Passo a passo para montar uma padaria de sucesso

pexels photo 11855347
4 minutos para ler

Empreender é o sonho de milhões de brasileiros e, se você está lendo este artigo, além de compartilhar deste sonho, provavelmente acredita que abrir uma padaria é o negócio ideal para o seu perfil empreendedor. Acertamos?

Então, para auxiliá-lo, nós criamos este artigo com um passo a passo sobre como montar uma padaria. Acompanhe nossas dicas e aprenda a estruturar uma padaria de sucesso!

Qual o tipo de padaria?

Com a evolução constante no setor de panificação, modelos diferenciados de padaria têm sido instalados com êxito no país. Neste sentido, é preciso saber exatamente qual o perfil do negócio no qual você deseja investir para ter maiores chances de abrir uma padaria de sucesso. Veja alguns exemplos:

  • Padarias artesanais: a produção é toda local e pode contar com a revenda para outros estabelecimentos;
  • Padarias boutique: foco em clientes de alto poder aquisitivo e vendas de itens sofisticados, como importados, além de pães e doces finos, geralmente de fabricação própria;
  • Padarias de conveniência: a tradicional padaria de bairro que mescla itens de fabricação própria, além de artigos de mercearia e de conveniência.

Em todos estes casos, vale a pena testar novas receitas e seguir algumas tendências do mercado de panificação.

Quem é meu público-alvo?

Outro passo importante consiste na definição do público de consumidores que você deseja atingir. Faça uma pesquisa com moradores da região na qual a padaria será instalada e colete informações como: qual o nível socioeconômico deste público? Quais as preferências de consumo destes possíveis clientes? Qual a sua faixa etária e porque viriam a consumir na sua padaria?

Não tenha dúvidas: estas informações são cruciais na hora de definir o perfil do seu negócio.

Qual o investimento necessário?

Quando for calcular o capital que será preciso para abrir sua panificadora, seja detalhista. Leve em conta o custo dos equipamentos (fornos, assadeiras, cilindro etc.), a reserva necessária para os primeiros meses, o capital de giro, dentre outros fatores.

De acordo com o Sebrae, o custo para abertura de uma padaria pode girar em torno de R$ 110 mil. Este valor pode ser maior ou menor, dependendo do tipo de padaria no qual você deseja investir.

Quais os procedimentos necessários para abertura de uma padaria?

Como em toda empresa brasileira, há variações de estado para estado quanto aos procedimentos necessários para a abertura de um negócio. Entretanto, estes são alguns dos passos iniciais:

  • Defina o tipo de regime tributário de sua empresa;
  • Registre-se na Junta Comercial, na Secretaria da Fazenda e no Sindicato;
  • Em seguida, inscreva seu CNPJ junto à Receita e inscreva-se na Prefeitura de sua cidade para receber o alvará de funcionamento.

Qual a equipe ideal para uma padaria de sucesso?

Um dos últimos passos de nossa lista diz respeito à escolha de sua equipe. Também aqui é importante levar em conta seu tipo de negócio. Quer produzir pães e doces finos? Busque confeiteiros e padeiros talentosos, com grande experiência no mercado. Sua padaria será 24 horas? Sendo assim, você precisará de um número suficiente de funcionários para cumprir os turnos.

Como organizar isso tudo?

Agora, você precisará estruturar todas essas informações em um plano de negócios. Nele, busque ampliar ainda mais os detalhes sobre sua futura padaria. Inclua informações precisas e realistas sobre as finanças, o perfil esperado do público, além das questões legais que precisarão ser seguidas para abertura do negócio.

Agora que você já sabe como montar uma padaria, é hora de acompanhar as informações do seu setor. Afinal, manter-se atualizado é parte fundamental da atividade empreendedora. Mas não se preocupe, nós te auxiliamos aqui também.

No nosso blog, além de receitas exclusivas para testar em sua padaria, você poderá acompanhar novidades e tendências do universo de panificação, além de dicas para fortalecer o seu negócio. Gostou? Agora é contigo! Mãos na massa!

NovaSafra banner11
Você também pode gostar

Deixe um comentário