Entenda por que você deve padronizar o processo de produção da sua padaria

3 minutos para ler

fotooooo

Cortar custos e aumentar a qualidade dos produtos são os ganhos mais imediatos e significativos quando se opta por padronizar os processos de uma padaria. Nesse contexto, conforme os processos vão se uniformizando, o passo a passo de cada atividade e o papel desenvolvido por cada um dos membros da organização passam a se dar de maneiras infinitamente mais eficientes. Isso sem contar que os procedimentos se tornam mais seguros, já que se tem uma referência sobre como exatamente realizar cada tarefa, sendo até mais fácil reproduzir etapas com excelência. Além do mais, o negócio se torna independente, não precisando necessariamente contar com um padeiro em especial ou com algum outro funcionário que cuide de determinada área há anos e anos.

O ganho da padronização dos processos alinhado a uma boa escolha de produtos para padarias, contando com fornecedores confiáveis, tornam-se verdadeiros diferenciais para o negócio. Mas por que implementar essa padronização? Pois foi pensando nisso que resolvemos separar algumas dicas especiais para você no post de hoje! Então confira:

Seleção de fornecedores confiáveis

Uma boa distribuidora de farinha e uma boa distribuidora de produtos para padarias em geral são contatos primordiais para qualquer padaria funcionar a pleno vapor. Afinal de contas, não é só uma boa gestão de processos que fará com que os produtos tenham qualidade superior, mas bons insumos também, que propiciem uma regularidade na linha de produção.

Ganho na qualidade dos produtos

Com processos padronizados, as chances de se desenvolver um produto facilmente replicável com qualidade superior se tornam maiores. Desenvolver o passo a passo de cada receita, quebrando esse processo em etapas cada vez menores, possibilita que o responsável por cada tarefa tenha mais facilidade na execução, automaticamente uniformizando sua produção. Além disso, com os processos separados e devidamente padronizados, a correção de equívocos e erros se torna infinitamente mais fácil.

Facilidade na troca de distribuidora

Quando se conta com microprocessos definidos, a simples substituição de determinado insumo na produção se torna menos trabalhosa. Assim, identificar quando se está usando produtos de má qualidade vira uma tarefa fácil, bastando apenas que o gestor mude de distribuidora de produtos para padarias ou, em alguns casos, de distribuidora de farinha.

Como já foi citado anteriormente, a facilidade na substituição ou mesmo na melhora da qualidade dos insumos usados é uma grande vantagem da padronização dos processos. Assim, aproveite-se disso para selecionar bem sua distribuidora de farinha, que nada mais é que o insumo básico para a fabricação de pães, além de sua distribuidora de produtos para padarias.

Viu como é de suma importância ter os processos de produção da sua padaria bem definidos, tanto para manter uma maior unidade na equipe — possibilitando um aumento de produtividade — como para corrigir determinados equívocos no processo produtivo. Afinal de contas, é preciso aproveitar qualquer tipo de vantagem competitiva em relação aos concorrentes. E a padronização de processos alinhada a uma boa escolha de fornecedores é, sim, uma grande maneira de sair na frente dos demais!

E então, gostou das nossas dicas? Ficou ainda alguma dúvida ou tem sugestões a fazer? Comente aqui e compartilhe seu ponto de vista e seus questionamentos conosco! Participe!

Você também pode gostar

Deixe um comentário