5 qualidades para ser um bom cozinheiro

cozinheiro
4 minutos para ler

O cozinheiro é como um alquimista. Ele mistura diversos ingredientes, aplica as técnicas adequadas a cada procedimento e cria pratos que vão além da nutrição de seres humanos. Pensando dessa forma, essa é uma profissão extremamente satisfatória.

No entanto, como em qualquer outra carreira, existem alguns percalços — e para se tornar um chef de cozinha, é preciso saber lidar com eles. Se você aspira essa profissão, fique ligado no post que produzimos.

Aqui nós elencamos as 5 qualidades para ser cozinheiro que farão toda a diferença na sua vida profissional. Confira!

1. Higiene e organização são fundamentais

Dois dos pontos mais importantes em uma cozinha são a higiene e a organização do ambiente. A primeira impacta diretamente na qualidade da comida e na saúde dos consumidores. Já a segunda se refere ao tempo de preparo dos pratos e à capacidade de uma equipe em coexistir dentro de um espaço pequeno e com muitas chances de se machucar.

Por isso, é fundamental que qualquer cozinheiro saiba manter-se limpo — ele deve cuidar da higiene das mãos, das próprias roupas e da estação de trabalho que ocupa. Ele também deve ser organizado para que não se perca dentro das demandas e não atrapalhe os colegas de cozinha durante o turno.

2. Capacidade de concentração

O trabalho dentro de uma cozinha pode ser caótico, principalmente nos horários de pico de um restaurante. Por isso, uma das qualidades para ser cozinheiro de primeira é saber manter-se concentrado mesmo quando tudo parece acontecer à sua volta.

Isso não significa ficar em silêncio no seu canto, mas que você deve ter a capacidade de executar suas tarefas, receber novos pedidos e se comunicar com a equipe sem deixar de lado o que está fazendo. É um olho no peixe e outro no gato.

3. Curiosidade e abertura a novos sabores

Assim como todo escritor deve ler muito e todo ator deve assistir a muitos filmes, um cozinheiro deve experimentar novos sabores sempre que tiver oportunidade. Isso faz com que o seu repertório pessoal fique mais rico, o que reflete na qualidade das receitas que ele desenvolve.

Nesse sentido, vale experimentar novos pratos em restaurantes requintados e estrelados, mas também nas feiras de rua e mercados populares dentro da sua própria cidade ou em regiões totalmente diferentes da sua. O segredo é diversificar.

4. Sensibilidade e flexibilidade

A sensibilidade sobre a qual nos referimos neste tópico não é a gustativa. Ou seja, não é a capacidade para reconhecer temperos e sabores, embora ela seja de igual importância para se tornar um cozinheiro.

Estamos falando sobre a sensibilidade de saber lidar com as outras pessoas da equipe de trabalho. Afinal, um bom chef de cozinha é aquele que consegue criar um ambiente saudável, no qual todas as pessoas são igualmente valorizadas, independentemente do cargo que ocupam.

Também é fundamental ser flexível e saber se adaptar às diferentes situações que possam acontecer na cozinha — principalmente se você for trabalhar com ingredientes sazonais e orgânicos, que nem sempre estarão disponíveis para compra.

5. Resiliência e a capacidade de aprender com os próprios erros

Antes de mais nada, é importante deixarmos claro: nenhuma pessoa é perfeita. Essa frase se estende também para os chefs de cozinha, que frequentemente tendem ao perfeccionismo. Isso posto, uma das qualidades para ser cozinheiro de primeira é a resiliência e capacidade de aprender com os próprios erros.

Ou seja, é preciso entender que é normal errar e não sofrer com isso. Acima de tudo, o chef deve analisar a situação e compreender quais foram os fatores que levaram ao erro, corrigi-los e trabalhar para que nunca mais aconteçam.

Dentre todas as qualidades necessárias para ser cozinheiro, a mais importante é entender que esse é um caminho árduo. Assim como em todas as outras profissões, é preciso começar como um aprendiz e aproveitar todas as oportunidades para aumentar o repertório pessoal — tanto de sabores e técnicas quanto de habilidades para trabalhar em equipe.

Acima de tudo, é preciso ter respeito pelos colegas de trabalho e pelos clientes que se alimentarão do seu trabalho. Você gostou deste conteúdo? Então assine a nossa newsletter e receba mais textos como este diretamente na sua caixa de entrada!

banner 6
Você também pode gostar

Deixe um comentário