COMO FAZER CHOCOTONE E POR QUE INVESTIR NESSE PRODUTO!

photo 1638730392735 b3bf97905748
7 minutos para ler

O final de ano é a época certa para investir na produção de novos produtos e aumentar as vendas. Os consumidores estão mais propensos a gastar e, também, essa é uma das datas comemorativas mais especiais para os brasileiros. Por isso, uma boa alternativa para o seu negócio é aprender como fazer chocotone!

O chocotone, comumente encontrado nas padarias, confeitarias e supermercados, é um dos produtos campeões de venda no final do ano. Além disso, é uma iguaria diferenciada, que pode ser feita combinando diferentes tipos de chocolates e ingredientes nobres, o que o torna muito valorizado.

E se você tem vontade de incluir essa delícia no seu cardápio, confira nossas dicas logo abaixo para aprender a escolher os ingredientes e também como preparar a receita!

Por que fazer chocotone é um bom investimento?

Uma das maiores tradições natalinas entre os brasileiros é o consumo de panetones e chocotones. Seja no café da manhã, no chá da tarde ou mesmo para presentear amigos, familiares ou funcionários, o chocotone é uma excelente alternativa que atende a diferentes necessidades e cai bem em diversas ocasiões.

Levando tudo isso em consideração, aprender a fazer chocotone é um investimento necessário para qualquer padeiro e confeiteiro, seja para aquele que trabalha como empregado como também para quem tem seu próprio negócio.

Após aprender a receita básica, o profissional tem a chance de incrementar sua produção explorando diferentes combinações de sabores e texturas. Inclusive, essa é uma das maiores vantagens da produção artesanal de chocotones — a possibilidade de personalização, de acordo com as necessidades e desejos dos clientes.

Consequentemente, o produto será mais valorizado e renderá um lucro muito mais interessante do que produtos mais simples, como o próprio panetone.

Quais são os ingredientes necessários?

A base da receita do chocotone é bem parecida com a do tradicional panetone — a diferença são os complementos, como gotas de chocolate e recheios trufados. Tradicionalmente, a massa leva farinha de trigo, ovos, açúcar, água morna, manteiga e fermento biológico.

Há também quem prefira aromatizar a massa com algum tipo de bebida alcoólica, como o conhaque, ou mesmo com essências de baunilha ou laranja. Essa aromatização fica a critério de cada confeiteiro e também deve estar de acordo com o tipo de chocolate utilizado.

Além da produção do chocotone em si, é preciso estar atento a uma outra questão: a embalagem do produto! Lembre-se de que essa é uma época festiva, então, é preciso caprichar e valorizar a forma como o produto é apresentado. Vale a pena procurar embalagens diferenciadas, coloridas e bem trabalhadas, que nos remetam ao espírito natalino.

As embalagens mais tradicionais são aquelas em formatos de sacos, que podem ser encontradas em diferentes tipos de materiais. Mas para quem quiser e também puder investir em algo mais sofisticado, há alternativas como as caixas de acrílico, que podem ser arrematadas com delicados laços.

Como fazer chocotone para vender?

Como já mencionado, o chocotone é encontrado facilmente em diversos lugares. Então, antes de começar sua produção, pense em quais diferenciais você vai oferecer aos seus clientes. Recheios caprichados como brigadeiro, gianduia, ganache, chocolate com mix de castanhas e mousse são algumas das combinações que mais agradam o paladar dos brasileiros.

Após a definição do cardápio, é importante também criar um calendário que tenha bem definidas as datas de produção, já que a confecção dos produtos precisa começar bem antes do Natal. Aliás, normalmente, panetones e chocotones já ganham espaços no comércio no início de novembro.

Por isso, se você ainda tiver dúvidas sobre quais ingredientes usar, comece os testes com alguns meses de antecedência. Assim, durante a época de vendas, todas essas questões técnicas já terão sido resolvidas e o período será apenas para a comercialização dos produtos.

A chave para o sucesso será a elaboração de receitas diferenciadas, valorização da apresentação e, claro, divulgação eficiente e antecipada para os clientes. Se possível, comece a oferecer degustação dos chocotones antes mesmo de colocá-los à venda.

Como fazer a receita básica?

Uma receita básica de chocotone, que pode ser incrementada, usa os seguintes ingredientes:

1 kg de farinha de trigo;

400 ml de água morna;

20 g de fermento biológico seco;

150 g de açúcar;

10 gemas de ovos;

15 ml de essência de panetone;

2 colheres (sopa) de extrato de baunilha;

6 colheres (sopa) de mel;

Raspas de laranja a gosto;

160 g de manteiga sem sal;

1 pitada de sal;

350 g de chocolate picado ou gotas de chocolate.

O preparo da receita é bem simples, basta seguir o passo a passo das próximas linhas!

Comece preparando uma esponja. Misture 200 g da farinha de trigo, 200 ml da água morna e o fermento. A massa precisa ficar grossa e pegajosa. Se necessário, acrescente um pouco mais de água morna. Em seguida, deixe descansar por cerca de 30 minutos.

O próximo passo é diluir o mel nos outros 200 ml de água morna e adicionar a essência de panetone e o extrato de baunilha. Em outra tigela, misture a outra parte da farinha de trigo, o açúcar, o sal, as gemas e a esponja que estava descansando. O resultado será uma farofa, que deverá se juntar à mistura líquida. Essa parte deve ser feita na batedeira, usando os ganchos para massas pesadas.

Deixe a massa sovando na batedeira por cerca de 10 minutos, até que todos os ingredientes tenham sido bem incorporados e a massa esteja lisa. Ainda com o auxílio da batedeira, junte a manteiga e as raspas de laranja. Em seguida, abra a massa em uma superfície untada com óleo e incorpore o chocolate.

Faça uma bola e deixe a massa descansado em uma vasilha grande e untada com óleo por 1h30, pelo menos. Após esse descanso, a massa pode ser dividida e colocada nas formas. Essa receita básica rende dois chocotones de 600 g cada. Uma dica é preencher sempre metade da forma.

Deixe a massa crescer até atingir a borda da forma e, por último, leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 30 minutos. Depois que o chocotone esfriar, é hora de usar a imaginação para rechear e cobrir de acordo com sua preferência!

Como garantir a qualidade?

Tanto para a confecção da massa do chocotone, como também para fazer os recheios e coberturas, é importante estar atento à escolha dos melhores ingredientes possíveis. Assim, você conseguirá assegurar a qualidade das suas mercadorias e, naturalmente, os clientes ficarão muito mais satisfeitos.

Hoje, além das tradicionais lojas físicas, é possível encontrar todos os ingredientes e utensílios para a elaboração de chocotone na internet. Essa possibilidade facilita o dia a dia do confeiteiro que não tem muito tempo ou mesmo trabalha com uma equipe reduzida, precisando otimizar cada minuto.

Como você pôde perceber, investir nos chocotones no final do ano é mais do que recomendável. Além de valorizar o mix de produtos do seu negócio, você beneficiará os resultados das sua vendas.

Gostou deste contéudo sobre como fazer chocotone? Tem outras dicas e sugestões de receitas? Deixe um comentário neste texto e compartilhe sua opinião com a gente!

NovaSafra banner11
Você também pode gostar

Deixe um comentário