7 formas de economizar energia elétrica na sua padaria

7 formas de economizar energia eletrica na sua padaria
4 minutos para ler

Com a crise afetando o bolso de empresários no mundo inteiro, toda economia de recursos é bem-vinda. Em uma padaria, onde os gastos com energia são muito altos, pode parecer impossível economizar nesse setor, não é mesmo?

No entanto, existem algumas soluções práticas e eficazes, próprias para esse tipo de negócio. Além de aumentar o rendimento, economizar energia é também uma forma de atuar dentro dos preceitos da sustentabilidade!

Quer saber como economizar energia elétrica em sua padaria? Confira nosso post com sete formas incríveis para você começar a racionar o uso desde já!

1. Trocar lâmpadas

O primeiro ponto para economizar energia em sua padaria é fazer a troca de lâmpadas convencionais e fluorescentes por lâmpadas de LED. A economia chega a 80%! Além da economia, há a vantagem de o tempo de vida dessas lâmpadas ser muito superior às demais.

2. Desligar freezer sem uso

Nada pior para a padaria que manter ligado um freezer sem uso ou com poucos produtos. Vale a pena organizar os produtos em um freezer maior e desligar os que estão com poucos mantimentos. Um freezer ligado pode aumentar em até 20% a conta de energia elétrica.

3. Usar fornos de uma vez só

Sabemos que as padarias precisam dos fornos elétricos para atuar, e isso não é negociável. No entanto, o que pode ser feito é o seu uso consciente, com o aproveitamento da capacidade máxima, evitando utilizar o forno vazio.

Caso a sua padaria não tenha grande demanda para o uso desse tipo de forno, considere fazer parcerias com outros fornecedores e revender seus produtos.

4. Fazer manutenção dos equipamentos

Equipamentos com manutenção em dia têm menor gasto energético. Um freezer descalibrado, que não fica na temperatura correta ou um forno elétrico que esteja aquecendo mais que o normal são a certeza de gasto extra!

Manter os equipamentos com a manutenção em dia é um passo importante para garantir os lucros de sua padaria.

5. Tirar o ar-condicionado do sol

Deixar o ar-condicionado exposto ao sol, com certeza, vai provocar aumento na sua conta de luz. Isso acontece porque esse equipamento faz uma troca de ar quente pelo ar frio, ou seja, com o sol batendo diretamente nele a sobrecarga e o esforço serão muito maiores.

6. Aproveitar a iluminação natural

Uma das vantagens de toda padaria é funcionar em horários em que a incidência de luz solar é bem maior. Aproveite essa iluminação! Mesmo que a cozinha ou o escritório fiquem em locais mais escuros, invista em obras para melhorar a luminosidade.

Com boa iluminação natural, as lâmpadas ficarão desligadas por mais tempo. Além disso, você já pensou em adotar energia solar no seu empreendimento? Apesar dos gastos iniciais de instalação, ela pode ser uma grande aliada da economia!

7. Pintar as paredes com cores claras

Quando as paredes têm cores escuras, a iluminação fica bloqueada, sendo necessário maior número de lâmpadas acesas e por mais tempo. Além de refletir melhor a luz natural, as cores claras dão ao ambiente a aparência de mais arejado.

Economizar energia em sua padaria pode ser um dos maiores desafios para você, que administra o seu negócio, mas adotando medidas simples é possível economizar e evitar dores de cabeça. Invista em aulas de conscientização de sua equipe e adote nossas dicas!

E você, pretende implantar alguma dessas práticas em sua empresa? Temos muito mais dicas sobre vários setores da alimentação. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro!

NovaSafra banner11
Você também pode gostar

Um comentário em “7 formas de economizar energia elétrica na sua padaria

Deixe um comentário