5 farináceos alternativos para utilizar em suas receitas
Quando o assunto é farinha, vale lembrar que nem todas são do mesmo saco! Farináceos alternativos têm se tonado cada vez mais populares, invadindo as prateleiras dos melhores supermercados e facilitando o acesso a esse tipo de produto.
No post de hoje você conhecerá 5 alimentos alternativos, que são utilizados como substitutos à farinha de trigo e outras farinhas comuns. Seja por motivos de intolerância à glúten, vida saudável ou curiosidade, experimente os benefícios de cada um desses farináceos!
Farinha de arroz sem glúten
A farinha de arroz é a principal substituta da farinha de trigo e a sua digestão é, consideravelmente, rápida. Biscoitos, bolos e pães ficam muito mais leves quando se utiliza esse tipo de farinha. É um alimento saudável e seu sabor é neutro. Muito usada para empanar, ela absorve menos gordura nas frituras. Comidas empanadas ficam muito mais sequinhas e saborosas, apresentando menor quantidade de calorias. Além disso, é rica em sais minerais, carboidratos, proteínas e fibras.
Fécula de batata sem glúten
É considerada uma farinha de fácil digestão e, quando combinada com ovos, é uma excelente opção para a panificação. Possui um leve sabor de batata — que pode ser camuflado facilmente — e é bem fina. Pode ser encontrada em supermercados com facilidade e é uma ótima alternativa para quem possui intolerância ao glúten.
Gérmen de trigo torrado
Eis a menor parte do grão. Bem pequeno, o gérmen é, também, a parte mais nobre do trigo. Ele oferece mais proteína do que a carne para o organismo e é muito indicado para quem sofre de colesterol alto ou consome bebidas alcoólicas em excesso, por ser muito nutritivo.
É muito utilizado para quem quer perder peso, já que suas propriedades auxiliam na absorção e eliminação de gorduras e dá uma sensação de saciedade. As mulheres são muito beneficiadas pelos seus nutrientes, que atuam diretamente nas glândulas sexuais, ajudando a regularizar o ciclo menstrual.
Farinha de linhaça
Há dois tipos de farinha de linhaça: a marrom e a dourada. Os dois tipos possuem grande valor nutricional e são fonte de vitaminas, proteína vegetal, minerais, fibras e ômega 3 — nutriente que não é produzido pelo organismo, mas que é essencial para a saúde. O produto, ainda, é um forte aliado para o emagrecimento, já que as gorduras insaturadas têm poder anti-inflamatório. Essa farinha deve ser conservada na geladeira, em recipiente cuidadosamente fechado. O ideal é consumir 60 calorias — o equivalente a duas colheres de sopa — por dia. Saladas, sopas, iogurtes, sucos e vitaminas são alimentos que combinam perfeitamente com a farinha de linhaça.
Farinha de grão de bico
Essa farinha é uma fonte riquíssima de proteínas e do aminoácido que auxilia o corpo a produzir a serotonina — hormônio responsável pela sensação de bem estar. Além disso, ela possui vitaminas do complexo B, amido, fibras solúveis e minerais — zinco, potássio e ferro. É um alimento bastante rico quando se trata de ferro e cálcio e, geralmente, é encontrado em mercearias, lojas especializadas e cerealistas. A versão brasileira dessa farinha é a farinha de acarajé, também chamada de farinha de feijão fradinho.
Gostou da nossa lista de farináceos? Utiliza algum outro em suas receitas? Compartilhe conosco!