Chocolate Ruby: o novo lançamento para a confeitarias!

ruby
3 minutos para ler

O chocolate é famoso no mundo todo e conhecido em três variações: ao leite, amargo e branco. No entanto, após alguns anos de pesquisas, uma novidade acaba de chegar ao mercado com o nome de chocolate ruby, ou seja, a quarta versão de um dos ingredientes mais usados na gastronomia.

A curiosidade em torno do chocolate ruby começa pelo fato de que sua cor é bem diferente das outras três versões. Com uma tonalidade naturalmente rosa, o produto é desenvolvido a partir de um cacau específico encontrado na Costa do Marfim, na África, e em outros dois países sul-americanos, que são o Brasil e o Equador.

E para você ficar por dentro dessa novidade, abaixo explicamos a origem do chocolate ruby, sua história e características que o tornam especial. Confira!

História do chocolate ruby

O mais novo chocolate do mercado não foi descoberto por acaso, pelo contrário, é fruto de cerca de dez anos de pesquisas entre a empresa belga Barry Callebaut e uma universidade da Alemanha. Mas, apesar de terem anunciado a descoberta e alguns produtos já serem comercializados com a novidade, os segredos da produção do chocolate ruby são mantidos em sigilo.

O que se sabe, até então, é que sua produção é feita a partir de amêndoas roxas presentes no cacau. Outro ponto interessante é que, essa é considerada uma das descobertas mais importantes no mundo do chocolate nas últimas oito décadas! Em 2018, os consumidores tiveram acesso pela primeira vez a ele e, nos próximos anos, o produto promete ser uma sensação, especialmente entre os mais jovens.

Características do produto

De acordo com a própria empresa Barry Callebaut, o chocolate ruby é fabricado sem a adição de corantes ou aromatizantes de frutas. No mínimo, sua composição contém 47% de cacau e 26% de leite. E, além da cor rosa, suas principais características são o intenso sabor frutado, combinado com notas frescas e leve acidez.

Por conta dessas características únicas, o ruby já vem sendo bem recebido entre confeiteiros e chefs, que agora têm à disposição mais um ingrediente inovador para a composição de sobremesas e outros pratos. Quem já provou garante que o chocolate é bem cremoso, com um toque de frutas e acidez.

Chocolate ruby no Brasil

O produto já pode ser encontrado em várias lojas na Bélgica e também no Japão. No Brasil, ele foi lançado em uma edição limitada do KitKat, um dos produtos mais famosos da Nestlé. Hoje, o chocolate ruby ainda é novidade, no entanto, o ano de 2019 promete ser muito interessante para as vendas do produto.

Inclusive, inúmeras receitas já foram testadas e aprovadas com o chocolate, como marshmallow, bettercreme, waffle, tabletes com diferentes combinações de frutas e bombons, por exemplo. Ou seja, para quem trabalha na área de gastronomia é uma excelente alternativa de matéria-prima que poderá ajudar a aquecer as vendas, principalmente, nas datas especiais como Dia das Mães e Dia dos Namorados.

E se você gostou de conhecer o chocolate ruby, aproveite também para conferir o post que já fizemos sobre o melhor chocolate para confeitar!

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário