4 tendências da confeitaria para 2021 que você deve acompanhar
Assim como as outras especialidades da Gastronomia, a confeitaria procura sempre se reinventar, já que os sabores, as técnicas e as decorações surgem rapidamente nesse mercado. Se você empreende no ramo e quer fazer uma renda extra, é fundamental conhecer as principais tendências da confeitaria para se destacar da concorrência.
Da mesma forma que várias cores e formatos de doces e bolos são criados de maneira inovadora, tecnologias e acessórios são apresentados às pessoas que trabalham nesse nicho. Além disso, surgem tendências para quem sofre com algum problema alimentar ou que faz dietas específicas e restritivas.
Se você quer saber quais são as novidades da confeitaria para o ano de 2021, não perca o nosso post. Boa leitura!
1. Doces gourmet
Os doces gourmet estão no mercado há algum tempo e eram encontrados em festas de aniversário e casamentos, mas hoje você pode produzi-los e vendê-los em qualquer situação. Eles são uma das grandes tendências do mundo da confeitaria, pois são fáceis de serem feitos: basta criar sabores a partir de receitas comuns, como pão de mel, trufas e brigadeiros.
Nesse caso, quem manda é a criatividade. Aposte em produtos como cacau, castanhas, nozes e creme de avelã ou faça uma pesquisa com os seus clientes, para entender o que eles querem consumir.
2. Doces orgânicos e saudáveis
Além dos docinhos gourmet, a demanda pelos orgânicos e saudáveis também está aumentando em função dos veganos e das pessoas que prezam por um estilo de vida com mais saúde.
Não é preciso mudar todo o cardápio para atender esse público, mas criar alguns produtos com mais saudáveis pode ajudar você a aumentar as vendas, explorando um mercado que não é muito comum. Algumas opções de doces incluem mousses, tortas, barras de cereais e brigadeiros.
3. Bolos confeitados com perfeição
Sabe aquela preparação que vemos na televisão ou quando navegamos pelas redes sociais e aparece um vídeo que mostra o preparo de um doce lindo? Sabia que os bolos perfeitos são uma tendência da confeitaria? Uma ótima dica é adaptar essa novidade à sua realidade.
Se você não costuma fazer bolos de aniversário, de casamentos ou em grandes tamanhos, comece treinando e confeitando em cupcakes, por exemplo. O importante é usar a criatividade para criar decorações que deixarão seus clientes impressionados.
4. Uso de ingredientes frescos
Os produtos ultraprocessados já se mostraram nocivos para a saúde, por isso, muitas pessoas preferem consumir alimentos naturais e frescos. Essa é uma boa opção para quem quer se destacar no mercado da confeitaria e conquistar novos paladares.
As receitas com frutas frescas, castanhas e adoçantes naturais estão entre as tendências que merecem bastante destaque. Além disso, os legumes proporcionam um ótimo sabor e excelente textura aos doces. Use e abuse desses ingredientes!
Agora que você já conhece as principais tendências da confeitaria, saiba que é muito importante se aprimorar na área para começar a reproduzir os doces. Faça cursos de especialização e use ingredientes de qualidade em suas preparações.
Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, conheça as tendências da Páscoa para 2021!