Óleo de palma x óleo de algodão: entenda a diferença entre eles
Os óleos são fundamentais para alimentação humana. Eles são fontes de ácidos graxos e ajudam no transporte de diferentes vitaminas — como A, D, E e K —, além de acrescentarem sabor aos mais diversos alimentos e receitas.
Os óleos vegetais são aqueles extraídos das plantas e costumam ser mais saudáveis que os de origem animal. O óleo de palma e de algodão são dois exemplos e é sobre eles que falaremos neste post.
Conheça as particularidades e os benefícios de cada um!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
As diferenças entre óleo de palma e de algodão
Ainda que os dois sejam óleos de origem vegetal — e, por isso, compartilhem algumas características —, óleo de palma e de algodão têm propriedades e usabilidades distintas. Conheça algumas delas a seguir.
Óleo de palma
Esse é o óleo vegetal mais consumido no mundo. O estado do Pará é responsável por 85% da produção do Brasil. Na indústria alimentícia, é facilmente encontrado em margarinas, sorvetes e bolachas.
Também conhecido como óleo de dendê, esse produto apresenta as mesmas proporções de gorduras saturadas e insaturadas. Essa característica faz com que ele fique sólido em temperatura ambiente.
No entanto, ele não consegue manter suas principais propriedades quando entra em contato com temperaturas muito altas, o que geralmente acontece na cozinha.
Óleo de algodão
Enquanto o óleo de palma apresenta tanto gorduras saturadas quanto insaturadas em torno dos 50%, o de algodão costuma trazer uma proporção de 30% para 70%.
Extraído do caroço do algodão, ele é principalmente encontrado com uma coloração dourada e, às vezes, avermelhada.
Seu sabor é forte e chega a ser semelhante ao da castanha. Outra grande diferença em relação ao óleo de palma, especialmente para quem cozinha, é que ele costuma resistir bem às variações de temperatura.
No setor alimentício, é especialmente empregado em óleos e molhos para saladas, assim como em maioneses. Também é possível encontrá-lo em itens farmacêuticos e cosméticos.
Os principais benefícios de cada um
Agora que você entende mais sobre cada um desses óleos vegetais, fique por dentro também dos benefícios que eles podem trazer à saúde quando usados com moderação.
Óleo de palma
O óleo de palma é especialmente rico em vitamina E e ácidos graxos saturados. Ele pode trazer benefícios para a saúde da pele. Também conta com tocoferóis e tocotrienóis, substâncias que têm características antioxidantes.
Óleo de algodão
O óleo de algodão também traz ácidos graxos e tocoferóis em sua composição. Além disso, o seu consumo fornece ômega 6, substância que contribui para a diminuição do LDL, o chamado mau colesterol.
Seja óleo de palma ou de algodão o seu escolhido, é importante reforçar a necessidade do uso moderado desses condimentos. Como você viu, eles podem ser benéficos, sim, à saúde, além de trazerem um sabor especial aos seus pratos. Porém, quando em excesso, podem desencadear doenças cardiovasculares e complicações dermatológicas.
Também é importante escolher fornecedores que sejam confiáveis e garantam produtos de qualidade. Agora que já está pronto para escolher, conheça o site da Nova Safra! Temos tudo o que você precisa e muito mais.