Qual a quantidade de recheio para bolo correta? Confira!

quantidade de recheio blog nova safra
3 minutos para ler

Bolos bem recheados, lindos e com um acabamento impecável são o sonho de qualquer boleira e cliente que queira ostentar uma preciosidade dessas no seu evento.

Mas você sabe calcular a quantidade de recheio para o bolo?

A pergunta um tanto quanto inusitada tem razão de ser, já que não basta rechear o doce abundantemente, sob o risco de ele ficar feio ou grosseiro, ou ainda despencar a sua montagem.

Neste texto, vamos ensinar você a achar o equilíbrio perfeito com bolos bem recheados, acabados e sempre desejados. Continue lendo, aprenda mais e arrase nos seus doces.

Por que é importante saber rechear o bolo?

Saber distribuir bem o recheio do bolo não é só uma questão de economia ou generosidade. A primeira faz com que seus doces não sejam tão saborosos, desejados e lembrados como fartos.

Já a segunda pode produzir problemas na hora da montagem do bolo, do acabamento e até acidentes mais graves, se a peça estiver muito pesada e a massa não aguentar tanto recheio. Veja agora o cálculo correto para você rechear sem sustos.

Como calcular a quantidade de recheio para o bolo?

A primeira dica aqui é que, na hora em que alguém vai cortar o seu bolo, é necessário que o recheio apareça tanto quanto a massa. Assim é importante que você corte e nivele o seu bolo antes de recheá-lo para que nada atrapalhe essa dinâmica.

Se você for fazer um bolo com pasta americana, o ideal é que tenha duas camadas de recheio, já que assim eliminamos o risco de ele escorrer pelas laterais

Para bolos simples, faça quantas camadas de recheio eles permitirem. Só leve em conta a altura.

Você pode, ainda, usar o seguinte cálculo:

  • bolo de 15 cm de diâmetro: use ½ xícara de recheio;
  • bolo de 20 cm de diâmetro: use ¼ xícara de recheio;
  • bolo de 25 cm de diâmetro: use 1 xícara de recheio;
  • bolo de 30 cm de diâmetro: use 1 xícara e um ¼ de recheio;
  • bolo de 35 cm de diâmetro: use 1 xícara e um ½ de recheio;
  • bolo de 40 cm de diâmetro: use 2 xícaras de recheio;

Para diâmetros maiores, basta adaptar o cálculo.

Como rechear perfeitamente?

Um bom recheio, além de saboroso, é aquele que ajuda a manter a estrutura do seu bolo, sem ser muito mole, com uma textura mais cremosa e firme, sem escorrer pelos lados do doce.

Não pode ser em excesso, sob o risco de ficar enjoativo ou anular o sabor da massa — além da questão do peso, que já mencionamos.

Vale ainda fazer o processo de rechear com o auxílio de uma peça de acetato, para que ele ajude a conter o recheio. Outra boa dica é levar o bolo à geladeira por 24 horas, para que essa estrutura se ajuste e você possa finalizá-lo com segurança.

Como vimos, calcular a quantidade de recheio para o bolo não tem mistério, desde que sejam seguidas algumas dicas de ouro para que seu doce fique perfeito e não corra riscos.

Use uma proporção boa entre recheio e massa, para quem ambos possam ser apreciados no sabor e no visual. Faça o recheio bem estruturado e mais cremoso. Além disso, recorra ao auxílio do acetato para montar sua peça e finalizá-la.

Se você curtiu nossas dicas, que tal compartilhá-las em suas redes sociais?

Você também pode gostar

Deixe um comentário