5 festivais gastronômicos para aumentar as vendas da sua padaria

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Dizem por aí que as empresas do ramo alimentício têm mercado garantido e, por isso, passam imunes a qualquer crise, fazendo com que padarias, lanchonetes e restaurantes continuem registrando lucros mesmo em tempos difíceis. Porém, o aumento da concorrência e da exigência dos clientes faz com que os empreendedores precisem constantemente investir em inovações e estratégias para conquistar o consumidor e se destacar no mercado. Afinal de contas, é melhor se garantir, não concorda? Pois especialmente para as padarias, uma estratégia extremamente eficaz consiste na criação de festivais gastronômicos, normalmente ligados a datas comemorativas, a estações do ano e até a ingredientes de destaque local. Confira algumas sugestões para aumentar as vendas e a satisfação dos clientes:

No inverno: caldos e sopas para se aquecer do frio

Uma maneira simples de atrair os clientes e aumentar as vendas em épocas frias é disponibilizar um cardápio de caldos e sopas, preparados diariamente com ingredientes naturais e saborosos. As sopas podem ser consumidas no local, acompanhadas de pão fresco, torradas, queijos e vinho, ou você pode disponibilizar embalagens para que sejam levadas para casa. Caldo verde, sopa de feijão, creme de queijo, canja de legumes, minestrone: ofereça várias opções de sabores ou selecione um prato especial do dia com preço acessível e tenha sempre uma opção vegetariana. Para as crianças, uma sopa com macarrão de letrinhas ou torradas em formatos de estrela são atrativos interessantes!

No verão: saladas, sanduíches e sucos para refrescar

Para as épocas mais quentes do ano, renovar o cardápio com opções leves e saborosas é uma boa maneira de aumentar as vendas em sua padaria. Saladas de folhas verdes e legumes, com molhos refrescantes — como de iogurte ou de ervas —, sanduíches naturais com pão integral e recheio de frango, atum, queijo e vegetais, sucos naturais preparados na hora e até mesmo milkshakes são ótimas opções, que não pesam no estômago e agradam bastante os clientes.

No final de ano: produtos natalinos para entrar no clima

Nos últimos meses do ano, os supermercados ficam repletos de panetones industrializados, mas muitas pessoas preferem os produtos artesanais, que geralmente são muito mais saborosos. Uma boa maneira de aumentar as vendas nessa época é produzir panetones diferenciados, com adição de chocolate, nozes, recheios trufados e coberturas coloridas. Oferecer encomendas de produtos para a ceia, como carnes e aves assadas, farofas, maionese e sobremesas geladas também costuma ser bem lucrativo, especialmente nos dias mais próximos ao Natal.

Durante o ano inteiro: destaque para ingredientes locais

Uma boa maneira de aumentar as vendas, diminuir os custos e ainda se destacar entre os concorrentes é investir em produtos com ingredientes locais, que são mais baratos e geralmente muito apreciados pelos clientes. Assim, se a cidade se destaca pelo cultivo de cana, por exemplo, é possível oferecer caldo de cana puro ou batido com frutas. Se o forte da produção local é o morango, destaque produtos com a fruta na padaria — aí você pode investir em tortas, bolos, sucos e espetinhos com cobertura de chocolate. Se o milho é a cultura mais presente na cidade, tenha sempre pães, bolos, sucos, doces, pamonhas e espigas de milho com manteiga à disposição dos clientes. Viu como, com criatividade, é mais que possível criar produtos que evidenciam os produtores locais e aumentam naturalmente as vendas?

O destaque da casa: para aumentar de vez as vendas

O produto mais vendido ou mais procurado na padaria pode render uma boa estratégia para se destacar no mercado. Assim, se o quitute mais vendido é a coxinha, por exemplo, ela pode receber novos recheios e ser oferecida em versões mini e gigante. Se o que mais faz sucesso é determinado tipo de pão, ele pode ser usado para fazer sanduíches, torradas e até farinha! Já se a preferência dos clientes for pelos sucos naturais, a padaria pode oferecer cartões fidelidade, por meio dos quais, a cada 10 sucos consumidos, um é cortesia da casa. Com pequenas estratégias como essas, os clientes se sentem reconhecidos e o sucesso da padaria só tende a aumentar!

E para se preparar para o Natal e garantir bons lucros com a chegada do papai noel, não deixe de ler nosso artigo ensinando como sua padaria deve se preparar para as festas de fim de ano! E você, já oferece festivais gastronômicos na sua padaria? Que ações você realiza para aumentar as vendas e conquistar os clientes? Deixe seu comentário e divida suas experiências conosco!

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