Saiba como abrir massa de pizza da maneira correta

pexels photo 6937419
3 minutos para ler

Aquela pizza super básica praticamente qualquer cozinheiro consegue fazer. Mas qual será o segredo de uma pizza realmente deliciosa? Pois uma camada de sabor extremamente importante está logo na massa, que precisa ser preparada da forma correta. Nesse aspecto, um dos maiores problemas está no fato de que poucas pessoas realmente sabem como abrir massa de pizza. Você se identifica, mas quer aprender a melhorar? Então confira algumas dicas:

Dê a devida atenção ao preparo

Apesar de bastante simples, a receita de uma boa massa de pizza exige atenção, principalmente no que se refere às medidas. Normalmente, uma combinação de farinha de trigo, fermento biológico, água morna e sal já bastam, mas as quantidades variam de acordo com o tipo de massa que você pretende fazer. Se prefere aquela mais grossinha, também conhecida como pan, a mistura é uma. Já se quer a crocância de uma massa fina, as quantidades são outras. E aí, que opção prefere?

Utilize ingredientes de qualidade

A massa de uma pizza, por mais simples que seja em relação à receita e ao preparo, exige a escolha de ingredientes de qualidade. Por isso, use uma boa marca de farinha de trigo, fermento e quaisquer outros ingredientes que venha a acrescentar em sua receita. Se quer garantir a qualidade dos produtos para incrementar tanto a massa como o recheio de sua pizza, é preciso contar com um fornecedor de confiança. Já tem o seu ou ainda está procurando?

Saiba como abrir massa de pizza

Existem várias formas de se abrir a massa de uma pizza, sendo que cada uma delas influencia diretamente no resultado final — seja em termos de textura, tempo de cozimento ou até mesmo sabor. O primeiro passo para conseguir uma boa massa está em sua uniformidade e na obediência do tempo de descanso indicado na receita. Lembrando que esse tempo de descanso é necessário para que o fermento possa agir dentro da massa e torná-la mais fofa. Aí é hora de passarmos para as principais técnicas:

Com as mãos

Com a mesa e suas mãos já enfarinhadas, sove a massa dando socos uniformes por cerca de 15 minutos. Esse processo amacia a massa e faz com que ela fique mais uniforme. Depois, fixe a massa sobre a mesa com uma mão e vá puxando cada lado uniformemente, tomando cuidado para que ela não fure. O centro e as bordas devem ficar mais gordinhos, porque são as partes mais esticadas ao final. Vire e repita o procedimento do outro lado, para evitar que a massa empelote. Faça isso até atingir o tamanho desejado. Por fim, dê alguns tapas na massa para deixar sua superfície mais lisa.

Com rolo ou garrafa

Aqui o procedimento é bastante parecido. A massa deve ser sovada em uma superfície com farinha por pelo menos 10 minutos para depois ser esticada em um formato mais ou menos redondo. Inicie a uniformização com um rolo próprio ou uma garrafa, esticando a massa em várias direções até que ela fique bem redondinha. Ao contrário do processo com as mãos, o rolo pode deixar a massa bem fina se você aplicar muita força.

Pronto para literalmente colocar a mão na massa ou ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e compartilhe seus questionamentos conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário