Conheça os diferentes tipos de pães para você inovar em sua padaria

Conheca os diferentes tipos de paes para voce inovar em sua padaria
3 minutos para ler

Seja para tomar um café da manhã, seja para o lanche da tarde, muita gente frequenta a padaria diariamente.

Então, como as pessoas estão cada vez mais exigentes, é importante que você ofereça vários tipos de pães no seu estabelecimento, além dos populares. Assim, terá um diferencial que ajudará a atrair e fidelizar a clientela.

Quer conhecer os principais tipos de pães para vender em sua padaria? Continue a leitura e veja as opções que costumam encantar os consumidores!

Pão de fermentação natural

Os pães de fermentação natural se popularizaram bastante nos últimos anos e conquistaram um público exigente. Eles são caracterizados por não apresentarem fermentos químicos em sua composição.

O sabor desse tipo de pão é único, e a sua fermentação se dá por meio do levain — um fermento feito à base de água e farinha. É por isso que se diz que é natural.

Pão integral

A principal diferença do pão integral em relação ao pão branco é que ele é feito por meio de farinhas não processadas. Portanto, costumam ser mais duros e escuros. Já no paladar, trazem notas de amargor provenientes dos cereais.

A farinha que não passa pelo processo de refinamento é mais saudável, já que traz uma quantidade maior de nutrientes. Apesar disso, um pão feito com farinha integral ou branca contém a mesma quantidade de calorias.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Pão escuro

O pão escuro, como o próprio nome sugere, apresenta uma coloração amarronzada. No entanto, ao contrário do integral, pode ser feito de farinhas processadas. Em muitos casos, levam na massa ingredientes como cacau, café e melaço, que conferem no paladar notas tostadas.

Brioche

Um dos tipos de pães mais conhecidos da França, o brioche é doce e leva gemas, leite e manteiga na receita original. Geralmente, é moldado com duas bolas de massa, sendo que a maior atua como uma base para a menor.

O pão brioche pode ser consumido no café da manhã e ser preparado com gotas de chocolate ou frutas incorporadas à massa.

Focaccia

A focaccia é um tipo de pão rústico feito com trigo. Pode ser moldado em círculos ou em retângulos achatados, com até 2 cm de espessura. É caracterizado por ter muita maciez e sua textura lembra a massa de pizza.

A receita original utiliza azeite, sal grosso e alecrim para aromatizar a focaccia. No entanto, é possível usar a massa como base para recheios de cebola, tomate, queijo e outras ervas aromáticas.

Ciabatta

O clássico pão típico da Itália conhecido como ciabatta apresenta uma casca crocante e fina, miolo úmido, com alvéolos e aberto. É muito saboroso e com aroma marcante.

Esse tipo de pão é perfeito para o preparo de sanduíches e vai muito bem em aperitivos e entradas, acompanhado de patês e geleias.

Agora que você já conhece os principais tipos de pães, saiba que é importante aprender a receita de cada um para que eles saiam bem caprichados. Sendo assim, não deixe de estudar os ingredientes e o modo de preparo e lembre-se de variar nas opções de recheio.

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de outras publicações? Basta nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

NovaSafra banner11
Você também pode gostar

Deixe um comentário