Alimentação vegana: saiba mais sobre esse mercado e as vantagens

alimentacao vegana
4 minutos para ler

Cada vez mais, as pessoas estão preocupadas com a própria saúde — e, também, com a saúde do meio ambiente. Nesse cenário, muitas têm evitado o consumo de carnes ou mesmo de quaisquer alimentos que tenham origem animal, como ovos, mel de abelha, leite, entre muitos outros ingredientes — os quais, até pouco tempo atrás, todo mundo acreditava que eram indispensáveis. É por conta disso que, dia após dia, aumenta a procura por alimentação vegana.

Para quem trabalha com a comercialização de comida, estar por dentro dessas tendências é essencial para conseguir atender às demandas dos clientes. Afinal de contas, a concorrência é grande — e as empresas que não se adaptarem aos novos gostos dos consumidores tendem a enfrentar dificuldades, cedo ou tarde.

E é claro que tudo que é novo também gera muitas dúvidas. Mas nós vamos ajudá-lo com essa questão! No post de hoje, explicaremos um pouco mais sobre a alimentação vegana, além de trazermos as principais vantagens para você investir nessa linha. Confira!

Princípios da alimentação vegana

Primeiramente, é preciso entender os princípios da alimentação vegana, já que muita gente ainda confunde o termo com a alimentação vegetariana. De maneira geral, quem é vegetariano apenas não consome carne de qualquer origem, seja ela vermelha, suína, de aves ou de peixes.

Quem segue uma alimentação vegana, por outro lado, além de não consumir carne também não ingere qualquer ingrediente que seja proveniente de animais — como queijos, leite, mel e manteiga. A boa notícia é que o reino vegetal oferece inúmeras possibilidades de alimentos para quem segue essa dieta mais restrita.

Comida vegana não é consumida apenas por veganos

É fato que as comidas feitas sem restrições quanto ao uso de ingredientes não são consumidas por todos. No entanto, a comida vegana, normalmente, pode ser apreciada pela maioria das pessoas — desde que elas não apresentem intolerância a algum alimento. Ou seja, fazer pratos veganos significa atender muito além do público que segue esse estilo.

Aliás, mesmo sem usar muitos ingredientes que estão presentes no dia a dia das pessoas, a comida vegana pode ser bem gostosa e variada. É possível fazer saladas, sanduíches, tortas e até sobremesas usando apenas ingredientes de origem vegetal — que não deixam de ser deliciosos.

Os adeptos crescem a cada dia

Pensando na questão do desenvolvimento do seu negócio, é importante considerar que o número de veganos no Brasil — e em todo o mundo — cresce a cada dia, por inúmeras razões. Enquanto algumas pessoas pensam no sofrimento dos animais, outras levantam a bandeira da preservação do meio ambiente e, por isso, escolhem não consumir mais carne, entre outros motivos pessoais que podem fazer alguém preferir esse novo tipo de alimentação.

Dicas para investir nesse ramo

A principal dica é você começar entendendo os princípios do veganismo — que estão muito além da comida, já que se trata de um estilo de vida. Depois, é preciso considerar a criação de um cardápio que possa atender tanto a veganos como a não veganos.

Lembre-se sempre de trabalhar com bons ingredientes e com os melhores fornecedores do mercado — que dispõem de um amplo portfólio de produtos. Afinal, escolher matérias-primas saudáveis e de qualidade é um passo essencial para desenvolver boas receitas, ainda mais na alimentação vegana.

Gostou dessas dicas? Então aproveite para conferir todos os ingredientes veganos que disponibilizamos em nossa loja on-line!

Você também pode gostar

Deixe um comentário