8 dicas para inovar em sua sorveteria

8 dicas para inovar em sua sorveteria
7 minutos para ler

Baunilha, chocolate, flocos e napolitano são deliciosos sabores clássicos de sorvetes, não é mesmo? Por isso, é claro que a tradicional sorveteria a quilo, com opções desse tipo acompanhadas de coberturas e confeitos, nunca deixará de ser uma excelente parada nos finais de semana e dias quentes. Mas o que fazer quando a sua não passa de mais uma das diversas sorveterias no bairro?

Não dá para achar que você vai continuar conquistando os clientes com o de sempre, não concorda? Pois para fazer sua sorveteria crescer, mesmo diante da concorrência acirrada e da exigência cada vez maior dos consumidores, é preciso apostar na inovação em sorveterias e ficar de olho em tendências no mercado de sorvete — e não apenas no cardápio!

Quer saber como promover essa revolução? Então conheça agora mesmo 8 valiosas dicas para fazer seu negócio se destacar de vez.

1. Invista em design surpreendente como inovação em sorveterias

O que você faz quando sua pesquisa no Google o direciona para um site antiquado, malfeito e com navegação difícil? Provavelmente sai na mesma hora ou, no máximo, dá uma olhadinha bem rápida, certo? E com a sua sorveteria é a mesma coisa! Se o cliente passa na porta e não gosta do ambiente, da sua logomarca ou até do uniforme dos atendentes, é bem possível que saia para procurar outro lugar.

Por isso, não deixe de investir no visual da loja! Conte com cadeiras confortáveis, uma marca própria, congeladores modernos, uma decoração acolhedora e, claro, limpeza e iluminação impecáveis. A decoração atraente é uma das maiores tendências no mercado de sorvete.

Uma ideia bacana para se destacar é apostar em um tema na decoração da sua sorveteria, o que faz com que ela seja lembrada com mais frequência pelo consumidor. Para isso, troque os tradicionais cartazes de crianças se lambuzando com as casquinhas e coberturas luxuriosas derretendo nas taças de sundaes por itens mais inusitados, como pinguins, flocos de neve ou mesmo uma temática havaiana! Já pensou em como isso pode chamar a atenção das pessoas?

2. Crie promoções malucas

Oferecer promoções não significa simplesmente dar descontos em determinados sabores de sorvete ou em certas épocas e horários, ok? Inovar nesse quesito é surpreender o consumidor com campanhas diferentes e que mostrem como sua sorveteria se difere da concorrência — para melhor, obviamente!

Assim, você pode criar semanas temáticas com edição limitada de sabores e pratos especiais, associar os produtos a fatos da atualidade — lembra-se do caso do vestido azul e preto ou dourado e branco? Imagine o sucesso de uma promoção associada a ele na época do seu auge! Você pode também criar campanhas ligadas à estação do ano. Resumindo: seja criativo e foque naquilo que seu público-alvo realmente se interessa.

3. Experimente combinações ousadas

Passemos agora para o menu. Não dá para oferecer todo o diferencial mencionado acima sem inovar também no que sua sorveteria realmente vende, não é verdade? Assim, conquiste o freguês com as tendências no mercado de sorvete e aposte em sabores diferentes, sem hesitar em ir além do mero sorvete com calda e confeitos. Como ir à sorveteria, hoje em dia, é um programa bem semelhante a uma ida a um restaurante, muitos consumidores não se importam — muito pelo contrário — em esperar a chegada de um pedido mais especial.

Por isso, além do self-service, conte também com um cardápio que inclua pratos diferenciados, como panquecas, brownies, petit gâteau, waffles, bolos, saladas de frutas e cafés, tudo acompanhado, claro, de sorvete! Deu água na boca só de imaginar, não deu?

4. Ouse com sabores inesperados e sazonais

Você já foi a alguma sorveteria comum de bairro e tomou um sorvete de maçã verde? E de xarope de maple? Apostar nesses sabores exóticos certamente é uma boa inovação em sorveterias e fará com que sua empresa seja reconhecida e muito procurada. Afinal, não é todo dia que se pode experimentar sorvetes tão diferentes assim.

Outra dica bem interessante é criar edições limitadas com as frutas da estação ou com opções mais exóticas. Que tal investir em um menu de frutas tropicais ou regionais, por exemplo? Com certeza você vai fazer muito sucesso!

5. Aposte no nicho saudável, uma das grandes tendências no mercado de sorvete

Não é segredo nenhum que os consumidores têm procurado cada vez mais por alternativas benéficas para a saúde nos bares e restaurantes. E esse é mais um diferencial que a sua sorveteria pode oferecer!

Além disso, pode ser muito inoportuno quando o estabelecimento não tem uma opção para clientes adeptos de um estilo de vida mais saudável. Isso pode fazer com que ele desista de consumir e fique apenas aguardando seus acompanhantes terminarem de comer.

Nessa pegada, que tal preparar smoothies com os sorvetes de frutas e contar com opções diet, sem lactose, veganos, com proteínas ou zero açúcar? Não perca essa oportunidade! Acolha também esse nicho como uma ótima inovação em sorveterias e atraia cada vez mais consumidores.

6. Diversifique seu cardápio para atender a todos os públicos

Para atender a um público maior, é interessante diversificar seu cardápio. Afinal, uma sorveteria deve receber crianças, jovens e adultos, mas nem sempre todos estão com vontade de comer sorvetes. Dessa maneira, apresente outras opções interessantes, como açaí, shakes proteicos e sucos variados.

Outra sugestão é criar uma linha gourmet. Essa é uma das grandes tendências no mercado de sorvete, com sabores especiais, produzidos com matéria-prima de primeira linha e método de preparo quase artesanal.

7. Tenha opções salgadas

Há muita gente que não é muito fã de doces ou sente a necessidade de comer algo salgado antes de partir para o consumo do sorvete. Pensando nisso, ter algumas opções de alimentos salgados é sempre uma proposta interessante!

Isso vai fazer com que a sua sorveteria fique mais completa e atenda às necessidades do seu público de maneira bem mais abrangente. Afinal, quem nunca sentiu vontade de comer um docinho depois de algo salgado, não é verdade?

8. Experimente adicionar cafés e doces ao menu

Outra grande inovação em sorveterias são os drinks com café e sorvete. Aposte em sabores inusitados e acrescente outros elementos, como creme de avelã. Doces secos, como os brigadeiros gourmet, são excelentes acompanhamentos e ainda ficam deliciosos quando combinados com sorvete.

Portanto, aproveite que os cafés diferentes são grandes apostas da atualidade e invista em frappuccinos, cappuccinos e expressos. Os drinks são deliciosos e fazem muito sucesso, além de serem uma boa maneira de atravessar os meses frios. Basta substituir o sorvete por opções mais quentinhas e servir com os salgados, cookies e outros doces, por exemplo.

Apostar nas tendências no mercado de sorvetes garante que você tenha o diferencial necessário para se destacar em meio à concorrência e vencer as épocas mais frias do ano.

Para isso, esteja sempre de olho em tudo o que há de mais interessante com relação à inovação em sorveterias e veja o que melhor se enquadra no seu empreendimento. Assim, você vai estar sempre um passo à frente da concorrência e seus clientes vão sentir que visitar seu espaço é muito mais uma experiência de consumo do que simplesmente tomar sorvete!

E então, já pensou no que vai fazer para inovar na sua sorveteria? Comente aqui e nos conte suas ideias e dúvidas! E não deixe de conferir também nosso post com 6 dicas para que a sua sorveteria continue vendendo mesmo no inverno!

Você também pode gostar

Deixe um comentário