Saiba como montar um delivery de sucesso em 9 passos

Saiba como montar um delivery de sucesso em 9 passos
6 minutos para ler

Fazer entregas em domicílio pode ser uma ótima opção para os restaurantes que desejam aumentar a lucratividade e conquistar novos públicos, principalmente aqueles que preferem receber os pedidos no conforto de casa. Assim, montar um delivery de sucesso precisa ser feito com bastante planejamento.

O estabelecimento que deseja apostar nessa modalidade de atendimento precisa estar atento a algumas normas, além de seguir um plano de negócios para saber como deve ser a abordagem com o público e propiciar um serviço de qualidade aos clientes. Investir nessa modalidade pode trazer diversas vantagens para o seu negócio, como baixo custo, alto volume de vendas, fidelização de clientes, entre outros.

Se você deseja saber como montar um delivery de sucesso em 9 passos, não perca o nosso post. Boa leitura!

1. Faça um plano de negócios

O plano de negócios tem o objetivo de fazer com que o empreendedor tenha uma visão ampliada sobre o mercado e a empresa em que está inserida. Além de planejar, o plano de negócios deve detalhar os recursos humanos e a questão financeira que você poderá contar para o desenvolvimento do local.

Para desenvolver o planejamento, é preciso juntar todos os investimentos de maquinários, funcionários, pagamentos, equipamentos e materiais. Além disso, é importante pesquisar o tipo de público que pedirá comida no seu delivery, quem será o seu principal concorrente, o mercado, entre outros.

2. Escolha uma boa localização

A localização do delivery é um fator que influencia no faturamento. No momento de fazer essa seleção, é fundamental levar em consideração alguns pontos, como o público-alvo.

O local ideal para montar uma padaria ou confeitaria, por exemplo, é um lugar com fácil acesso para os clientes, boa visualização e um local com grande fluxo de pessoas. Em grandes centros, dê preferência a uma região de alta densidade de trabalhadores.

3. Tenha uma boa organização interna

Quando você começa a oferecer a alternativa de delivery em seu estabelecimento, precisa entender que haverá mais trabalho em sua cozinha, já que, além de atender os pedidos dos consumidores que foram até você, também precisa cumprir a demanda dos pedidos de entrega.

Para que não ocorram erros e que as duas modalidades de atendimento sejam satisfatórias, é necessário redesenhar o fluxo de trabalho e estabelecer um esquema de prioridade, como uma linha de produção. Caso seja preciso, é necessário investir também na contratação de pessoal.

4. Divulgue o serviço

Mesmo que o seu negócio seja conhecido, é fundamental que as pessoas fiquem sabendo do seu novo serviço. Por isso, após definir como ele funcionará, chegou o momento de divulgá-lo em sua área de atuação.

Anunciar em redes sociais é uma ótima alternativa para isso, pois ao fazer a segmentação, você poderá atingir somente o público local, que trabalha ou vive nos bairros que você atenderá. Outro benefício é que a ação é mensurável e, portanto, você pode investir somente no que dá resultado.

Além disso, lembre-se de não dispensar a mídia offline. Logo, distribua panfletos em prédios residenciais e estabelecimentos comerciais.

5. Invista em um aplicativo de qualidade

Receber os pedidos por telefone é algo bastante ultrapassado e que pode provocar problemas para os consumidores, como linha congestionada. Portanto, é fundamental que você realize o investimento em um aplicativo de delivery próprio, o que possibilita que os clientes façam os pedidos de modo rápido e prático por meio de tablets ou smartphones.

6. Leve em conta o feedback dos clientes

Os aplicativos personalizados, os sites e as redes sociais deram bastante voz aos clientes. Dessa maneira, o estabelecimento pode receber muito mais feedback do que antes. Não basta ignorar os ruins e agradecer os bons: é necessário levar em conta todos eles.

Além disso, é muito importante sanar qualquer caso de insatisfação dos consumidores. É possível que o saldo de experiência seja positivo e que eles não saiam somente satisfeitos, mas que divulguem o seu estabelecimento a conhecidos e amigos.

7. Ofereça embalagens de qualidades

Uma preocupação dos locais que proporcionam o serviço de delivery é a qualidade do prato quando chega na casa dos consumidores. Problemas como bebidas quentes, pizza com recheios misturados e massas com molhos vazados não podem passar despercebidos.

Por isso, é importante investir em uma embalagem apropriada para as comidas que você entregará. Trabalhe junto com uma empresa especializada para criar embalagens que possam preservar a característica do prato, não vazem e que mantenham a temperatura adequada.

Isso demonstra que você se preocupa com a experiência dos clientes. Assim, a apresentação da embalagem pode ser um grande diferencial no momento da entrega.

8. Mantenha o cardápio atualizado

Se você utiliza uma técnica de engenharia de cardápios, sabe que determinados pratos podem não ser rentáveis, seja porque eles não saem muito seja porque os ingredientes são caros. Não há problema em remover alguns itens do menu. O problema é parar as vendas de um alimento e não realizar a alteração correspondente.

Isso é algo que pode frustrar os clientes. Por isso, mantenha o cardápio sempre atualizado. Por mais que alguns consumidores deixem de fazer o pedido com você, é possível preservar a reputação do seu negócio.

9. Mantenha um cadastro dos clientes

O atendimento personalizado é um dos fatores que dão uma grande vantagem competitiva a todos os negócios. Dessa maneira, tente se esforçar para que o seu estabelecimento proporcione esse tipo de atendimento.

Assim, mantenha um cadastro dos clientes e tente encorajar o seu time para que ele trabalhe como consultores, em vez de empurrar as mercadorias para os clientes. Com isso, o público notará a diferença e o resultado pode ser visto por meio de mais consumidores fiéis e, por consequência, mais lucro.

Como vimos, para montar um delivery de sucesso é preciso fazer um plano de negócios, investir em um aplicativo de qualidade, oferecer embalagens de qualidade, entre outros. Ao seguir as dicas acima, você poderá aumentar as vendas, fidelizar a clientela, otimizar o atendimento e aumentar o faturamento. Uma opção é abrir um delivery de comida japonesa, pizza ou hambúrgueres, sendo boas alternativas para superar a crise no período atual de pandemia.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, saiba como escolher bons fornecedores de alimentos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário