Fotos de Instragram: como caprichar nas imagens dos pratos?

restaurantes
6 minutos para ler

É inegável que a presença digital já deixou de ser um diferencial e passou a representar uma necessidade para todos os empreendimentos dos mais diversos segmentos — e no setor de food service não é diferente. Por essa razão, mais do que nunca, é necessário não apenas manter uma página do empreendimento nas principais redes sociais (não necessariamente em todas, e sim naquelas mais frequentadas pelo seu público-alvo), mas principalmente ser ativo.

Essa informação nos leva a outro fato que deve ser considerado pelos gestores de negócios do ramo alimentício: segundo um levantamento de 2020, o Instagram é a quinta rede social em popularidade em todo o mundo. Ou seja, ficar de fora da plataforma não é uma opção inteligente.

Entretanto, embora ele venha inovando constantemente e apostando em outros formatos, como Reels, IGTV etc., desde o seu surgimento, o recurso teve o seu foco mais direcionado para a publicação de imagens. Isso enfatiza outra necessidade para fazer um uso estratégico da rede: saber como caprichar nas fotos de Instagram.

É justamente disso que trataremos neste conteúdo, em que vamos ressaltar a importância de tornar essas postagens atrativas e trazer dicas incríveis de como fazê-lo. Boa leitura!

Qual é a importância de apostar na publicação de fotos de Instagram bem pensadas?

Acredite: mesmo aqueles que não têm a gastronomia como paixão dificilmente resistirão a espiar uma imagem bem produzida de um prato bem preparado — e exatamente por isso que apostar em fotos de Instagram estrategicamente pensadas já pode garantir um dos primeiros resultados esperados, que é despertar o interesse de um público em potencial.

Principalmente nos tempos atuais, em que a necessidade de isolamento social para conter a disseminação da Covid-19 tem diminuído consideravelmente as saídas para almoços e jantares fora de casa e, consequentemente, as oportunidades de conhecer estabelecimentos novos, o delivery ganhou ainda mais espaço.

No entanto, em um setor tão concorrido, como o de food service, como se destacar dentre os demais? E, mais do que isso, como se tornar atrativo para aqueles que ainda não tiveram a chance de experimentar os seus pratos?

A resposta está na apresentação das suas preparações, que devem ser atraentes e parecer saborosas, fazendo com que os usuários fiquem com “água na boca” e não resistam à ideia de, por exemplo, fazer um pedido. “Mas é possível alcançar esse resultado sem fazer grandes investimentos em recursos e softwares tecnológicos?”.

Se você pensa que, para produzir boas fotos de Instagram, precisa dispor de equipamentos de alto valor, como uma câmera profissional significativamente cara, um espaço totalmente pensado para a fotografia, diversos recursos de iluminação etc., felizmente, engana-se.

Independentemente do porte do seu negócio, é possível adotar algumas boas práticas simples que o ajudarão a produzir imagens incríveis e que serão um chamariz não só para os clientes já fidelizados, mas também para os novos. A seguir, confira algumas delas!

Como tirar fotos “instagramáveis” incríveis dos pratos?

Dedique algum tempo à montagem dos pratos

Uma verdade deve ser dita: a montagem é tudo. Na posição de consumidor, certamente, você já deve ter reparado como os estabelecimentos do ramo alimentício investem na apresentação dos itens de seu cardápio.

Entretanto, esse elemento não recebe tanta atenção apenas para garantir um prato bonito — a ideia é despertar em quem o consome a vontade de tirar fotos e, por exemplo, publicá-las nas redes sociais ou compartilhá-las com os amigos (até porque isso funciona como uma espécie de “publicidade gratuita” para o local).

Sendo assim, capriche na montagem. Uma boa ideia é procurar inspirações e fazer diversos testes até encontrar o “posicionamento” perfeito. Inclusive, uma rápida pesquisa nos buscadores já será capaz de retornar diversos resultados que o ajudarão nessa primeira etapa, porém tão fundamental.

Mantenha os pratos limpos

Essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas é importante destacá-la também, já que, quando a fotografia acontece muito de perto, por exemplo — o que é mais comum na maioria das fotos de alimentos —, qualquer imperfeição, por menor que seja, como um pequeno respingo, aparecerá.

Então, certifique-se de higienizar perfeitamente os pratos e todos os adereços e utensílios que farão parte da composição da imagem. Tenha certeza de que essa medida simples tornará as suas fotos de Instagram bem mais profissionais.

Procure a iluminação ideal

Se esse tipo de publicação nas redes é algo novo para você, é muito provável que alguns pontos essenciais sejam desconhecidos, mas se há algo que é preciso saber é que a iluminação pode fazer toda a diferença ao fotografar um prato. Ela, inclusive, pode ajudar a realçar as texturas e dar um visual bem mais apetitoso à preparação.

Sendo assim, também vale a pena se dedicar a encontrar a iluminação ideal para as fotos de Instagram, fazendo testes e modificando os ângulos. Esse elemento, inclusive, tem uma influência tão grande sobre o resultado das imagens que pode determinar quais sensações serão despertadas no público.

Por exemplo, se a iluminação estiver posicionada atrás do objeto a ser fotografado e se tratar de um prato quente, a fumaça e/ou o vapor podem ser “captados”, não só tornando o resultado bastante realista, mas até com um toque artístico.

Pense nas cores de forma estratégica

Você sabia que há estudos que comprovam que algumas cores são capazes de provocar reações sensoriais e elevar o apetite? As mais quentes, inclusive, como as tonalidades de amarelo, vermelho e laranja, são altamente recomendáveis para aguçar os sentidos.

Por isso, vale a pena pensar nas cores de maneira estratégica, apostando em composições constituídas predominantemente pelos tons mencionados acima. Além disso, considere como essas colorações “conversam” entre si e de que forma se harmonizam, mesclam-se e formam um “match” com os demais elementos que fazem parte da fotografia.

Nesse momento, mais uma vez, vale fazer testes e estudar a estética, experimentando a inserção de acessórios, por exemplo, em cores complementares, sempre buscando, é claro, preservar a harmonia cromática.

Viu como, com um pouco de pesquisa e dedicação, é possível tirar fotos de Instagram incríveis e que valorizarão os seus pratos, não só estimulando aqueles que já são clientes a fazerem novos pedidos, mas também atraindo novos públicos, que não resistirão ao apelo visual das suas preparações, que, mesmo em cliques estáticos, despertarão “água na boca”?!

Além disso, como dito, se esse trabalho de presença digital ainda for algo novo para você, é possível buscar inspirações para fazer publicações “viralizáveis” — inclusive em outros perfis da própria plataforma — até você “pegar o jeito”.

Falando nisso, que tal aproveitar a visita ao nosso blog e conhecer seis perfis de cake designers para seguir no Instagram e se inspirar? Vamos lá!

Você também pode gostar

Deixe um comentário