Loja física ou dark kitchen? Confira quais as principais diferenças

Loja fisica ou dark kitchen Confira quais as principais diferencas
4 minutos para ler

Pensando em abrir um negócio? Que tal conhecer a fundo os benefícios de uma loja física ou dark kitchen antes de empreender?

Neste texto, vamos mostrar as vantagens dessas opções, como elas se estabelecem e como as dark kitchens se tornaram queridinhas de um mercado que vem privilegiando a rapidez, a praticidade e o menor custo para quem investe.

Preparado para conhecer mais da rotina de um negócio e fazer sua melhor escolha de investimento? Então continue lendo e aprenda já.

Como funciona uma dark kitchen?

Em um mercado em que o delivery só faz crescer — e que aumentou ainda mais durante a pandemia —, as dark kitchens viraram opção para quem quer montar um negócio ligado à comida, mas não tem tanta grana ou não quer investir em um restaurante inteiro.

Uma dark kitchen, ou cozinha fantasma ou obscura, seria um espaço dedicado apenas à produção de comida para entrega/delivery.

Com essa dinâmica, você só precisa da cozinha e dos seus utensílios, dos cozinheiros, do produto com o qual vai trabalhar no seu negócio e de um contrato com um serviço de entrega.

O que vale mais a pena: loja física ou dark kitchen?

Por ser um negócio novo, ainda há muitas dúvidas se realmente vale a pena investir em um dark kitchen em comparação com um restaurante tradicional. Vamos ver agora as diferenças estruturais entre uma dark kitchen e os negócios de alimentação tradicionais.

Investimento

Se você pretende investir em um negócio ligado à alimentação, terá um investimento menor se optar por uma dark kitchen, visto que só precisará montar uma cozinha nesse modelo de negócio. Já na opção tradicional, terá ainda que investir no que se chama de “salão”, onde os clientes são recebidos, e em funcionários para recepcioná-los, como garçons.

Aluguel

Como você precisará de um espaço menor, poderá economizar até 50% do valor destinado a esse tipo de investimento. Além disso, não precisará de um ponto comercial nobre, apenas de uma estrutura que comporte uma cozinha.

Equipe

Você poderá contar com equipes menores e multidisciplinares em uma dark kitchen e dispensar o uso de outros profissionais de um negócio tradicional, como garçons, caixa, manobrista etc.

Como só há produção de alimentos, você precisará apenas dos profissionais que lidam com isso. Uma bela redução de custos!

Custos gerais

Em uma dark kitchen, você ainda vai reduzir o uso de água, gás, energia elétrica e outras taxas cobradas em negócios tradicionais do ramo da alimentação.

Como atrair clientes ao usar uma dark kitchen?

Se você gostou da ideia de ter apenas uma cozinha para conduzir o seu negócio no ramo da alimentação, precisa saber também que o grande segredo aqui é a divulgação de um espaço que tecnicamente é obscuro, escondido e que não tem um letreiro na porta.

Nesse sentido, as redes sociais e parcerias com plataformas de delivery são grandes aliadas na hora de divulgar o seu produto. Invista, divulgue e veja suas vendas crescerem ainda mais!

Como vimos, na hora de montar uma loja física ou dark kitchen, vale a pena colocar na ponta do lápis o tipo de negócio que você quer, o investimento que terá que fazer e os custos reais para tomar a melhor decisão.

Você vai se surpreender ao perceber que apenas uma cozinha pode colocar seus pratos em contato com o consumidor gastando muito menos dinheiro. O segredo nesse ponto é investir em divulgação — principalmente pelas redes sociais — e tornar sua comida conhecida e desejada pelo consumidor.

Agora que você já conhece tudo sobre dark kitchens, que tal saber como atender melhor um cliente de delivery?

Você também pode gostar

Deixe um comentário