernil marinado no vinho de véspera, o que proporciona uma carne muito macia. Para acompanhá-lo, um molho de jabuticaba e uma farofa de banana-da-terra podem fazer toda a diferença. Para fechar, um arroz branco bem soltinho e uma salada de folhas verdes com frutas tropicais vão ajudar a colorir a mesa.

Para a sobremesa, aposte na combinação brasileiríssima que é o “Romeu e Julieta”, que pode vir na forma de um pudim de queijo com calda de goiabada. Sobremesas com manga ou maracujá também fazem bonito e ainda refrescam a noite mais festiva do ano.

Opção vegetariana

Hoje, não podemos nos esquecer também de criar cardápios voltados para quem tem restrição alimentar ou segue dietas como a vegetariana. Nesse caso, legumes e grãos são os pratos principais. Nhoque de batata, salada de grão-de-bico, lasanha de abobrinha e quiche de legumes são algumas sugestões.

Nem mesmo a farofa precisa ficar de fora, já que ela pode ser feita com cenoura, damascos e castanhas. Bolo de chocolate e pavê de frutas podem ser as sobremesas, pois agradam aos mais variados tipos de paladar.

Tenha atenção na hora da entrega

O processo, aqui, tem início lá na etapa de planejamento, quando você precisa montar uma agenda para as entregas. Tenha rigor no cumprimento dos horários e tudo dará certo.

Assim, deixe bem claro para os clientes que é preciso seguir à risca os horários de buscar as ceias (ou ter alguém disponível para recebê-las, caso você faça as entregas), para que todos seja bem atendidos, sem atrasos.

Gostou das dicas para comercializar uma ceia de natal pronta? Não se esqueça de assinar nossa newsletter para continuar por dentro dos nossos conteúdos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário