Veja como montar uma pesquisa de satisfação do cliente para o seu negócio

Veja como montar uma pesquisa de satisfacao do cliente para o seu negocio
4 minutos para ler

Independentemente do segmento de atuação, a satisfação do seu público-alvo é um dos fatores mais determinantes para o sucesso do seu empreendimento. Não importa se você é proprietário de um estabelecimento de grande porte, como uma das padarias mais conhecidas da cidade, ou se está iniciando no ramo alimentício, atuando, por exemplo, com a venda de doces e bolos “gourmetizados” e preparados em casa.

O fato é que as suas chances de expansão e de sucesso são diretamente proporcionais ao nível de contentamento daqueles que consomem os seus produtos e têm a chance de avaliar o serviço que é prestado, como a rapidez no atendimento, a celeridade na entrega, a cordialidade e a agilidade para solucionar inconvenientes. No entanto, no ramo de food service, como esse aspecto pode ser mais facilmente avaliado?

Você já ouviu falar sobre a pesquisa de satisfação? Se esse ainda não é um tema de total domínio, continue a leitura deste post e entenda não apenas por que é válido implementá-la, mas também, como fazê-lo. Boa leitura!

O que é a pesquisa de satisfação e para que ela serve?

Reflita conosco: atualmente, como você é capaz de avaliar se as suas estratégias de vendas vêm sendo efetivas? De que maneira você consegue saber se os produtos que tem comercializado estão agradando o seu público-alvo?

Se você teve dificuldade de responder aos questionamentos levantados acima, saiba que o caminho para tornar viáveis a coleta e análise de todos esses pontos é a pesquisa de satisfação. Basicamente, ela é uma ferramenta que tem o propósito de quantificar o nível de contentamento dos seus clientes, levando em consideração toda a sua experiência com o negócio.

Desse modo, com o resultado em mãos, você tem a chance de identificar o que não vai bem na perspectiva do consumidor e pode ser melhorado, além de reconhecer em que vem acertando e o que tem contribuído para a fidelização dos compradores. Isso é interessante porque, na maior parte das vezes, o olhar de quem está dentro do empreendimento pode não alcançar algumas falhas cometidas, nem reconhecer alguns pontos fortes e possíveis oportunidades de crescimento.

Como elaborar uma pesquisa de satisfação?

As estratégias podem ser mais simples do que você imagina. Confira.

Tenha o objetivo definido

O primeiro passo é estabelecer o seu propósito por trás da implementação de uma pesquisa de satisfação. Então, pergunte a si mesmo: “em relação a quais aspectos eu quero avaliar o nível de contentamento do meu público?”.

A definição da finalidade é primordial para que o foco não seja perdido ao longo do processo. Além disso, esse primeiro estágio ajudará a não coletar opiniões que não tenham relação com o que, de fato, você gostaria de analisar.

Estabeleça o público-alvo da pesquisa

A depender do porte do seu empreendimento, será difícil considerar a opinião de todos os consumidores. Sendo assim, uma boa alternativa é fazer um “recorte” do público, delimitando o número de clientes que serão consultados.

Estruture as perguntas que farão parte do questionário

No momento de estruturação da pesquisa, você precisa definir o caráter e a quantidade de perguntas que a comporão. Você já decidiu, por exemplo, se ela será qualitativa, quantitativa ou híbrida? A escala de respostas já foi pensada?

Todos esses aspectos são importantes, e é necessário manter em mente que os questionamentos devem ser objetivos e claros, sem deixar margem para equívocos. Logo, ao estruturá-la, busque tornar a interpretação tão fácil quanto possível para os respondentes.

Como você pôde ver, uma pesquisa de satisfação não apenas representa um instrumento capaz de estreitar a relação do empreendimento com o público, mas também, pode ser um meio de identificar quais pontos merecem maior atenção e precisam ser melhorados. Da mesma forma, você ainda é capaz de verificar aqueles que têm gerado bons resultados e que merecem ser potencializados ou expandidos.

E então? Este conteúdo serviu como um pontapé inicial para que você formule a sua própria pesquisa de satisfação e, a partir dela, implemente as melhorias necessárias? Deixe um comentário sobre o tema e contribua com a sua experiência na aplicação dessa ferramenta!

Você também pode gostar

Deixe um comentário