Como definir o peso do ovo de páscoa?

Como definir o peso do ovo de pascoa
3 minutos para ler

Se você está se aventurando pelo mundo da fabricação dos chocolates, precisa aprender a definir o peso do ovo de páscoa.

Afinal, vale o peso só do chocolate, da casca do ovo? Do ovo com seus recheios? E como pesar isso tudo?

Neste texto vamos tirar essas e outras dúvidas, mostrar quais os pesos mais comuns vendidos no mercado e como produzir isso tudo?

Se você quer estar com a produção a todo vapor para a próxima Páscoa, continue a leitura deste post, aprenda e coloque em prática já!

Conheça os tamanhos mais vendidos de ovos de páscoa

Existem uma infinidade de tamanhos de ovos de páscoa no mercado, mas alguns deles são os mais vendidos e é onde o foco de uma confeiteira deve estar. Isso porque, os ovos grandões costumam encher os olhos, mas são mais caros, e nem todo mundo consegue pagar por eles.

Os pequenos servem como lembrancinha para quem não quer deixar a Páscoa passar em branco, mas a grande maioria dos consumidores se concentram mesmo entre os ovos de 250 e 350g, que não são tão pequenos, nem tão caros.

Portanto, se tiver que produzir uma numeração em grande escala, concentre-se nesses tamanhos.

Aprenda a determinar o peso do ovo de páscoa

A primeira coisa que você deve aprender sobre ovos de páscoa é que seu peso final deve ser calculado com a casca e o seu recheio. Assim, se você vai produzir um ovo de páscoa com bombons dentro, por exemplo, deve considerar esse peso e descontar no que será usado na casca de chocolate do ovo para que o valor total dê 250g.

A mesma lógica vale para recheios cremosos, que levam brinquedos ou biscoitos e frutas.

Para organizar adequadamente essa pesagem, você vai precisar de uma balança de cozinha para definir com precisão o valor dos seus recheios e da quantidade de chocolate a ser usada na casca do ovo de chocolate.

A balança também deverá ser usada para pesar ovos simples, sem recheios.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Veja como usar a forma do ovo de acordo com o seu peso

Agora que você já sabe como calcular o peso do ovo de páscoa que vai vender, veja como usar a referência dos números das formas para fazer o ovo com a gramatura que você deseja.

Número do ovo/forma  Gramas

12          pode variar de 100 a 120g

15          pode variar de 196 a 250g

20        pode variar de 300 a 375g

21          pode variar de 480 a 500g

Como vimos, calcular o peso do ovo de páscoa para vendê-lo adequadamente no mercado é muito simples e deve levar em consideração o peso da casca de chocolate do ovo e também o seu recheio. Essa combinação é que deve representar o peso total do produto com 250, 350 ou 500g.

Caso, o ovo não tenha recheio, o ovo de chocolate deve ter sua casquinha de chocolate mais grossa e representar o peso final do ovo. Para ambas as situações, a confeiteira deve usar uma balança de cozinha para auxiliar no seu trabalho.

Agora que você já sabe como calcular o peso do seu ovo de páscoa, que tal curtir a nossa página do Facebook?

banner 1
Você também pode gostar

Deixe um comentário