11 acessórios de confeitaria que todo profissional deveria ter

confeitaria
7 minutos para ler

A confeitaria pode ser vista como uma das partes artísticas da gastronomia. A preparação de cada receita deve ser extremamente precisa para que tudo dê certo e as possibilidades de apresentação dos pratos são infinitas. Além disso, o prazer que cada doce desperta em quem come traz significativa satisfação para o confeiteiro.

Para que tudo isso possa funcionar em harmonia, aos moldes do que ocorre em uma orquestra, é preciso ter em mãos alguns equipamentos essenciais. Além deles, elencamos mais 11 acessórios de confeitaria que não podem faltar na sua cozinha profissional. Confira!

1. Acessórios de confeitaria para medição

A preparação de doces e bolos deve ser extremamente precisa quanto às quantidades usadas. Por exemplo, se colocarmos muita farinha no bolo, ele pode ficar duro demais. Manteiga em excesso pode deixar a receita sem consistência. Por isso, ter formas de medir a quantidade exata dos ingredientes é muito importante. Então, adicione à sua lista: uma balança de precisão, xícaras e colheres medidoras.

2. Fuet, o utensílio para bater, aerar e misturar

O fuet (pronuncia-se fuê) é aquele utensílio que parece as pás da batedeira. Ele serve para a mesma função da batedeira, mas é feito com a força dos braços e pulso. Quer dizer, ele bate, mistura e aera os ingredientes.

A vantagem desse utensílio está na possibilidade de usar pequenas quantidades e também no fato de que você terá mais controle sobre o ponto exato que deseja deixar a massa ou calda que está preparando. Esse é um dos acessórios de confeitaria mais indispensáveis.

3. Batedeira, o eletrodoméstico das confeiteiras

Por mais que o fuet seja importante, não é tudo que dá para bater usando ele. Para massas pesadas e em grandes quantidades, a melhor opção é mesmo a batedeira. Nesse caso, a escolha do melhor modelo vai depender das suas necessidades.

Se você usará esse eletrodoméstico para bater pequenas quantidades, uma batedeira de mão e um bom recipiente fazem o trabalho perfeitamente, mas para grandes receitas, o ideal é ter um modelo profissional, com capacidade para dois litros ou mais.

4. Potes, tigelas e recipientes em geral para suas receitas

Os potes que usamos na cozinha são muito importantes para que a receita dê certo. Os pequenos servem para acondicionar os ingredientes que já foram picados e medidos, mas que ainda não entraram na receita. E também para colocar caldas e recheios que não têm tanto volume.

Já os recipientes maiores são aqueles nos quais você reunirá todos os ingredientes durante o preparo da sua receita. Nesse caso, é importante que tenham bordas altas para evitar o derramamento e até que o resto da cozinha se suje, caso você use a batedeira, por exemplo.

5. Espátulas de silicone para o manuseio correto dos ingredientes

As espátulas de silicone são acessórios de confeitaria que quase todo mundo tem. São conhecidas popularmente como pão-duro e não podem faltar na cozinha em hipótese alguma.

Elas funcionam para raspar os potes perfeitamente, para misturar ingredientes frios e quentes e até ajudam a espalhar o recheio do bolo, por exemplo.

Quando for comprar a sua, fique atento ao tamanho e resistência do cabo. E também certifique-se de que a parte de silicone não se soltará facilmente dentro da sua massa. Por fim, tenha tamanhos variados de espátulas.

6. Facas para picar, descascar e muito mais

Se você perguntar para um chef de cozinha qual é o item mais importante na hora de cozinhar, as chances de ele responder “uma boa faca” são enormes. Isso porque sem elas é praticamente impossível fazer uma receita de qualidade aplicando as técnicas certas.

E para a confeitaria não é diferente. Portanto, tenha uma faca grande de fatiar, facas menores para descascar e uma especial para pães. Com essas três facas você conseguirá aplicar a maioria das técnicas de confeitaria.

7. Acessórios para confeitar doces

Dentro da categoria de acessórios para confeitar doces existe uma infinidade de utensílios que farão toda a diferença na sua produção, começando por uma boa espátula de confeiteiro. Ela é parecida com uma faca, mas não tem corte. E funciona para alisar coberturas e recheios de bolos e cupcakes.

Também é importante ter bicos para confeitar em modelos diferentes. Os mais populares são o bico folha, pitanga, pétala, perlés, serras, babados e uma nova tendência, os bicos russos. Para cada um deles existe um desenho diferente e uma técnica para se aplicada.

8. Peneiras para eliminar bolinhas de ingredientes secos

Você já deve ter percebido que muitas receitas de bolo e doces, em geral, pedem para que a farinha seja peneirada. Isso porque podem existir bolinhas de farinha aglomerada que não se dissolverão quando em contato com os líquidos. E quando passam pela peneira, elas se separam.

A verdade é que não se faz bolo sem peneirar quase todos os ingredientes secos, não somente a farinha. Ela também é útil na hora de retirar grumos de sucos como, por exemplo, quando fazemos recheios de maracujá.

Por isso, é importante que você tenha esse acessório em tamanhos diferentes, tanto da circunferência dela, quanto no tamanho dos furos.

9. Termômetro digital para precisão nas temperaturas

O termômetro é um dos acessórios de confeitaria que entram na lista de indispensáveis. Isso porque existem alguns preparos que exigem bastante precisão na temperatura dos ingredientes.

A temperagem do chocolate é uma delas. Nesse processo é necessário usar o termômetro pelo menos em três momentos distintos. Na produção do caramelo ele também é fundamental para que a calda não queime e deixe um gosto amargo no fundo.

Mas, fique atento ao comprar o seu. Existem termômetros específicos para cada uso. Aquele usado no chocolate não será o mesmo do caramelo.

10. Sifão culinário para fazer o chantilly perfeito

O chantilly perfeito é o que faz toda a diferença na confeitaria, desde os sabores e aromas que você pode adicionar ao creme de leite, até a consistência exata para dar a forma e textura que você precisa.

Por isso, ter um sifão culinário é uma questão de criar um diferencial na sua marca. Além disso, ele também possibilita um preparo mais rápido que o feito na batedeira. Sem contar que ele permanece conservado e pronto para o uso por muito mais tempo.

11. Formas para assar ou congelar

Por fim, o acessório que não pode faltar na cozinha, confeiteira ou não, é a forma. Nesse caso, vale investir em itens de qualidade e com tamanhos variados. Desde as formas de bolo com ou sem fundo falso, até as formas de cupcakes.

Mas, fique atento ao material do qual elas são feitas. Existem modelos com antiaderente ou sem esse recurso, as de alumínio fino, silicone e até ferro fundido. Para cada uma delas, o tempo de forno será diferente.

Ter uma boa gama de acessórios de confeitaria é o que permite que você expresse toda a sua criatividade e aplique a técnica correta no preparo de doces e bolos. Por isso, não subestime sua importância e adquira materiais de qualidade. Certamente o retorno virá quando os clientes perceberem a harmonia das suas criações.

Se você quer saber mais sobre acessórios de confeitaria, veja o post que preparamos sobre assadeiras.

Banners Nova Safra 03
Você também pode gostar

Deixe um comentário