O que são ponto bico e ponto recheio? Saiba!

O que sao ponto bico e ponto recheio Saiba
3 minutos para ler

A confeitaria e suas técnicas são muito dinâmicas, vivem mudando o tempo todo.
Uma dessas possibilidades são o ponto de bico e ponto de recheio, que podem contribuir, e muito, com os doces que você produz.

Mas você sabe o que são esses pontos? Como são empregados? Quais são suas características, conceitos e como chegar neles?

Neste texto, vamos explicar exatamente como funcionam, como são utilizados e tirar todas suas dúvidas sobre essas técnicas. Continue lendo, anote tudo e comece a inovar, agora mesmo!

O que é ponto de bico?

Quando falamos em ponto de bico, estamos nos referindo a qualquer mistura de confeitaria capaz de adquirir uma consistência específica que possa ser usada em um bico de confeitar. São exemplos de misturas que podem ser usados para confeitar em ponto de bico:

  • mousses;
  • chantilly;
  • brigadeiros;
  • ganache.

A ganache, que é a mistura de creme de leite com chocolate derretido, é uma das mais usadas atualmente. Bastante funcional, apresenta bom resultado para quem quer rechear e para quem deseja decorar. Afinal, ela pode ser feita no tom branco, e ainda aceita corante para outras cores, além do branco e do preto.

O ponto de bico é atingido quando a ganache adquire a consistência de uma pasta densa, fosca e que se mantém no formato desejado e impresso pelo bico. Esse ponto pode ser usado para esculpir flores, rosas, folhas, pétalas, camadas e o que mais a sua imaginação mandar.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que é ponto de recheio?

Já o ponto de recheio, como o nome sugere, é quando o creme usado, ou a ganache de chocolate, adquire um tom brilhante e cremosidade ideal para rechear bolos, tortas, bem-casados, cookies e outros tipos de doces.

A mistura usada deve ser trabalhada adequadamente para que fique na consistência certa e tenha um brilho bonito, principalmente, no caso das ganaches. Assim, servem tanto para rechear quanto para cobrir, já que esse brilho aumenta a beleza do doce.

Como empregar o ponto de bico e o ponto de recheio?

A diferença entre ponto de bico e ponto de recheio está no quanto a mistura será trabalhada. Para uma ganache que será usada como recheio, você pode aplicar 600g de chocolate para 300g de creme de leite, que deverão ser derretidos no micro-ondas, misturados e esfriados na temperatura ambiente, por quatro horas.

Isso é suficiente para fornecer um creme aerado e brilhante, que pode tanto rechear quanto cobrir um bolo ou demais doces.

Já uma ganache para decorar, em ponto de bico, basta trabalhar essa mesma mistura em uma batedeira por cinco minutos, até que se forme um creme denso. Deixe-o descansar por uma hora, em temperatura ambiente, e leve para o saco de confeitar. Está pronto o seu ponto de bico.

Como vimos, ponto de bico e ponto de recheio são pontos que uma mistura adquire para ser usada para confeitar com o bico, sem desmoronar, ou para rechear e cobrir um doce de forma bonita e brilhante. Eles podem ser obtidos com mousses, chantilly, brigadeiros ou ganaches.

Agora que você já sabe tudo sobre ponto de bico e ponto de recheio, que tal curtir a nossa página do Facebook e ficar por dentro de mais dicas interessantes?

chantilly blog nova safra
Você também pode gostar

Deixe um comentário