6 dicas na hora de comprar farinha de trigo para suas receitas

4 minutos para ler

A farinha de trigo é um dos ingredientes mais presentes na cozinha do brasileiro. Graças a ela, várias das nossas receitas favoritas são elaboradas de maneira saborosa e prática. Várias opções e marcas de farinha de trigo estão disponíveis no mercado, o que pode dificultar a nossa escolha pelo ingrediente ideal.

Existem algumas estratégias para escolher a farinha de trigo perfeita. Então, que tal conhecer algumas dessas orientações para ter mais sucesso na sua próxima receita? Confira abaixo seis dicas para comprar farinha de trigo para suas receitas:

Conheça os tipos de farinha disponíveis no mercado

Para não errar na hora de comprar a farinha de trigo ideal para a sua receita, é preciso antes conhecer os vários tipos desse ingrediente disponíveis no mercado, para que você não erre na hora da escolha. Além da farinha de trigo tradicional e de outras especiais, é possível encontrar farinhas de vários outros produtos, como aveia e arroz, que podem não se adequar à receita que você quer preparar. Conheça as principais opções:

  • Farinha de trigo T55 (super fina)
  • Farinha de trigo T65 (fina)
  • Farinha de trigo T80 (semi-integral)
  • Farinha de trigo T110 (semi-integral)
  • Farinha de trigo T150 (integral)
  • Farinha de milho
  • Farinha de centeio T70
  • Sêmola de trigo
  • Farelo de trigo
  • Glúten de trigo
  • Farinha de soja
  • Farinha de arroz
  • Floco de trigo
  • Floco de aveia
  • Floco de centeio
  • Floco de arroz

Fique atento à grossura de moagem da farinha de trigo

A grossura da moagem pode influenciar bastante no tipo de receita que você quer preparar. O número que vem indicado no rótulo da farinha de trigo é referente à grossura da moagem realizada naquele produto. Quanto maior o número, mais grossa é a farinha e, por consequência, mais integral e completa a semente é.

Por esse motivo, a farinha de trigo super fina (T55) é muito boa para preparar pães de maneira mais fácil, enquanto a farinha integral (T150) é nutricionalmente mais interessante para essas receitas.

Entenda a importância do glúten na farinha

O glúten é uma proteína encontrada na semente do trigo que pode ser considerada alergênica para algumas pessoas que apresentam o quadro de doença celíaca, por isso ele tem sido excluído de algumas receitas. Quem não apresenta essa doença pode ingerir o glúten normalmente e se beneficiar do uso dessa proteína nas suas receitas, já que ela é a responsável por permitir a expansão da massa durante o contato com o calor no forno. Farinhas sem glúten geralmente resultam em massas menos fofas e mais duras.

A farinha pronta para pão é uma ótima alternativa

A farinha pronta para pão é uma mistura que contém o trigo, o fermento e o sal nas quantidades ideais para se desenvolver uma massa de pão saborosa. Por isso, esse tipo de farinha pode ser uma boa alternativa para quem ainda não tem o domínio da técnica para elaborar esse alimento. Porém, se você gosta de se aventurar na cozinha, a melhor pedida é sempre preparar a sua própria mistura, criando pães completamente diferentes.

Farinha de trigo especial não é uma farinha pronta

A farinha de trigo especial é o nome dado para o produto que tem uma qualidade superior, com maior concentração de gérmen e glúten em sua composição do que as farinhas de trigo normais. Elas não são misturas prontas com fermento e sal, como as que foram descritas no item anterior.

Cuidado ao trocar farinhas de trigo normais por integrais

Se você está seguindo uma receita de pão, de macarrão ou de outro alimento que use a farinha de trigo, mas está querendo substituí-la pela farinha integral, é bom ficar atento. As receitas que exigem o uso de farinha de trigo branca só podem ser preparadas com esse ingrediente, já que ele absorve a água e os outros líquidos de maneira diferente da farinha integral. Se você quer fazer uma receita com farinha de trigo integral, certifique-se de que a receita é adaptada a esse tipo de ingrediente.

Esses detalhes são muito importantes na hora de comprar a farinha de trigo correta para suas receitas. Você tem alguma outra observação importante sobre o cuidado na hora de comprar esse produto? Deixe suas dicas nos comentários!

Você também pode gostar

Deixe um comentário